Outros medicamentos

Como tomar Risperdal

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 15 fevereiro 2021
Como tomar Risperdal
Imagem: baronandbudd.com

Está procurando saber como tomar Risperdal? Neste artigo de umComo vamos lhe explicar a posologia, contra-indicações e efeitos colaterais do medicamento. O Risperdal é um medicamento cuja substância ativa é a risperidona e serve para tratar psicoses como a esquizofrenia. Além disso, o Risperdal é ainda utilizado para tratar transtornos de comportamento, mania, tratamento da irritabilidade associada ao transtorno autista e outros transtornos psicóticos que apresentem sintomas como alucinações, delírios, desconfiança, confusão, hostilidade e isolamento da sociedade.

Vai precisar de:

  • Nunca tome Risperdal sem antes consultar o seu médico. Siga sempre as indicações do seu médico quanto à posologia e duração do tratamento com o medicamento.
Também lhe pode interessar: Como tomar Urispás

Passos a seguir:

1

Risperdal pode ser utilizado em quadros agudos (de início súbito), crônicos e também para manter os transtornos sob controle. Este medicamento está disponível em comprimidos e solução oral. A dose de Risperdal vai depender da condição a tratar.

Assim, em casos de esquizofrenia a dose recomendada para adultos é de 2 mg por dia, podendo ser administrada em uma ou duas vezes. No segundo dia, pode-se aumentar a dose para 4 mg, segundo depois individualizada mediante a reação clínica do paciente. Doses acima das 10 mg não mostraram uma melhor eficácia, a maioria dos pacientes beneficia-se com doses entre as 4-6 mg.

Para idosos, a dose recomendada é de 0,5 mg duas vezes ao dia, até um máximo de 2 mg/dia. Para adolescentes com mais de 15 anos, a dose recomendada é de 0,5 mg/dia, administrados em dose única de manhã ou à noite. Esta dose pode ser aumentada até 3 mg/dia.

Como tomar Risperdal - Passo 1
Imagem: girardgibbs.com
2

Para o tratamento de distúrbios de comportamento em pacientes com demência, a dose recomendada para adultos é de 0,25 mg duas vezes ao dia. Esta dose pode ser ajustada em aumentos de 0,25 mg/dia, com intervalos de 2 dias entre aumentos. A dose máxima recomendável é de 1 mg duas vezes ao dia.

3

Nos casos de transtorno do humor bipolar, a dose recomendada é de 2 mg/dia, em dose única. Esta dose pode ser aumentada em até 2 mg/dia, com um intervalo de 2 dias entre aumentos. As doses máxima diária é de 6 mg/dia. Em crianças e adolescentes, a dose inicial recomendada é de 0,5 mg, administrada em dose única pela manhã ou à noite. Esta dose pode ser aumentada em 0,5-1 mg/dia, até à dose recomendada de 2,5 mg/dia.

Como tomar Risperdal - Passo 3
Imagem: txinjuryblog.com
4

Para o tratamento do transtorno autista, a dose recomendada para crianças e adolescentes deve ser individualizada tendo em conta fatores como o peso corporal e a resposta clínica do paciente.

5

Risperdal é contra-indicado para pacientes com hipersensibilidade à risperidona ou a qualquer outro componente da fórmula. Durante a gravidez, só se deve usar Risperdal se os benefícios justificarem os riscos. Durante a lactação, o uso de Risperdal não é recomendado uma vez que a substância ativa pode ser excretada no leite materno.

6

O medicamento Risperdal é normalmente bem tolerado, no entanto pode apresentar efeitos colaterais como agitação, insônia, ansiedade e enxaqueca. Outros efeitos colaterais não tão comuns são falta de concentração, fadiga, náuseas, sonolência, prisão de ventre, vômitos, dor abdominal, incontinência urinária, rinite, dispepsia, erupções cutâneas, visão turva, disfunção erétil, da ejaculação e orgásmica.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Risperdal, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: baronandbudd.com
Imagem: girardgibbs.com
Imagem: txinjuryblog.com
1 de 3
Como tomar Risperdal