Esclerodermia

Como tratar a esclerodermia

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 março 2021
Como tratar a esclerodermia

A esclerodermia refere-se a um endurecimento da pele com retração e de cor amarelada. Geralmente aparece nas extremidades superiores, mas também pode ser generalizada.A esclerodermia é uma doença que se deve a um engrossamento progressivo do colágeno, que é o elemento que constitui fundamentalmente os tecidos conjuntivos e cartilaginosos. Os sintomas deste engrossamento consistem em edema nas mãos, dores articulares e aparecimento de dor produzida pelo frio. A seguir, em umComo oferecemos alguns conselhos para você sobre como tratar a esclerodermia.

Vai precisar de:
  • Banhos de vapor ou de ervas
  • Óleo canforado
  • Essência de alecrim ou de lavanda
  • Cama ou maca
Também lhe pode interessar: Como tratar o Lúpus
Passos a seguir:
1

Caso a esclerodermia apareça em pessoa adultas, é muito importante realizar massagens usando o método de amassamento. Esta é uma técnica de massagem que se faz tanto com os dedos como com a palma da mão. Assim como já contamos em artigos referentes a massagens, com o amassamento pode-se chegar a diferentes profundidades, dando mais ênfase à pele ou aos músculos situados sob ela.Para isso é preciso uma maca ou uma cama para que a pessoa possa relaxar e estar cômoda para receber a massagem com o amassamento.

2

Se, pelo contrário, a pessoa doente for uma criança ou um recém-nascido, não se deve fazer o amassamento. Esta é uma técnica um pouco brusca. Neste caso é melhor efetuar atritos com óleo canforado ou preparado com essências de alecrim ou lavanda.Os atritos consistem em esfregar a pele da criança com um facilitador, como óleos ou elementos preparados. Neste caso, procure uma cama ou algum lugar onde a pessoa que faça a massagem na criança, seja ela um terapeuta especializado ou algum familiar, possa trabalhar comodamente.

3

Outro remédio útil para tratar a esclerodermia em adultos consiste em fazer banhos de vapor ou de ervas. No caso de crianças ou bebês também podem ser feitos estes banhos mas com menor frequência.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a esclerodermia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como tratar a esclerodermia