Cirrose hepática

Como tratar a congestão hepática

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar a congestão hepática

A congestão hepática é uma acumulação ou excesso de sangue estancado no fígado. Esse excesso de sangue aparece normalmente após as comidas gordurosas e desaparece ao finalizar a digestão. Mas esse caso ocorre devido a uma acumulação de abalos, traumatismos, hemorroidas, prisão de ventre, intoxicação ou má drenagem do sangue no fígado entre outras possíveis causas. As repetidas obstruções que a pessoa sofre dão lugar a uma degeneração das ramificações da veia hepática, dando lugar ao que se conhece vulgarmente como "fígado retesado".A pessoa apresenta alguns dos seguintes sintomas: um aumento do volume do fígado, mal-estar geral acompanhado de febre, icterícia nos olhos, prisão de ventre, sensação de ter a boca pastosa, vômitos matinais, dores ou problemas cutâneos como os eczemas.

Vai precisar de:

  • Vegetais.
  • Frutas frescas.
  • Cama ou sofá.
  • Envoltórios sedativos ou estimulantes.
Também lhe pode interessar: Como tratar a cirrose hepática

Passos a seguir:

1

A primeira coisa que a pessoa doente deve fazer é mudar seus hábitos alimentares. Recomenda-se seguir uma alimentação saudável com muitos vegetais e frutas, evitando ingerir produtos tóxicos como açúcar, os colorantes e os aditivos químicos.

2

O seguinte passo importante consiste em manter repouso na cama, sobretudo nos casos mais graves da doença.

3

Nos estados agudos recomenda-se aplicar envoltórios sedativos no lado direito. Por outro lado, nos estados crônicos da doença, o melhor são os envoltórios estimulantes para todo o corpo.

4

Além disso, também para tratar a congestão hepática, evite tomar café e leite, porque são produtos que sobrecarregam o fígado e se este já está danificado não convém sobrecarregá-lo mais.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a congestão hepática, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Mantenha os seus pés quentes.
  • Evite situações que gerem estresse.
  • Complemente o tratamento da congestão hepática com o tratamento da hepatite aguda ou crônica. Porque são doenças que têm muito em comum.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como tratar a congestão hepática