Sexo Seguro

Como tratar a balanite

Como tratar a balanite

A balanite é uma inflamação da glande ou cabeça do pênis que pode ser produzida por diferentes causas, como uma infecção por fungos, falta de higiene, doenças sexualmente transmissíveis (DST), diabetes mal controlada, dermatite, sabões muito agressivos, alergias, psoríase ou outras doenças da pele. Por não ser uma doença, mas uma inflamação resultando de algum outro problema de saúde, o tratamento da balanite é, na verdade, o tratamento de sua causa, sendo assim, não existe um tratamento específico e cada caso deve ser analisado individualmente. Explicamos como tratar balanite em cada caso neste artigo do umCOMO.

Índice

  1. O que causa a balanite?
  2. Tratamentos para balanite
  3. Higiene íntima para evitar a balanite
  4. Cuidados com relações sexuais

O que causa a balanite?

A causa mais frequente da balanite é uma infecção por fungos, geralmente pela cândida albicans, que dá nome à doença: balanite candidiásica. Os sintomas mais evidentes da balanite por cândida são a coceira e a vermelhidão da glande e, inclusive, do prepúcio em casos mais graves[1], passando a chamar-se balanopostite e sendo mais comum em homens que não foram circuncidados, já que o espaço entre a pele e a glande é propícios ao acúlumo de sujeiras (o que também pode causar balanite) e de bactérias causadoras de infecções.

Quando for causada por alergias ou por má higienização, a balanite se cura sozinha e em geral costuma regredir espontaneamente em 4 ou 5 dias, para isso bastando a limpeza da área e cuidados básicos como evitar o uso de produtos que possam causar novas alergias.

Se não for assim, precisará de um tratamento em princípio em forma de pomada antimicótica.

Leitura complementar: Prepúcio inflamado: tratamento, causas e recomendações

Foto de balanite (segunda imagem):

Como tratar a balanite - O que causa a balanite?
Imagem: Wikimedia Commons

Tratamentos para balanite

Tratamento de balanite causada por bactéria

Quando a balanite for produzida por uma infecção bacteriana, o tratamento utilizado será tomar antibióticos por via oral. Para decidir de que antibiótico você precisará, pode ser que o médico responsável tome uma amostra com um cotonete, uma varinha com a ponta de algodão, para cultivar no laboratório e verificar que tipo de bactéria é a causadora da balanite.

A administração oral das cefalosporinas, como cefalexina, ceftriaxona ou cefixima é útil para o tratamento contra a balanite produzida pela gonorreia e costuma ser administrada quatro vezes ao dia durante 7 dias. Outra possibilidade são os macrólidos, como a eritromicina e a azitromicina, geralmente receitados por 7 dias, duas vezes ao dia.

Tratamento de balanite causada por má higienização

Se as infecções se repetem com frequência, é muito provável que esteja ocorrendo em razão da má higienização e uma medida a ser considerada para sua solução é a circuncisão, sobretudo em casos de fimose e parafimose, casos que dificultam o processo de limpeza peniana. A circuncisão é uma intervenção cirúrgica que consiste em cortar a pele do prepúcio deixando a glande exposta e é realizada com anestesia local, dura menos de uma hora, não precisa de internação hospitalar e a recuperação é de 8 ou 10 dias. Deste modo, poderá recuar o prepúcio para limpá-lo, cuidado básico para evitar a balanite.

Tratamento de balanite causada por cândida

Pomadas como o ketoconazol, o miconazol, o clotrimazol ou a nistatina costumam ser receitados em caso de candidíase, também podem ser prescritos antifúngicos via oral, como o Fluconazol, um tablete de 150mg que se toma em dose única[1]. Além disso, é necessário manter uma boa higienização para ajudar no processo de eliminação do fungo causador da doença.

O tratamento caseiro da balanite também deve ser feito por meio de uma alimentação com muitos açúcares e hidratos de carbono alimenta as células da Cândida e proporciona-lhes toda a energia de que precisam para viver. Pelo contrário, a ingestão de alimentos orgânicos, ricos em enzimas ativas e com alto conteúdo em vitaminas e minerais, mata as células da Cândida.

Tratamento de balanite causada por alergia

Cremes esteroides podem ser receitados para ajudar a reduzir a inflamação de forma mais rápida do que com remédios orais que costumam demorar alguns dias para começarem a fazer efeito. Com os cremes corticoides obtém-se uma melhora rápida, principalmente em casos de balanite por alergia, entretanto, não se deve utilizar este medicamento se não tiver sido prescrito pelo médico já que há a possibilidade de que cremes do tipo piorem certas infecções.

