Como tratar a mononucleose


Como tratar a mononucleose

A infeção viral conhecida como mononucleose produz-se por contágio do vírus Epstein-Barr (EBV), o qual depois de entre quatro a sete semanas de incubação, manifesta-se com sintomas que podem ser irritantes para o paciente. Uma vez que se contrai a doença, são muitos os doentes que se perguntam como tratar a mononucleose para aliviar os sintomas e conduzir a uma rápida recuperação. Em umComo.com.br explicamos-lhe o tratamento para este vírus.

Foto: futgol3d.com

Instruções
  1. Depois de ter feito os exames típicos para confirmar o diagnóstico, o tratamento para a mononucleose consiste principalmente em aliviar os sintomas originados por esta doença, pois a condição propriamente dita não tem cura.

  2. O paracetamol ou ibuprofeno utilizam-se no tratamento da mononucleose para reduzir a febre e as dores de cabeça típicas da doença.

  3. É fundamental o repouso absoluto quando se sofre de mononucleose, sendo uma parte importante do tratamento desta doença que normalmente causa muito cansaço e fadiga no doente.

  4. Pode aproveitar alguns remédios naturais para aliviar a dor de garganta, por exemplo realizar gargarejos com água morna com sal cinco vezes ao dia para melhorar a inflamação da zona.

  5. É muito importante manter-se hidratado e alimentar-se corretamente, enquanto tem mononucleose. A falta de apetite é um dos sintomas da doença, mas se deixar de comer irá sentir-se muito fraco e a sua recuperação será mais lenta.

  6. No caso dos sintomas da mononucleose serem demasiado fortes, é normal que os médicos receitem medicamentos esteroides para aliviar os sintomas próprios desta condição.

  7. Quando os sintomas são persistentes e o paciente não apresenta melhoria, ou existem certas condições de risco, é normal que os especialistas recomendem a hospitalização por mononucleose.

  8. Se deseja ler mais artigos parecidos a como tratar a mononucleose, recomendamos que entre na nossa categoria de Outras doenças.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como tratar a mononucleose: