Aumentar a resistência

Como tomar arginina

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 8 agosto 2019
Como tomar arginina
Imagem: naturallys.pt

A arginina é um aminoácido essencial sintetizado pelo nosso organismo, que tem sido bastante utilizado como suplemento nutricional por atletas e praticantes de atividades físicas. Este suplemento pode ser usado para quem pretende ganhar massa muscular, aumentar a força, ter uma recuperação dos treinos mais rápida e melhorar o desempenho das atividades físicas. A arginina é normalmente utilizada por praticantes de musculação depois do treino, para provocar a dilatação dos vasos sanguíneos e, consequentemente promover o crescimento muscular e recuperação dos tecidos. De seguida, em umComo vamos lhe explicar como tomar arginina.

Passos a seguir:
1

A arginina é ótima para melhorar a função imunológica, para além de ser uma boa aliada para a hipertrofia muscular e obter o corpo ideal. Este aminoácido pode ser convertido em ácido nítrico, que por sua vez causa um relaxamento das paredes dos vasos sanguíneos, promovendo o fluxo de sangue aos músculos durante a atividade física, o que também facilita o transporte de alguns nutrientes como o oxigênio e a glicose. Outro benefício associado à toma de arginina é a liberação do hormônio de crescimento, que contribui para a reparação e ganho de massa magra. A arginina também pode ser eficaz na redução da retenção de líquidos.

Como tomar arginina - Passo 1
Imagem: guiadamusculacao.com.br
2

É recomendável tomar arginina antes de iniciar o treino, cerca de 30 a 60 minutos antes da atividade física. A dose diária recomendada é de 3 a 5 gramas, mas esta dose pode variar consoante a intensidade do treino, a alimentação do atleta e o estado físico do mesmo. Por isso, o mais indicado é seguir as recomendações do seu nutricionista.

3

Este produto pode ser encontrado em cápsulas e e pode tomá-lo com água ou uma bebida da sua preferência. Comece tomando uma grama de arginina antes dos treinos durante uma semana. Na semana seguinte, aumente um pouco a dose diária e continue a fazê-lo até obter a sua dose diária ideal. Em cada semana esteja atento a todos os benefícios que experimentou enquanto tomou arginina e a possíveis efeitos colaterais.

Como tomar arginina - Passo 3
Imagem: musclepoint.com.br
4

A arginina pode apresentar os seguintes efeitos colaterais:

  • Dor de estômago e náuseas, devido ao aumento dos níveis de gastrina, um ácido liberado no estômago
  • Reação alérgica, que pode se tornar mais grave com o aumento da dosagem da arginina. Os sintomas da alergia podem incluir erupções na pele, coceira, olhos inchados e falta de ar em casos mais graves.
  • Tonturas, visão turva e desmaios, no caso de pessoas com pressão arterial baixa. Isto pode acontecer devido às propriedades da arginina como vasodilatador.
5

O efeito vasodilatador da arginina também pode ser obtido através da ingestão de alimentos ricos neste aminoácido. Alimentos como aveia, frango, nozes, chocolate, milho, cereais, passas, arroz integral, iogurte e a whey protein contêm arginina.

Como tomar arginina - Passo 5
Imagem: glam4you.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar arginina, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • A arginina é contra-indicada a grávidas ou em período de lactação, pessoas alérgicas, com pressão arterial baixa e dificuldades respiratórias.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: naturallys.pt
Imagem: guiadamusculacao.com.br
Imagem: musclepoint.com.br
Imagem: glam4you.com
1 de 4
Como tomar arginina