Higiene íntima para evitar a balanite

Seja qual for a causa da balanite, a higienização peniana é de extrema importância pois, caso contrário, a sujeira poderá até mesmo piorar o quadro, já que por vezes é a causadora da inflamação.

Se a pele estiver muito inflamada a recomendação é manter a zona seca e evitando o uso de qualquer sabão perfumado, loção ou elemento químico que possa irritar a zona, a preferência por produtos de higienização neutros é importante pois tanto corante como produtos que dão cheiro podem causar alergias ainda que você não tenha apresentado problemas com o produto previamente pois a pele estará mais sensível.

Como lavar o pênis corretamente

Deve-se lavar a glande diariamente puxando o prepúcio para trás suavemente durante o banho ou a ducha e limpando suavemente a glande utilizando apenas água e um sabão suave, garantindo que o pênis e a glande estejam secos antes de vestir a roupa interior. Se a glande apresentar pequenas placas brancas, causadas pela infecção fúngica, não se deve tentar limpá-las nem esfregá-las, isso provocará que a glande fique mais lesionada e com feridas abertas, facilitando a entrada de mais microrganismos e possivelmente causando uma nova infecção causada por uma bactéria que não estava presente anteriormente.

Leitura complementar: Como limpar meu pênis

Lave as mãos antes de ir ao banheiro, se você trabalhar com produtos químicos que possam irritar a pele delicada.

Também se pode testar um creme à base de água para aliviar e limpar a zona. Se você tem balanite por irritação, uma vez que se deixa de usar o produto que causa a irritação, os sintomas geralmente desaparecem. No entanto, podem reaparecer se começar a usar o produto novamente.

Outro tratamento para a balanite é a lavagem com permanganato de potássio. Dissolve-se uma pastilha em um litro de água fervida e vai-se utilizando, 2 ou 3 vezes por dia. O borato de sódio também alivia os sintomas: dissolve-se uma colherada em um litro de água fervida, guarda-se em um recipiente com tampa e vai-se usando pouco a pouco em cada lavagem.

Cuidados com relações sexuais

Ainda que com o tratamento não seja necessário evitar as relações sexuais, estas podem provocar mais irritação e inflamação na zona afetada. A infecção raramente é transmitida pelas relações sexuais, mas se chegar a ocorrer, ambos deverão tratar-se ao mesmo tempo. É por isto que se aconselha o uso de preservativos neste período, desde que não sejam a causa da balanite, e se assim for, utilizar os que são especiais para peles sensíveis.

Caso a balanite tenha sido causada por uma doença sexualmente transmissível, é possível e provável que o pênis apresente lesões doloridas que poderão piorar ou doer mais durante relações sexuais, se for o caso, é melhor evitar até que a situação melhore e que não haja mais dor.

Vale também dizer que a balanite não é transmissível, mas as bactérias ou fungos causadores da doença podem ser transmitidos sexualmente, sendo assim, ter relações sexuais sem preservativo pode acabar contaminando o(a) parceiro(a).

Veja mais em: Posso fazer sexo com balanite?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a balanite, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos

