PARTILHAR

Como tratar a hipertensão arterial

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 9 julho 2020
Como tratar a hipertensão arterial

A tensão arterial é a pressão que circula o sangue pelo interior das artérias. Quando se fala de hipertensão arterial faz-se referência a um aumento da pressão como consequência da resistência à passagem do sangue nas artérias ou devido ao espessamento exagerado do sangue. Esta condição, que muitas vezes pode ser assintomática, coloca em grande risco a saúde do nosso coração, do nosso cérebro e de diversos órgãos sendo um fator desencadeador nos infartos e acidentes cerebrovasculares. Controlá-la é fundamental, por isso em umComo explicamos-lhe como tratar a hipertensão arterial de forma eficiente.

Também lhe pode interessar: Dicas para prevenir a hipertensão
Passos a seguir:
1

Os riscos da hipertensão arterial são elevados e importantes, por isso quando o nosso médico determina que sofremos de tensão arterial alta torna-se fundamental tomar medidas para garantir a nossa saúde e bem-estar. No caso dos pacientes que sofrem de diabetes ou que tenham sofrido um AVC ou infarto, manter os níveis normais de tensão é muito mais importante pois são mais vulneráveis ao sofrer as consequências desta condição.

Além disso, torna-se importante ter muito claro por que a tensão arterial sobe para determinar aspetos da nossa dieta ou hábitos que a estejam afetando.

2

É habitual que o seu médico lhe receite medicação para tratar a hipertensão arterial e depois o vá vigiando para verificar a sua evolução. No entanto, a medicação é apenas uma parte do tratamento, a mudança e correção de certos hábitos será fundamental para diminuir a pressão arterial com êxito.

Como tratar a hipertensão arterial - Passo 2
3

Para tratar esta condição é fundamental controlar a ingestão de sal e sódio na dieta, um dos principais causadores da tensão subir. Substituir o sal ao cozinhar por outras espécies menos nocivas, evitar o consumo de alimentos enlatados, embutidos e eliminar da dieta a comida de lixo será imprescindível para um coração mais saudável.

No nosso artigo alimentos que aumentam a pressão arterial explicamos-lhe quais ingredientes é conveniente manter longe da sua dieta.

Como tratar a hipertensão arterial - Passo 3
4

Controlar a ingestão de álcool também é fundamental para tratar a hipertensão. As bebidas alcoólicas aumentam a pressão arterial, por isso os pacientes que contam com esta condição não devem ingerir mais de uma bebida por dia, de preferência eliminando-a para sempre da dieta.

Como tratar a hipertensão arterial - Passo 4
5

Se sofre de pressão arterial alta é imprescindível deixar de lado o sedentarismo e realizar atividade física. O exercício diário de pelo menos 30 minutos é de grande ajuda para garantir a saúde do nosso coração, para favorecer a perda de peso e melhorar a saúde em geral. Embora exista uma lista de exercícios recomendados para hipertensos, é muito importante consultar com o seu médico o tipo de atividades adequadas para o seu caso e a frequência e intensidade que deve levar a cabo.

Como tratar a hipertensão arterial - Passo 5
6

Se sofre de sobrepeso ou obesidade é fundamental ajustar a sua dieta para conseguir alcançar um peso saudável e adequado à sua estatura e idade. Seguir uma dieta adequada e reduzir a quantidade de gordura e o excesso de quilos é sempre benéfico para a nossa saúde, favorecendo também os níveis de pressão arterial ao ajudar a reduzi-lo. Neste aspeto pode ser recomendável e útil consultar um nutricionista.

Como tratar a hipertensão arterial - Passo 6
7

O estresse é um dos principais detonadores desta condição, por isso para tratar a hipertensão é muito importante manter a calma. Realizar atividades físicas que favoreçam o relaxamento e evitar se estressar por qualquer coisa é fundamental para manter em bom estado o nosso coração.

Como tratar a hipertensão arterial - Passo 7
8

Além disso é recomendável:

  • Deixar de fumar se tiver este hábito.
  • Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia.
  • Evitar consumir alimentos ricos em cafeína em excesso.
  • Manter a pressão arterial controlada de forma frequente.
  • Ir a consultas médicas de forma periódica para garantir o bem-estar.
  • Incorporar à sua dieta alimentos que ajudam a baixar a pressão como o alho e o chocolate preto.

Adicionalmente a todas estas recomendações, que convém seguir à risca, existem algumas alternativas naturais que podem ajudar a reduzir a pressão. No nosso artigo remédios naturais para baixar a pressão alta damos-lhe uma lista com as melhores alternativas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a hipertensão arterial, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como tratar a hipertensão arterial
1 de 7
Como tratar a hipertensão arterial

Voltar ao topo da página ↑