Prevenir a incontinência urinária

Como tratar a retenção urinária

Como tratar a retenção urinária

A retenção urinária é uma condição que ocorre quando a bexiga não fica vazia ao urinar, e isto ocorre devido à existência de um bloqueio que impede que o fluxo de urina seja transferido corretamente para a uretra e, de seguida para fora do corpo. São muitas as causas que podem dar lugar a esta condição, desde hiperplasia da próstata até estar originada por algum tipo de lesão nos nervos ou músculos que controlam a função urinária. Para conhecer em detalhes quais são os seus fatores causadores mais comuns e os métodos existentes para a curar, preste atenção ao seguinte artigo de umComo sobre como tratar a retenção urinária.

Vai precisar de:
  • Banheira ou duche
  • Bolsa de água quente
  • Camomila
  • Folhas de urtiga
  • Água
  • Xícara
  • Cebola
  • Coador ou filtro
Também lhe pode interessar: Como tratar a inflamação do canal urinário
Passos a seguir:
1

Quando se sofre de retenção urinária e o fluxo de urina não passa corretamente para a uretra, que é o canal pelo qual a urina é expulsada para fora do corpo, é possível que, entre outros, apareçam sintomas como:

  • Dor ou pressão abdominal.
  • Necessidade frequente de urinar e sensação de bexiga cheia.
  • Incapacidade ou dificuldade para urinar.
  • Dor ao urinar.
  • Perdas de urina durante o dia ou à noite enquanto dorme.
  • Presença de sangue na urina.
  • Fadiga, mal-estas geral e náuseas.
2

A retenção urinária é uma condição que se deve tratar medicamente com urgência, e que pode ser uma consequência direta de muitas problemas de saúde, entre os quais encontramos hiperplasia da próstata, obstruções causadas por cálculos ou tumores, estreitamento da uretra, debilidade em um músculo da bexiga, divertículos da bexiga ou a toma de certos medicamentos narcóticos ou antidepressivos. Em função do fator causador, os sintomas da retenção urinária podem ser mais ou menos graves, o que também influencia na escolha do tratamento que o paciente deve iniciar para tratar esta condição.

3

Através de um exame físico completo e e alguns exames como uma análise de urina, uma ecografia, uma cistoscopia, uma análise de sangue, etc, o médico poderá identificar o que está causando a retenção urinária e realizar um diagnóstico individualizado. Dentro dos possíveis tratamentos da retenção urinária, um dos que se utiliza na maioria dos casos é a colocação de um tubo chamado de cateter na bexiga para drenar toda a urina e combater a obstrução. Além disso, isto previne que a urina flua de novo para a bexiga e se originem possíveis infeções.

4

À drenagem de urina explicada anteriormente, é possível que acompanhe a toma de um tratamento farmacológico baseado naqueles medicamentos eficientes para tratar o problema que estiver causando a retenção urinária. Pois, tal como já referimos, o tratamento da retenção urinária dependerá consoante a causa da mesma.

5

Naqueles casos de maior gravidade, pode ser necessário uma intervenção cirúrgica para tratar o problema de saúde ou condição que estiver impedindo que o fluxo de urina passe corretamente para a uretra e, posteriormente, para o exterior.

6

Apesar da retenção urinária ser uma condição que não se possa evitar, uma vez que é fruto de outro problema de saúde, é importante que tenha em conta algumas recomendações que lhe podem ajudar a prevenir infeções que coloquem em risco o bom estado da bexiga. É importante que:

  • Beba água em abundância (2 litros no mínimo) e líquidos durante o dia.
  • Não segure a urina e vá ao banheiro cada vez que sentir vontade.
  • Vá ao médico perante a manifestação de qualquer sintomas descrito anteriormente ou se observar algum tipo de alteração na cor ou odor da urina.
  • Mantenha uma boa higiene íntima e, após fazer as suas necessidades, limpe a zona genital sempre de frente para trás (e nunca ao contrário).
  • Siga uma dieta equilibrada e saudável que mantenha o seu sistema imunitário reforçado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a retenção urinária, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Rubem Ariosto Teixeira Leite Filho
Muito proveitosa suas orientação
Editor umComo.com.br
Oi Rubem! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue seguindo o umCOMO e rápidas melhoras!
clarice marques de freitas bossoni
eu estava fazendo o tratamento com betancol mas nao encontra mais no mercado o que eu faco pois voltou tudo
A sua avaliação:
Cassio
Comecei nessa segunda-feira dia 05/09/16 a sentir retençáo urinária pela primeira vez na vida. Eu achava que sempre tive um pouco de incontinência ou gotejamento. Mas agora tenho uma vontade imensa de urinar e qdo vou ao banheiro quase não sai urina. Daí disparei a beber água e tem saído mais e bem clarinha a urina. Estou preocupado. Tenho 41 anos. Não sou diabético e bem hipertenso. Tenho feito reeducação alimentar e perdi 20 kg nos últimos 2 meses e ainda tenho que perder mais. Amanhã vou correr atrás do meu urologista e narrar tudo. Oro a Deus pra nunca precisar de cateres, sondas, cirurgias de bexiga ou o pior de tudo. Depender de hemodiálise. Orem por mim quem ler esse relato e crer no Senhor Jesus.
Hermínia de lima
Existe outro método sem ser o cateterismo por que eu urinou bastante durante o dia faço uso de fralda pois nao ando faço cateterismo ttrês vezes ao dia
Edvania souza
Passo dia sem urinar, a bexiga cheia e doe quando tento, será retenção urinária? Como faço para tratar?
Cassio
Provavelmente você estava com infecção urinária na época que escreveu. Está bem agora?
gervasio basso
Estou com retenção urinária pós cirúrgico, o urologista passou uma medicação que não fabrica mais e não tem similar. O medicamento e (liberan betanecol) 10 mg
LEUWYS PEREIRA
Quero saber se tem remédos caseiros para amenizar a diabetes?
Como tratar a retenção urinária