  • Procure seu médico de família em qualquer caso, se suspeitar que pode estar com balanite.
Referências
  1. http://www.spp.pt/UserFiles/file/Publicacoes_Curso_Verao_2012/Vulvovaginites_Balanites.pdf
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
104 comentários
A sua avaliação:
Gustavo
A cerca de dois meses atrás fui submetido a uma cirurgia de Frenuloplastia, a própria pomada que o médico receitou para passar durante a minha recuperação acabou causando uma infecção por candida e depois acabei tendo uma infecção bacteriana secundária, o que causou muita dor, inchaço da glande e do prepúcio, também existia a presença de “pus”. Fiz o tratamento com antibiótico e anti-inflamatório durante 10 dias... Melhorou... porem agr, duas semanas após ter terminado de tomar os remédios o problema está reaparecendo, vou ter que fazer a cirurgia de postectomia para poder acabar com o problema de vez
A sua avaliação:
Reginaldo
tive este problema por mais de ano usem pasta d água uma pomada para assadura de criança, HIPOGLOS pode usar ela contem vitaminas comigo funcionou.
cesar augusto cardoso rodrigues
desconfio que estou com essa doença ?
DIEGO
eu tenho isso desde 2013 a principio foi vermelhidão coceiras procurei um urologista que me receitou quadriderm de principio resolveu porem após 7 dias viraram ulcerações feridas doloridas voltei no doutor e ele receitou antibiotico e permaganato custou mas resolveu depois de uns 30 dias porem vermelhidão sempre volta desde então estou usando pomada quadriderm mas isso sempre retorna vou optar por fazer a cirurgia pois acredito que é algo reincidente e sempre volta devido a stress alimentação sexo casual hj fui ao medico pois a 15 dias ela voltou e não passava com a pomada estou tomando ciprofloxaxino usando quadriderm e irei usar permaganato como da outra vez ele cicatriza bem as lesões so que a dor que ele causa e do caramba pois arde igual alcool na ferida.
Davi
Brow, to passando por apuros !!! O meu infeccionou tanto que tive q tomar morfina pra urina e poder lavar o pinto !!! O médico disse que leva mais de 20 dias pra começar melhorar, estou tomando antibióticos e anti-inflamatórios usando pomada bepantol, já havia usado de td antes fluconazol pomadas trok g quadriderme etc foi só piorando, apareceu pus e racho toda pele não aguentava tocar água .
Enfim estou na expectativa que comece a melhorar pois nunca vi nada igual nem foto da internet sobre assunto!!!
Pela jeito tenho q tirar a pele do Pinto mesmo !!
Anderson
Galera esses depoimentos são importantes. Eu estava me agarrando e o Pênis ficou apertando na calça por uns 4 minutos, quando fui usar tive um grande susto, A cabeça do pênis estava totalmente de fora e o prepúcio estava muito inchado. É um grande susto porque a pele não retorna e ai começou as coceiras e dores. Fui ao médico e o tratamento foi: Fluconazol 150mg 1 comprimido por semana durante um mês e usei o creme DESONOL por 15 dias, 3x na por dia. O tempo de cura é em torno de 10 dias e é preciso fazer todo tratamento para resolver o problema. A balanite surge de diversas formas e o ideal é se cuidar.
Christian
Já usei tudo isso e não funciona.
A sua avaliação:
Gilvane Nunes
Estou aqui para relatar que tive balanite por mais de um ano, procurei médicos que me deram alguns remédios que pouco ajudaram, mas aqui no site e em conjunto com medicamento receitado por um urologista consegui praticamente me curar da balanite, então vai os procedimentos que me ajudaram muito, como estava bastante a glade e a pele em torne dela estavam bastante irritadas apliquei por 3 dias a pomada "novacort", apos isto todo pela manha e a noite antes de deitar lavava com "Sabonete Granado Antisséptico" o tradicional da caixa marrom e depois secava com papel higienizo e aplicava o "Talco Granado Antisséptico" também o tradicional da embalagem marrom, isto todos os dias sem falhar este é o segredo parece simples mas resolve 100%.
waldomiro volz
Como posso curar o mais rápidoa glande irritada, até com ferida aberta?
Editor umComo.com.br
A sua avaliação:
RICARDO
foi muito bom ler isso...
Editor umComo.com.br
Oi Ricardo! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue acompanhando os artigos do umCOMO!
aparecido
estou passando apomada clitomazol mas o prepucio ainda ta inchado ! tem outro medicamento ?
paulo
estou com estes sintomas como posso tratar
Rodrigo
já faz quase um ano que venho sofrendo com isso, acabei pegando gonorreia fiz o tratamento com Ciprofloxacino, no dia em que tomei o ultimo antibiótico, notei que minha glande ficou avermelhada e com sensação de queimação ao longo do dia, já fui em vários urologistas e nenhum fala que tem ralação com a gonorreia que eu tinha pego, já me receitaram fluconazol, pomada baicuten, mupirocina, sabonete antisséptico e a glande continua avermelhada, estou tentando no momento passar talco antisséptico granado e o creme cicaplast b5, se não obtiver melhora voltarei no urologista novamente.
