Metatarsalgia

Como tratar a metatarsalgia

Pés Sem Dor
Por Pés Sem Dor. Atualizado: 10 dezembro 2019
Como tratar a metatarsalgia
Imagem: calldrgiltn.com

Metatarsalgia é o nome dado à dor no metatarso, ou seja à dor na parte frontal do pé. Os metatarsos são os ossos dos pés que se encontram entre os ossos que formam o tornozelo e ossos dos dedos dos pés e, a metatarsalgia é a dor de um ou mais desses ossos. O uso de calçado inadequado, excesso de peso e atividades físicas de alto impacto estão entre as causas mais comuns da metatarsalgia. Se lhe foi diagnosticado metatarsalgia, em umComo vamos explicar-lhe um pouco mais sobre esta condição e como tratar a metatarsalgia.

Também lhe pode interessar: Dor na sola do pé, o que pode ser?

Índice

  1. Causas da metatarsalgia
  2. Sintomas da metatarsalgia
  3. Tratar a metatarsalgia

Causas da metatarsalgia

A metatarsalgia deve-se sobretudo a um aumento de pressão na zona anterior do pé e, isso pode ser causado por diferentes fatores. Confira abaixo quais as causas da metatarsalgia mais comuns:

  • Uso de sapatos inadequados ou de salto alto. O uso de sapatos demasiado apertados ou inadequados para o pé pode ser a causa da metatarsalgia. Além disso, o uso de sapatos de salto alto podem adicionar uma pressão às cabeças dos metatarsos causando a metatarsalgia.
  • Atividades de alto impacto. Esportes que envolvam saltos, tênis ou mesmo os corredores correm o risco de sofrer de metatarsalgia, pois nestas atividades também é adicionada pressão às cabeças dos metatarsos.
  • O excesso de peso pode adicionar uma pressão sobre os pés em geral.
  • Pés cavos, em que o pé tem um arco elevado e não consegue achatar quando coloca o peso sobre o pé, o que pode causar metatarsalgia.
  • Neuroma de Morton. Esta é uma condição que afeta um dos nervos entre os ossos do metatarso e, pode ocorrer devido ao uso de sapatos inadequados, de salto alto ou de atividades de alto impacto.
  • Dedos em garra, deformidade que pode ocorrer nos pés em que um dedo se enrola e fica apontado para o solo.

Joanete, tendão de Aquiles, lesão traumática do pé e fratura por estresse podem ser outras da metatarsalgia.

Sintomas da metatarsalgia

Os sintomas da metatarsalgia são normalmente progressivos ao longo do tempo e podem incluir:

  • Dor na parte da sola do pé, logo atrás dos pés, que piora quando você caminha, corre ou flexiona os dedos dos pés. Esta dor é normalmente descrita como a sensação de a meia estar enrolada ou como se estivesse como uma pedra no sapato.
  • Dor em torno do segundo, terceiro ou quarto dedo do pé.
  • Presença de calosidades ou aumento da espessura da pele na parte da frente do pé ou bola do pé.
  • Formigamento ou dormência nos dedos dos pés.
Como tratar a metatarsalgia - Sintomas da metatarsalgia
Imagem: blogpodologia.com

Tratar a metatarsalgia

O tratamento da metatarsalgia vai depender da causa subjacente, pelo que se a causa for o uso de saltos altos, deverá diminuir o seu uso. Por isso, é importante determinar a causa para conseguir tratar a metatarsalgia. Confira abaixo algumas medidas para aliviar e tratar a metatarsalgia:

  • Uso de calçados adequados, com salto baixo e que tenham uma área grande para os dedos do pé, que não sejam muito estreitos à frente e que sejam do tamanho certo. Caso pratique alguma atividade física, como tênis ou running, deverá usar tênis adequados a essa prática esportiva com bom amortecimento.
  • O uso de palmilhas específicas também pode ajudar a aliviar a dor e a tratar a metatarsalgia. Estas palmilhas ajudam a acomodar o pé como um todo, reduzindo a pressão exercida sobre os metatarsos. Além disso, o uso de almofadas de metatarso e inseres ortopédicos também podem ajudar a aliviar a dor causada pela metatarsalgia.
  • A fisioterapia também pode ser útil para ajudar a tratar a metatarsalgia. Flexione e estique cada um dos dedos do pé segurando por cinco segundos e repetindo cinco vezes. Estique também cada dedo para cima e para baixo e repita.
  • Os alongamentos dos músculos da panturrilha também podem ser muito úteis principalmente se você faz caminhada ou corrida. Faça isso pelo duas vezes por dia e conseguirá diminuir a pressão da parte da frente do pé.
  • Caso esteja acima do peso será recomendável perder peso para conseguir tratar a metatarsalgia.

Sempre que conseguir tente andar descalço e descansar com os pés elevados. Para aliviar a dor da metatarsalgia pode ser necessário tomar analgésicos como paracetamol e anti-inflamatórios. Mas é importante que os tome sempre sob orientação do seu médico.

Como tratar a metatarsalgia - Tratar a metatarsalgia
Imagem: casalisboaortopedia.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a metatarsalgia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • Durante a recuperação da metatarsalgia, as atividades físicas deverão ser alteradas para que não piore a condição.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Cicero lucio moraes
Como tratar metatarsalgia, existe medicamentos naturais?
Maria de Fátima Queiroz
Vários são os acometimentos nos meus pés: Neuroma de morton, já tive esporão calcâneo e fascite plantas nos dois pés(sei que não acabam), metatarsalgia. Muita dor, inclusive naquele ossinho na parte interna do pé. Sou corredora de rua.
ANA CRISTINA
Bom dia! Tenho metatarsalgia e dói muito como tratar e qual a melhor palmilha para o uso diario, pois já mandei fazer e nada adiantou,a que fiz foi para os pés todo. Será que existe outra. Aguardo ansiosa uma resposta. Obrigada
marlene sohler
agradeço as orientações foram muito importantes para meu conhecimento
Editor umComo.com.br
Oi Marlene! Que bom que gostou das dicas. Continue acompanhando nossos artigos?
Rose Souza
Bom dia, muito esclarecedor e pratico. Gostei e seguirei outros assuntos, tanto de Saúde quanto beleza, decoração , etc. Obrigada! Rosaria.
Editor umComo.com.br
Oi Rose, que bom saber que o tem foi do seu interesse! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso site :)
ROSA HELENA DE ALMEIDA
SINTO DOR E INCHAÇO NA PARTE LATERAL DO PE INCHA E DOI OQUE POSSO FAZER.
Imagem: calldrgiltn.com
Imagem: blogpodologia.com
Imagem: casalisboaortopedia.com.br
1 de 3
Como tratar a metatarsalgia