Cirrose

Como tratar a cirrose hepática

Como tratar a cirrose hepática

As pessoas com cirrose hepática devem começar a cuidar de si desde o instante em que se deteta esta doença. A cirrose hepática aparece por diferentes causas, desde o contágio de uma doença como a hepatite, até ao abuso de álcool ou de gorduras. Atualmente não existe nenhum tratamento para curar a cirrose visto que, ao se tratar de uma doença do fígado, muitos medicamentos acabam por não se processar bem neste órgão. No entanto, é possível melhorar a qualidade de vida do paciente com umas simples mudanças, por isso, neste artigo de umComo.com.br contamos para você como tratar a cirrose hepática e poder ter uma vida melhor.

Também lhe pode interessar: Como tratar a congestão hepática
Passos a seguir:
1

A cirrose hepática consiste no endurecimento do tecido hepático que traz como consequência a perda das funções do fígado. No fígado podem acontecer duas coisas, pode aumentar de volume ou, pelo contrário, pode diminuir. As causas desta doença se devem aos excessos na alimentação, ao álcool e outras intoxicações e à idade.

2

Entre os sintomas da cirrose os mais frequentes entre os pacientes desta doença são: dor no lado direito do tronco, grande palidez na sua pele, fraqueza generalizada, dilatação das veias debaixo da pele abdominal, inchaço das extremidades inferiores, inflamação das gengivas, diarreia ou hemorroidas entre outros sintomas.

3

A primeira coisa que deve saber é que a cirrose não tem cura, o dano que o órgão sofre é irreversível embora o que pode fazer é parar o seu avanço e seguir alguns conselhos e hábitos de vida que farão o paciente se sentir melhor. A progressão da doença é lenta e, para conseguir aliviar os estragos da mesma, é fundamental que um médico lhe dê as diretrizes que deve seguir. Neste artigo de umComo contamos-lhe porque não se pode curar a cirrose.

4

Embora a cirrose não tenha cura, existem algumas medidas que podem fazer com que a dor seja menor e a condição do órgão seja menos intensa. De seguida explicamos-lhe como tratar a cirrose hepática com algumas mudanças nos seus hábitos de vida que conseguirão fazer com que viva de uma forma mais saudável:

  • Abandone totalmente o consumo de álcool.
  • Não tome muitos medicamentos apenas aqueles que o seu médico receitar, uma vez que, o fígado ao não funcionar corretamente, muitos dos medicamentos podem não se eliminar bem do organismo.
  • Siga uma vida saudável para conseguir ter um sistema imunológico forte e estar prevenido contra doenças importantes. Deve se vacinar sobretudo contra a hepatite A e B e evitar a pneumonia.
  • Frutas, verduras e cereais de forma abundante na sua dieta. Estes ingredientes possuem quantidades elevadas de nutrientes que ajudarão a que o nosso corpo esteja mais saudável e forte.
  • Nada de sal nas comidas para evitar a acumulação de líquidos, em umComo explicamos para você como substituir o sal na cozinha.
  • Menos proteínas na sua alimentação uma vez que este grupo de alimentos podem fazer com que se desenvolva uma encefalopatia hepática.
5

Como vê, não existe um tratamento específico medicinal para a cirrose visto que, como já comentamos, é necessário não abusar dos medicamentos pois o nosso órgão pode não as processar corretamente. A forma mais frequente de tratar a cirrose consiste em fazer um transplante de fígado, já que é a única forma de acabar definitivamente com esta doença.

Normalmente, o médico aconselhará esta intervenção quando a cirrose estiver em um estado avançado e houver risco do fígado deixar de funcionar. Esta cirurgia é tão comum que a técnica tem vindo a melhorar consideravelmente e a percentagem de êxito se encontra em 90% dos casos. No entanto, se a causa do aparecimento da cirrose tiver sido devido à hepatite viral então pode ser que o transplante não seja definitivo e que a doença reapareça no novo fígado.

