Partilhar
Partilhar em:

Como tratar a má digestão

Passo a passo
Dificuldade: Alta
Avaliação: 4 (159 votos)
2 comentários
4 vezes partilhado
 
Como tratar a má digestão

Com certeza que já aconteceu mais de uma vez você sofrer de má digestão ou conhecer alguém que já sofreu dela. Por isso, de seguida vamos explicar para você como a pode tratar. Na medicina, a má digestão é conhecida como dispepsia, trata-se de um sintoma que pode aparecer em muitos transtornos ou doenças do estômago. A pessoa que sofre de dispepsianão tem apetite nem a sensação de ter fome; às vezes até em jejum se pode ter a sensação de ter o estômago cheio. Se este é o seu caso e gostaria de saber o que fazer para melhorar o seu estado, continue lendo este artigo de umComo e descubra como tratar a má digestão.

Também lhe pode interessar: Alimentos para melhorar a digestão
1

Em primeiro lugar, vale lembrar que a dispepsia ou má digestão não é sinônimo de indigestão, uma vez que esta segunda costuma ocorrer de forma esporádica devido a alguma causa específica e a sua duração é de um curto período de tempo. No entanto, a dispepsia é uma condição recorrente que dificulta a correta digestão de todos os alimentos, seja por uma causa orgânica - como uma doença gástrica - ou se converte em funcional, ou seja, sem justificação ou condição que a provoque.

No entanto, os sintomas de uma e outra condição podem ser confundidos, uma vez que a dispepsia se carateriza por sintomas como:

  • Peso no estômago;
  • Dor na boca do estômago;
  • Gases ou flatulência;
  • Arrotos;
  • Acidez estomacal;
  • Náuseas e vômitos.
2

Entre as causas da dispepsia, encontramos casos e condições bastante diversas que, na medida do possível, deveremos evitar para evitar assim a má digestão e reduzir os incômodos. Deste modo, a forma como comemos tem um papel fundamental, uma vez que os maus hábitos na hora de comer podem causar estes problemas digestivos. É por isso que devemos comer sempre devagar e de forma tranquila, mastigando corretamente, evitando comer de forma excessiva, não comer de pé ou evitar o exercício e esforço em excesso logo depois de comer.

3

Por outro lado, é claro que os alimentos serão outro dos fatores que têm uma grande importância na dispepsia, uma vez que determinadas comidas se tornam pesadas ou difíceis de digerir para o estômago. Assim, será importante reduzir o consumo de:

  • Alimentos gordurosos
  • Comidas picantes ou excessivamente condimentadas
  • Frituras
  • Legumes
  • Alimentos com excesso de fibra
4

Também será muito importante reduzir o estresse emocional que pode provocar problemas estomacais, pois existem muitas pessoas em que as situações de nervosismo e ansiedade afetam o trato digestivo. Deste modo, será imprescindível tratar os problemas emocionais ou psicológicos para evitar assim a má digestão ou dispepsia.

5

O tabaco e o álcool são outros fatores que podem afetar negativamente o processo de digestão dos alimentos e, por conseguinte, provocar dispepsia pelo fato de irritar as mucosas digestivas. Por isso, devemos eliminar estes hábitos de vida cotidiana e, para isso recomendamos que consulte os nossos artigos:

6

Em alguns casos, a dispepsia ocorre devido a tratamentos farmacológicos que irritam o estômago e dificultam a digestão. É por isso que deverá falar com o seu médico sobre os medicamentos que está tomando e, no caso de algum lhe estar provocando uma reação adversa, encontrar alguma alternativa.

7

Para além disso, na hora de tratar a dispepsia ou má digestão, é possível que o médico lhe receite medicamentos que reduzam os sintomas e incômodos. No entanto, deverá ser sempre um tratamento adequado a cada pessoa e condição. Também é possível que algumas infusões digestivas lhe ajudem a melhorar esta condição, entre no nosso artigo e descubra quais são as infusões digestivas.

8

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como tratar a má digestão , recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Relacionados
Comentários (2)

Escrever comentário sobre Como tratar a má digestão

Muito útil
2 comentários
jose daniel
olar boa noite queria tiar uma duvida neste final de semana mais ou menos no dia 4 do mes 6 de 2015 eu estava em casa quando estava tudo normal mais mais na hora de jantar quando começei a min alimentar parace que o estomago deu supapo parece qu caiu uma bomba no estomago dai nao consegui comer direito para que ficou cheio ai depois começei ater varias seçoes de arrotos com mal estar muito grande parace que o estomago iria explodir ou coisa e tambem fico sentido ruidos como que se fosse um tornerinha ligada a meu deus estou ficando preoculpado a gora o estomago nao doi apenas as vezes quando incarco um pouco para dentro estar um pouco dolorido. meu deus estou ficando preoculpado o que deve ser e se devo logo procurar um medico min ajudem por favor
Sinval
Onde eu posso encontrar argila, posso te fazer uma pergunta? mas já fazendo eu tenho crise no estômago, durante as crises é praticamente impossível de meu estômago fazer digestão, ja passei quase 3 dias sem comer nada até a água não descia, so depois que meu estômago desincha, que eu começo comendo frutas. Mas não tenho dor de estômago, sinto dor de cabeça e calafrios indisposição, muita tristeza parece mais depressão. desculpa o texto grande. Já procurei médicos mas sem resultados>

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
Cabelo | Tratamentos e Dicas
Top 10
Como tratar a má digestão
1 de 8
Como tratar a má digestão