DPOC

Como tratar a DPOC

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar a DPOC
Imagem: listas.20minutos.es

A doença pulmonar obstrutiva crônica, conhecida pela sigla DPOC, é um processo caracterizado pela obstrução crônica, progressiva e pouco reversível do fluxo aéreo por uma resposta inflamatória anômala, que a maioria das vezes é provocada pela fumaça. O objetivo do tratamento nos pacientes com DPOC é limitar a progressão da doença, diminuindo as crises. Em umComo.com.br convidamos você a conhecer o tratamento farmacológico do paciente e como tratar a DPOC.

Passos a seguir:

1

Os broncodilatadores são um grupo de fármacos para o tratamento sintomático da doença pulmonar obstrutiva crônica. Sua administração produz a diminuição da sensação de afogamento, porque os broncodilatadores atuam relaxando a musculatura lisa bronquial que produz a melhora da função pulmonar. Administram-se por inalação em forma de nebulizações ou com um inalador; por exemplo, o atrovent.

2

Os esteroides são usados no tratamento anti-inflamatório escolhido para as DPOC. Usam-se para reduzir a inflamação pulmonar, e foi demonstrado que seu uso pode reduzir o número de episódios por ano e melhorar a qualidade de vida do paciente.

3

Os antibióticos são usados como tratamento preventivo das infecções. Em processos de recaída da DPOC, uma infecção pode significar um agravamento da doença. Eles podem ser usados por via oral ou endovenosa.

4

A oxigenoterapia é a administração de oxigênio suplementar a longo prazo (no domicílio) realizada quando existe um nível baixo de oxigênio no sangue. Costuma ser necessária em etapas avançadas da DPOC e foi demonstrada a melhoria da resistência à atividade física, períodos de sono e funções cognitivas dos pacientes com hipoxemia crônica.

5

O abandono do hábito de fumar é imprescindível para deter a progressão da DPOC. É a intervenção mais simples e que mais compensa para reduzir o risco de sofrer esta doença. Para reduzir o dano pulmonar é conveniente que outras pessoas não fumem perto do paciente.

6

É importante conservar um padrão correto de nutrição e hidratação. Para isso é necessário realizar 5 pequenas refeições por dia e a hidratação do organismo com pelo menos 1,5 l de água diários.

7

Os programas de reabilitação pulmonar são dirigidos aos pacientes com falta de ar, pouca tolerância ao exercício e restrições no dia a dia. A reabilitação consiste na educação da saúde dirigida à família e ao doente, a fisioterapia respiratória, o treinamento de esforço e o suporte psicológico.

8

Pode-se recorrer à cirurgia extirpando partes afetadas do pulmão, ajudando as que não foram afetadas a melhorar seu funcionamento. Em casos muito graves, para tratar a DPOC deve-se recorrer ao transplante de pulmão.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a DPOC, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: listas.20minutos.es
Como tratar a DPOC