Doenças das gengivas

Como tratar a gengivite

Como tratar a gengivite
Imagem: acertaodonto.com.br

A gengivite é uma forma de doença periodontal que consiste na inflamação nas gengivas. Normalmente, a gengivite é causada por uma higiene inadequada dos dentes, com uma escovação incompleta e um não uso de fio dental, facilitando a proliferação de bactérias no interior da boca, contribuindo para a formação da placa. A placa é uma película viscosa e sem cor de bactérias que se forma nos dentes e nas gengivas. Se esta não for removida, forma-se tártaro que fica preso na base do dente. Alguns dos sintomas da gengivite passam por gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis podendo sangrar durante a escovagem dos dentes, também se podem formar bolsas entre as gengivas e os dentes, onde se acumulam restos de comida e algumas pessoas apresentam mau hálito. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como tratar a gengivite.

Também lhe pode interessar: Como curar a gengivite

Passos a seguir:

1

Terá de ir ao seu dentista para fazer uma limpeza profissional, pois só assim será possível remover a placa que se formou e endureceu, dando origem ao tártaro. O seu dentista fará ou limpeza ou raspagem dos seus dentes para remover o tártaro, acima e abaixo da linha da gengiva.

2

No final, o seu dentista irá mostrar-lhe como fazer uma correta escovação dos dentes e como usar o fio dental corretamente.

3

Lembre-se que, após a limpeza profissional deverá manter uma boa higiene bucal, por meio da escovação dos dentes e do uso de fio dental. Deverá escovar os seus dentes três vezes ao dia, pela manhã, depois de almoço e principalmente antes de deitar.

4

Para além disso, o seu dentista pode recomendar-lhe o uso frequente de enxaguantes bucais antibacterianos ou outros produtos.

5

Mantenha uma alimentação correta para garantir uma nutrição adequada, pois uma alimentação rica em açúcares pode causar cáries.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a gengivite, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • Vá ao seu dentista regularmente, para verificar se está tudo bem com os seus dentes e gengivas.
  • Evite cigarros e outras formas de tabaco, para prevenir a gengivite.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
sandra dos santos carvalho
Quero saber como tratar a gengivite .
Vanessa Lopes
Celia muito obrigada pelo seu comentário :)
celia r silva
o tratamento é um pouco doloroso,e um preço meio alto ,mais vale a pena pq não há nada que uma boa anestesia faça pra que vc não sinta dor e tenha uma saúde bucal perfeita.fiz há quase um mês e sttou me sentindo super bem.percebi que algo estava errado qd passei um fio dental num dente e sem querer cortei a gengiva,alguns dias inchou,e ate inflamou,procurei um dentista que logo me indicou uma periodonta maravilhosa,fiz tudo que precisava e agora não uso mais fio e sim fita dental que é mais indicada e menos agressiva com a gengiva,valeu a pena.procure um profissional na área,não dentista,e sim um periodonto.
Imagem: acertaodonto.com.br
Como tratar a gengivite