Bursite

Como tratar a bursite do cotovelo

Como tratar a bursite do cotovelo
Imagem: espanol.kaiserpermanente.org

A bursite no cotovelo, também conhecida como bursite do olécrano, é uma inflamação da área causada pela acumulação de água no cotovelo. Pode ocorrer em virtude de uma infecção, de uma pressão prolongada na área do cotovelo ou pode ser causada por doenças como a gota ou a artrite. Os sintomas mais habituais desta doença são o inchaço e a dor, ainda que em caso de infecção, os sintomas possam ser agravados com o aparecimento de febre. Se tiver uma inflamação do cotovelo similar e não sabe o que fazer, preste atenção ao seguinte artigo. Em umComo.com.br, explicamos como tratar a bursite do cotovelo. Com estes conselhos, conseguirá reduzir a dor e o desconforto provocados por esta inflamação do cotovelo.

Também lhe pode interessar: Como tratar a inflamação do cotovelo

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, se observar que seu cotovelo está inchado, consulte o seu médico de família. Ele fará um exame e diagnosticará o problema. Se o diagnóstico for uma bursite no cotovelo, siga os seguintes conselhos. Fazer revisões médicas, caso observe fenômenos estranhos em seu corpo é importantíssimo para prevenir e evitar doenças de risco. Consulte o seu médico!

Como tratar a bursite do cotovelo - Passo 1
Imagem: sanar.org
2

Extração do líquido. Deve ser feita por seu médico. Ele injetará uma agulha na articulação para extrair o fluído. No laboratório, a mostra será analisada para determinar a ocorrência ou não de outra doença.

3

Antibióticos. A bursite não deixa de ser uma infecção bacteriana, de forma que os antibióticos evitarão que a infecção se propague e diminuirão os seus sintomas. Também será de grande ajuda os anti-inflamatórios que ajudarão você a controlar a dor. Lembre-se: antes de tomar algum medicamento por sua conta, consulte o seu médico.

4

Com o fim de que a inflamação de seu cotovelo diminua, recomendamos que o apoie em almofadas quando estiver em repouso. Assim, poderá mantê-lo elevado, o que reduzirá o inchaço. A posição ideal é colocar o cotovelo um pouco mais alto que o peito.

5

Frio. O contato da área afetada com o frio é um dos melhores métodos para reduzir o inchaço e diminuir a dor. Aplique compressas geladas com bolsas de gelo ou almofadas térmicas à venda em farmácias. Se desejar, pode alternar frio com calor. Tal procedimento é recomendado por alguns médicos especialistas. Experimente!

6

Pressão zero. É importante não usar o cotovelo com frequência durante a recuperação. Também não é recomendável que apoie a articulação ou aplique pressão nela, pois poderia aumentar a dor. Faça repouso durante o maior tempo possível.

7

Se a bursite for duradoura e o tratamento não tiver melhorado a situação, você poderá ser submetido a uma cirurgia para tratar a bursite do cotovelo. Este tipo de cirurgia costuma ser ambulatória, não necessitando de internação hospitalar. Seria feita uma drenagem cirúrgica para reduzir a bolsa de líquido.

8

Reabilitação. Após a cirurgia, as sessões de recuperação física o/a ajudarão a melhorar. Durante este tempo, trabalhará adequadamente os movimentos do cotovelo e aprenderá a prevenir possíveis bursites no futuro.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a bursite do cotovelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
eliane dias de souza Souza
DESEJO RECEBER ARTIGOS.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Eliane! De que temáticas você gostaria de receber artigos?
Imagem: espanol.kaiserpermanente.org
Imagem: sanar.org
1 de 2
Como tratar a bursite do cotovelo