Gastrite

Como tratar a gastralgia ou neuralgia estomacal

Como tratar a gastralgia ou neuralgia estomacal

A gastralgia ou neuralgia estomacal também é conhecida como gastrodinia, dor nervosa do estômago ou câimbra no estômago. É uma doença que pode ser acompanhada de gastrite.Costuma aparecer com maior frequência nas mulheres. Relaciona-se com a menstruação, o temperamento nervoso, causado por excessos no trabalho ou por excessiva formação de ácido clorídrico.O sintoma principal da gastralgia ou neuralgia estomacal é a dor intensa que aparece principalmente após as refeições. É uma dor que aparece em forma de ataque e que pode ser produzida espontaneamente. Algumas vezes, só aparecem câimbras no estômago, mas outras vezes são dores intensas que agitam o corpo todo, podendo ser irradiadas às costas, laterais, barriga e inclusive podendo afetar os rins e, no caso dos homens, os testículos.A dor pode vir precedida de arrotos e queimação no estômago, que pode causar azia e ânsia de vômito. A pessoa que sofre dela tem um rosto pálido e muda sempre de postura para tentar aliviar sua dor.A seguir você poderá ler e anotar como tratar a neuralgia estomacal.

Vai precisar de:
  • Vegetais.
  • Faixa hidroterápica.
  • Compressas.
  • Camomila.
  • Menta.
  • Verbasco.
  • Tanchagem.
  • Água não clorada.
  • Pão do dia anterior.
  • Argila branca.
Passos a seguir:
1

O primeiro que você deve fazer é seguir uma alimentação saudável e restrita, baseada em uma dieta ovo-lacto-vegetariana. Você não deve tomar bebidas frias durante as refeições. Só deve beber água sem cloro e à temperatura ambiente.

2

Você pode tomar infusões de camomila, menta, verbasco ou tanchagem, todos os dias, com uma quantidade de duas xícaras diárias.

3

É muito importante eliminar de sua alimentação o café, o álcool, os doces e o chocolate. Assim como o cigarro, caso você seja fumante.

4

Além disso você deve comer diariamente um pedaço de pão do dia anterior e em seguida aplicar uma massagem sobre a barriga para aliviar a dor.

5

Para acalmar as dores, antes de deitar você deve aplicar umas compressas úmidas bem quentes em cima do estômago e a seguir colocar uma faixa abdominal um pouco mais apertada que o normal. Se notar que as dores não cessam o suficiente, você pode encolher as pernas sobre a barriga e ficar nesta posição até se sentir melhor.

6

Cada manhã, você deve aplicar um banho vital em jejum, com água fria, durante mais ou menos 5 minutos, e repetir durante a tarde. Após o banho da manhã, você deve tomar uma colherada de argila branca diluída em uma xícara de água não clorada. Recomendamos que você beba em golinhos e no mínimo uma hora antes de tomar o café da manhã.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a gastralgia ou neuralgia estomacal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Os jatos de água ou as duchas ascendentes no estômago (isto é, começando pela parte mais baixa do estômago e subindo) finalizando com um massagem nesta zona dão muito bons resultados e as dores cessam.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Rosangela
Sinto muitas câimbras se fizer. Uma refeição rápida dói muito o esôfago e da uma bola abaixo da costela já operei estômago tenho hérnia d hiato, bactéria gastrite ultimamente até fruta me dá azia bebo muita água o q fazer não como massa, arroz, difícil como doce e não bebo refrigerante
Carla
Eu sinto uma dor forte, realmente parece caimbra no estômago, quase sempre de noite (acordo com as dores), mas com pequena frequência e sem conseguir identificar os fatos e/ou comidas que ocasionaram isso. Há pouco fiz um tratamento (não recordo o nome do remédio, mas é uma cápsula com um líquido branco dentro), pois de acordo com o meu gastro, por eu ter uma tal de doença funcional, seria um sintoma clássico. Optamos pelo tratamento, por conta do meu histórico, ao invés de repetirmos uma endoscopia, mas acredito que esses sintomas não poderiam estar aparecendo tão rapidamente após o tratamento. Penso que eu deva fazer uma nova endoscopia, até porque além dessa dor no estômago, sinto dores nas laterais do tronco, como se fosse nos rins, e quando li essa matéria vi que pode haver essa combinação de sintomas...Se puderem me orientar, agradeço muito!
nina
eu sinto caimbra no estomago e isso acontece só de vez em quando mesmo assim me incomoda e muito. obrigada pelas informações.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Nina, ainda bem que conseguimos ajudar! Obrigada pelo comentário e espero que fique melhor ;)
Como tratar a gastralgia ou neuralgia estomacal