Dor de costas

Como tratar a lombalgia

Como tratar a lombalgia

A lombalgia é a dor que ocorre na parte inferior das costas, que pode ser devido a diferentes fatores como podem ser posturas incorretas ou fraturas musculares devido a um sobreesforço. Assim, são muitas as pessoas que em algum momento da sua vida podem sofrer de dor na zona dorsal - ou lombalgia como se conhece - e em alguns casos impossibilita inclusive o desenvolvimento normal das atividades cotidianas. É por isso que neste artigo de umComo queremos explicar para você com detalhe como tratar a lombalgia.

Passos a seguir:
1

Entre os sintomas da lombalgia, destaca-se a dor na zona lombar, desde as costelas até à parte inferior das costas, seja em um lado ou em ambos. No entanto, o repouso prolongado torna-se contraproducente para a lombalgia e dificultará o seu tratamento, é por isso que os médicos recomendam às pessoas com lombalgia manter a atividade cotidiana e física que lhes seja possível fazer. Ou seja, deve-se evitar o repouso na cama à excepção daqueles casos em que a dor incapacita o afetado a manter-se em outra posição que não deitado. Além disso, não deverão passar mais de 48 horas seguidas na cama.

Como tratar a lombalgia - Passo 1
2

O passo anterior não significa que as pessoas com lombalgia possam levar a cabo exercício físico intenso ou praticar qualquer esporte, uma vez que o esforço intenso não é recomendável. Trata-se apenas de não parar subitamente com a sua atividade normal. Do mesmo modo, existem determinados esportes ou atividades físicas que se recomendam mais que outros, pelo que lhe recomendamos que consulte o nosso artigo sobre que esportes posso fazer se tenho lombalgia.

A partir das 4 semanas podem-se realizar exercícios de flexibilidade e fortalecimento da musculatura do tronco. Este tipo de exercício pode diminuir a frequência e intensidade das dores. Nunca se deve iniciar o exercício nas fases de dor.

Como tratar a lombalgia - Passo 2
3

Além disso, na hora de tratar a lombalgia recomenda-se aplicar frio e calor de forma alterada sobre a zona afetada para aliviar a dor e reduzir a possível inflamação. Por isso, serão apropriadas as compressas quentes ou bolsas de água combinadas com compressas de gel geladas ou gel envolto em um pano. Lembre-se que nunca poderá aplicar gelo diretamente sobre a pele pois poderia causar queimaduras por frio excessivo.

Como tratar a lombalgia - Passo 3
4

Recomenda-se evitar esforços desnecessários que podem produzir uma recaída no quadro e aprender técnicas para levantar pesos e sentar-se. Para isso, pode ser bastante apropriado iniciar uma terapia de reeducação postural, em que fisioterapeutas e especialistas médicos poderão corrigir os erros que cometemos ao realizar atividades tão cotidianas como sentar ou caminhar.

Como tratar a lombalgia - Passo 4
5

Em alguns casos, é possível que o médico determine um tratamento farmacológico para tratar a lombalgia e aliviar a sua sintomatologia. No entanto, toda a medicação deverá ser sob prescrição médica e ser supervisionada a todo o momento. Assim, existe uma grande variedade terapêutica composta por quatro grupos de fármacos: analgésicos, anti-inflamatórios não esteroides, relaxantes musculares e antidepressivos.

Dentro dos analgésicos, o ibuprofeno, paracetamol, diclofenaco e ácido acetilsalicílico são os mais utilizados e estudados. Reserva-se o uso de analgésicos opioides para os casos de dor grave. Os anti-inflamatórios não esteroides apresentam propriedades analgésicas a baixas doses e anti-inflamatórias a doses maiores sendo benéficos na lombalgia aguda pelo seu rápido começo de ação, sendo os mais utilizados o naproxeno, piroxicam.

Como tratar a lombalgia - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a lombalgia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Mateus
Parabéns pelo site, tanto meu pai quanto minha mãe sofria de Lombalgia e hoje com certos eles estão muito melhores os caras são bons fica a Dica no site da ##### http://######.com.br
1 de 6
Como tratar a lombalgia