Sugestão: Cirrose biliar - Sintomas, diagnóstico e tratamento

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a cirrose hepática, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se a cirrose não estiver em fases muito avançadas, seguindo o tratamento que contamos ao longo deste artigo você conseguirá se autorregenerar e ativar as funções do seu fígado.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
josias
tenlho sssirose e patica mudei ttudo alimentacccao, nnao ssito nada posso viver uma vida normal. com dieta
Laudineia Santos Moreira
Minha filha tem 17 anos fez uma ultra som e foi diagnósticada com cirrose hepática ela está muito inchada os médicos fala que o fígado esta muito debilitado mais não interna ela eu to muito preocupada a hepatites e a C e os médicos dizem que não tem cura e manda pro ambulatórioais não estou conseguindo marca uma consulta pública estou desesperada pois ela está urinando sangue não sei mais OK fazer alguém pode me ajudar por favor
E rica do nascimento silva
Olá, estou tendo esse mesmo problema com meu pai, lhe aconselho a ir no posto de saúde mais próximo de sua casa e procurar pela assistente social e explicar seu caso e pedir ajuda para atenderem sua filha e ela poder ter acompanhamento de um médico especialista e se não conseguir procure a secretaria da saúde e faça valer seus direitos de cidadã. Boas sorte
Expedito Gomes de Lima
Tenho 82 anos de idade, sou do sexo masculino, fiz uso moderadamente (socialmente) de bebida alcoólica, porém há mais de 30 anos, deixei completamente. E hoje, recebi a notícia de meu médico hepatologista que estou com cirrose hepática de pois que examinou o laudo da tomografia. Também, disse-me: Não tem cura, não existe remédios. Teria o transplante do órgão, mas face a sua idade... Recebemos a notícia estoicamente, e corremos para casa, e aqui estamos consultando o Dr. Google...(rs) Morrer, iremos inexoravelmente, mais cedo ou mais tarde, todavia, nesse momento só estamos procurando prolongar nossos dias aqui na terra, pois temos alguns projetos familiares a implementar, tais como: Uma Biblioteca, um Instituto de Cultura e Memória em homenagem ao nosso pai falecido aos 56 anos... Assim, estamos a procura de algo, preferencialmente fitoterápico, visando prolongar nossa permanência...
Salomé de Souza Feitosa
Poderia me dizer como devo tratar a cirrose hepática, pois meu irmão está cometido dessa doença.
Salomé de Souza Feitosa
Gostaria de saber como devo tratar a cirrose hepática.
Erika Raphaella
Boa noite!Se eu fizer feijão preto e colocar calabresa, a pessoa que esta com gordura no fígado,pode comer o feijão, mesmo só sendo os caroços?
Erika raphaella
Gostaria de saber,se a pessoa esta com o fígado com gordura,a pessoa pode tomar suco de laranja,limão, maracujá. Ou se pode colocar no legumes um pouco de limão.
Usuário anônimo
quero saber quais as frutas que pode ou não comer.
marly
Meu amigo esta com essa doença CIRROSE HEPÁTICA, deste janeiro de 2014,fomos no médico do convenio e fez os exames e constatou, mais o médico receitou omeprazol e só, mais esse amigo estava mal, então pagamos uma consulta particular com um clinico, que receitou metadoxil, e até agora não consigo consulta com o convenio, estou preocupada, e não adianta pedir ou brigar que eles não da atenção.O que faço, esse amigo não tem dinheiro, pra ficar pagando particular.ele esta sentindo dor no estomago, não sei o que dar de remédio.por favor nos ajudem .
neiler maria dos santos
Sou inimiga de gordura,nunca gostei de comer nada gorduroso,evito tudo que percebo gorduras,fiz ultra-som e o Dr disse que tenho uma leve esteatose ao redor do fígado não acreditei visto que não como nada gorduroso,mas ele disse que quem tem hepatite c cronica desenvolve esta doença,fiz hepatoterapia 1 ano e está negativada desde 2009,fiz vários ultra-sons e nunca apareceu esteatose,será engano? sinto tantas dores do lado direito,as vezes fígado porque é na parte próxima a pele,as vezes vesícula,embaixo do fígado.
Como tratar a cirrose hepática