Robson
Balanite candidiase fiz uma higienizacao excessiva lavei muito com sabonete e minha burrada pra nunca mais sabonete esfoliante demorei um mes e meio para ir no urologista... dai ele me deu esse tratamento, fluconazol dose unica tomando nos intervalos de 7 dias durante 3 semanas usei pomada icaden nas duas primeiras semana e sempre lavando cm sabonete liquido granado. Pelo menos duas vezes ao dia! De manha e noite apos o banho! ( sempre limpando com papel higiênico apos urinar) Mesmo assim fico uma pequena mancha vermelha visível quase nao se via..
Apos da segunda semana de tratamento cm fluconazol dimuni doces quase zero comecei tomar mais agua e comer legumes ai no lugar da pomada... foooi tiro certeiro talco de povilho antisséptico granado (tradicional) os fungos gosta de umidades doces açúcares , dai tratei com talco no lugar do (icaden) e tratei junto cm sabonete liquido granado, na mosca ja era fim. K
Quero ajudar vcs porque essa praga parece um inferno meu caso tive ardencia muita coceira e vermelhidão)
jhw
vc colocava o talco direta na cabeça do pau?
andre santos
só uma curiosidade, o esperma que tem balanite pode contaminar a parceira, assim: sem penetração, apenas jogando o esperma emcima da genitalia dela?
A sua avaliação:
marcossousa
estou com uma dor quando vou urinar,tenho fimose,mais ai depois que urino ai q a dor aumenta é na glande do penis, parece q tem uma agulha furando doi muito,queria q alguem pudesse me explicar o q pode ser
edmar
olha pra nao doer tanto to fazendo o seguinte tomando agua a cada meia hora o xixi fica mais fraco e nao arde tanto na hora de hurinar e sempre limpar bem a pele de fora e de dentro com papel higienico de boa marca melhora muito blz mantenha o local sempre seco e limpo
A sua avaliação:
Mauricio
Caso sua balanite seja recorrente como a minha, que sofri durante 20 anos com essa m... usei de tudo que se possa imaginar, passei por todos medicos, e agora consegui um controle, atá o momento não reativou, O que Fiz, Foi o seguinte: tomei via oral fluconazol de 150 mg uma vez por semana durante 01 mes.( caso necessario 06 semanas) Passei na primeira semana psorex creme 02 vezes ao dia, e na segunda semana 01 vez ao dia.Foi a unica soluçao até o momento; Aviso: não deixe consultar um médico antes de iniciar o tratamento.
A sua avaliação:
Anderson
Eu tenho quase certeza de que estou com balanite mas unicos sintomas q tenho é da pele avermelhada e inchaço no prepúcio
Quero saber oq devo fazer tenho 14 anos e algum remedio ou pomada q devo comprar se souber obrigado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Anderson! Antes de tudo, você deve consultar seu médico para ser feito um diagnóstico adequado e, indicado o melhor tratamento para o seu caso. Obrigada pelo seu comentário e rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Borges
referente a meu comentário ,sobre a melaleuca é excelente ,até quando a balonite estiver no controle , 7 gotas num copo de agua morna , de preferencia descartavel , rs , ponha o amigo la dentro e deixe por uns 5 minutos , lavando a glande suavemente e quando machucado pela balonite , a mesma coisa , apenas com cuidado para não machucar mais , outra dica importante para suavizar bastante a balonite e por duas colheres de café de bicarbonato ,dentro de um copo de agua quente o suficiente para aguentar e deixar o amigo por 8 minutos na solução alcalina do bicabornato, secar suavemente , ótimo cicatrizante . É osso amigos , mais¨¨ tudo passa ¨¨
A sua avaliação:
Borges
a balanite , na maioria das vezes ataca quando nossa imunidade baixa , seja fungica , ou bacteriana , e isso -e para a vida toda ,com ciclos mais duradouros e outros curtos , por isso a cirurgia , não é 100% , tendo uma vida mais controlada ,dieta saudavel (exclusão de açucar ) ja melhora muito , uma vida menos sedentaria , já é um otimo tratamento para o estres ,do dia a dia , quando acometido sugiro tambem como higienização a melaleuca , mais cuidado nunca ponha pura , 7 gotas num copo de agua , já é o suficiente , e somente a noite passe a pomada ou creme que seu urologista vai receitar para que o penis possa ficar seco a maior parte do dia para mim fluconazol , melaleuca e pomada (nunca creme) receitada por seu urologista , vai resolver com certeza ,ahhh e muita paciência porque para curar um ciclo , no minimo 10 dias .
A sua avaliação:
Mauricio
Unica coisa que funciona é creme Psorex, em 03 dias some tudo, depois volta faz parte da balanite.
A sua avaliação:
rsilva
por favor envie mais informaçoes e formas de tratamentos para Balanite ou formas de tratar doenças relacionadas.
Imagem: Wikimedia Commons
1 de 2
Como tratar a balanite