O Sangue e o Corpo

Como tratar a hemoptise

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 8 agosto 2019
Como tratar a hemoptise

Quando falamos de hemoptise, nos referimos à expectoração de escarro ou de sangue procedente do aparelho respiratório, mais especificamente da área subglótica. O sangue que sai dos vasos pulmonares pode ficar infiltrado formando um infarto, sendo posteriormente absorvido ou saindo em forma de escarro, por exemplo. As causas da hemoptise são congestão muito intensa, feridas penetrantes no peito, a presença de corpos estranhos nas vias aéreas, tumores ou processos que correm o tecido pulmonar, como por exemplo os aneurismas. O sintoma que aparece é a expulsão do sangue através da expectoração, e não do vômito ou cuspo. Se for expulsa imediatamente após aparecer, possui um tom rosa ou vermelho; mas se tiver permanecido por um tempo no pulmão, pode ser mais ou menos escura e pode ter algum coágulo de sangue. Mas o sangue nunca será preto, se fosse o caso, seria procedente do estômago. Continue lendo este artigo de umComo porque contamos a você como tratar a hemoptise.

Vai precisar de:

  • Cama
  • Água
  • Frutas frescas
  • Vegetais
  • Compressas
  • Cavalinha (Equisetum)
  • Xícara
  • Mel de abelhas
Também lhe pode interessar: Como tratar a flebite

Passos a seguir:

1

O primeiro que deve fazer é privar o paciente de toda a roupa que possa comprimir seu corpo.

2

O seguinte passo é que o paciente deve ficar em repouso absoluto, tanto físico ou corporal como moral. É por essa razão que deve deixar de falar.

3

O doente tem que respirar de forma rítmica e sem nenhum esforço. Além disso deve conter a tosse o máximo possível e tentar descansar na cama em um postura meio sentada, onde o corpo esteja relaxado e descansado.

4

É preciso aplicar compressas frias ou sacos de gelo na lateral do peito de onde procede a hemorragia. Os sacos ou compressas devem ser renovados constantemente.

5

Durante as primeiras 48 horas o paciente deve se manter em jejum. Após estas horas terá que seguir uma dieta com abundância de vegetais e frutas frescas.

6

Estão totalmente proibidas as bebidas estimulantes como o café ou chá, entre outras. Se o doente tiver sede, só pode beber água com suco de limão.

7

A pessoa doente deve tomar todos os dias 3 xícaras de xarope da planta cavalinha (Equisetum) que pode adoçar com mel de abelhas. As três xícaras devem ser repartidas ao longo do dia, tomando uma de manhã, outra de tarde e uma última à noite.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a hemoptise, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como tratar a hemoptise