Partilhar
Partilhar em:

Como tratar a língua branca

Passo a passo
Dificuldade: Média
Avaliação: 4,7 (671 votos)
3 comentários
21 vezes partilhado
 
Como tratar a língua branca

Embora existam muitas causas que podem fazer com que tenhamos a língua branca, a maioria das causas deve-se à falta de uma correta higiene oral o que pode ser corrigido facilmente. A língua branca também se pode manifestar em forma de manchas brancas na língua ou uma camada peluda branca na língua. Neste artigo de umComo vamos lhe explicar como tratar a língua branca, para saber o que fazer assim que a detetar.

Também lhe pode interessar: Quais são as causas da língua branca
1

Em primeiro lugar, o mais recomendável será determinar qual é a causa que provocou esta condição bucal. Assim, a língua branca pode se dever à falta de higiene - como ocorre na maioria das vezes - embora também se possa tratar de algo mais grave como as aftas na boca ou câncer na língua. Embora a falta de higiene ou candidíase oral possa ser corrigida, o câncer na língua deve ser tratado por um oncologista, de forma que será apropriado que um médico examine a sua boca para realizar o diagnóstico apropriado.

O tabaco também pode ser um fator determinante que produza a cor esbranquiçada da língua assim como ser um sinal de uma condição estomacal ou digestiva. O mais adequado para poder tratar dela é consultar um médico para que determine o que pode estar acontecendo no seu organismo para que a sua língua tenha esta aparência.

2

Nos casos em que se trata de uma higiene oral deficiente ou a acumulação de bactérias é o motivo que causou a língua branca, será apropriado usar um raspador de língua ou um limpador de língua duas vezes ao dia antes de escovar os dentes. O modo de uso destes utensílios consiste em iniciar a limpeza na parte posterior ou base da língua e continuar até chegar à frente. Será apropriado repetir este processo até quatro vezes para liberar a maior quantidade de detritos entre as dobras da língua.

3

Além disso, será fundamental escovar os dentes regularmente, seguindo o método habitual, assim como também se recomenda escovar a língua. No entanto, não é necessário aplicar uma pressão excessiva com a escova sobre a sua língua, terá de o fazer simplesmente com suavidade.

No mercado também existem escovas de dentes que na sua parte de trás têm uma superfície especialmente indicada para a limpeza da língua, embora também o possa fazer com qualquer escova de dentes normal.

4

A acumulação de bactérias é outra causa habitual da língua branca, de maneira que o uso de enxaguantes bucais poderá ajudá-lo a minimizar este problema. Embora algumas pessoas sintam coceira ao utilizá-lo, o enxaguante bucal com álcool torna-se mais eficaz perante os patógenos que provocam esta peculiar cor na língua.

5

Na hora de tratar a língua branca será fundamental deixar de fumar (caso seja o seu caso), visto que este mau hábito provoca a inflamação das papilas gustativas e causa desidratação na boca, entre outros efeitos secundários. Assim, esta combinação permite a proliferação de bactérias que de outra forma não aconteceria em um não fumador.

6

Beber água em abundância também pode ajudar a combater a língua branca, assim como determinados alimentos que são benéficos para melhorar esta condição. Alguns exemplos são:

  • Iogurte natural (sem açúcar)
  • Vegetais crus
  • Frutas
  • Suco de limão em jejum
7

Agora que já aprendeu a tratar a língua branca, é importante que saiba alguns métodos para prevenir que volte a acontecer. Neste caso, recomendamos que siga estes conselhos:

  • Escove os dentes depois de cada refeição sem descuidar da limpeza da língua com a escova.
  • Use enxaguante bucal antibacteriano para ter a boca protegida de possíveis infeções. Neste artigo explicamos-lhe como obter uma higiene bucal eficaz.
  • Consulte regularmente o dentista para controlar a saúde da sua boca, além de fazer limpezas com frequência que conseguirão maximizar a higiene na zona.
8

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como tratar a língua branca, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças no nariz e boca.

Conselhos
  • Consulte um médico se a língua branca não desaparecer depois de repetidos esforços, para descartar uma doença mais grave.
  • Úlceras na língua, manchas na língua, língua pilosa e outras cores na língua podem ter diferentes significados, que requerem uma consulta médica.
Relacionados
Comentários (3)

Escrever comentário sobre Como tratar a língua branca

Muito útil
3 comentários
Narbal E.da Mata
Boa noite!Minha mãe tem leucemia,e agora apareceu com a língua muito saburrosa e gostaria de saber se tem um tratamento ou um medicamento que possa ser usado para amenizar ou eliminar esse problema.Desde já fico agradecida pela informação.
vitor
Use aqueles raspadores de lingua, e compre uma escova com o lado de traz para escovar a lingua creio que deve melhorar. melhoras para sua mae abraços
Gel
A minha língua fica branca e amarga constantemente. Eu escovo sai o branco, volta o normal, mas continua amarga. A noite na hora de dormir eu escovo, quando acordo pela manhã está branca e amarga tudo de novo e isso casa mal halito, eu mesmo sinto a halitose. Se poder me ajudar, agradeço.
Mari
Vc tb pode complementar o tratamento com um bom acupunturista.... ode ser disfunção energética em outros lugares que refletem esse sintoma na língua...
Ana Kolbe
Por favor,corrija:Enxaguatorio bucal NUNCA pode conter álcool pois o mesmo provoca descamacao da mucosa e a longo prazo cancer bucal.

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
DIETA | Remédios Caseiros
Top 10
Como tratar a língua branca
1 de 4
Como tratar a língua branca