Acalmar a tosse

Como tratar a tosse com remédios caseiros

Como tratar a tosse com remédios caseiros

A tosse é um sintoma de muitas condições, entre as quais destacamos os resfriados, as gripes, as alergias, etc. Na maioria das vezes, é muito incômoda e deriva em um mal-estar geral que piora a condição. É muito importante consultar um médico se a tosse for forte ou demorar a desaparecer, apesar de também existirem alguns produtos naturais que podem ajudar a acalmá-la. Neste artigo de umComo, você encontrará alguns conselhos sobre como tratar a tosse com remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Como tratar a tosse nervosa
Passos a seguir:
1

Um dos remédios caseiros mais eficazes contra a tosse é a cebola, já que conta com propriedades expectorantes e antitussígenas. Portanto, recomendamos cortar em um prato uma cebola em pedaços e colocar no criado mudo, você notará como tosse menos enquanto dorme e descansará melhor.

Como tratar a tosse com remédios caseiros - Passo 1
2

Outro remédio caseiro que usa a cebola contra a tosse consiste em descascar a cebola e cortá-la em pedaços pequenos, colocar em um recipiente e adicionar o suco de um limão e um pouco de mel. Deve deixar repousar os ingredientes durante cerca de 6 horas e, após esse tempo, já pode tomar 3 colheres de sopa do suco resultante, 3 vezes ao dia. Pode ver os passos em detalhe no nosso artigo: Como fazer um xarope de cebola e mel.

Como tratar a tosse com remédios caseiros - Passo 2
3

Uma solução muito eficaz é fazer vapores, que ajudará a abrir as vias respiratórias e, portanto, reduzirá a tosse. Para isso, você deverá ferver a água junto com umas folhas de eucalipto e suco de limão. Quando a água estiver quente, retire do fogo, cubra a cabeça com uma toalha e respire profundamente esses vapores.

Como tratar a tosse com remédios caseiros - Passo 3
4

Você também pode preparar um xarope à base de alho, amassando vários dentes de alho e misturando-os com tomilho e azeite de oliva. Recomenda-se tomar uma colher de sopa em jejum para notar um maior efeito.

Como tratar a tosse com remédios caseiros - Passo 4
5

As tâmaras também podem ser usadas como remédio caseiro para tratar a tosse. Você só terá de ferver 3 ou 4 tâmaras junto com 2 figos secos em um litro de água. Após 10 minutos, retire do fogo e beba uma xícara da mistura obtida. Deverá tomar esta mistura no mínimo duas vezes ao dia.

Como tratar a tosse com remédios caseiros - Passo 5
6

A beterraba também pode ser utilizada em forma de xarope para combater a tosse, uma vez que possui propriedades anti-inflamatórias. Acesse este artigo para saber como fazer xarope de beterraba para a tosse.

7

Ainda que os remédios caseiros e naturais ajudem a combater a tosse, será necessário que consulte o médico para que ele diagnostique as causas e possa também receitar o tratamento mais adequado.

Como tratar a tosse com remédios caseiros - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a tosse com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
aldemir antonio dias
Estou com uma tosse muito grande , gostaria de receber uma receita de um remédio para me aliviar. Atenciosamente. Obrigado:
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Aldemir! Para além dos remédios caseiros que falamos acima, pode encontrar mais soluções nestes artigos, dependendo de se se trata de tosse com catarro ou seca:
https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-curar-a-tosse-com-catarro-676.html
https://saude.umcomo.com.br/artigo/remedios-caseiros-para-a-tosse-seca-11522.html
adelar joão busnello
eu gostaria de um rémedio para tosse da minha mãe ela tem 76 anos e deu agua no polmões e tosse não para se tiver alguem ai que esta lendo este comentário por favor me ajude estou desesperado para mim não sei mais o que fazer .....
Denise aparecida dos santos
Como tratar. Uma tosse carregada
oswaldo
ola boa noite como tratar a tosse a minha esposa ja fez varios remedio e nao para atosse
liliane
Minha filha tava com bastante tosse fiz o chá de alho com mel ela ficou melhor pois não sabia mais o q quer fazer o xarope que foi passado pêlo médico não estava resolvendo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Liliane, que bom que esse chá ajudou sua filha! Muito obrigada pela sua visita e continue nos acompanhando ;)
simone
Oi,boa noite cm faz esse chá?já tô cansado de levar meu filho em médico,a tosse vai e vem.
Elisete da Silva Lops
eu estou com uma tosse seca danada como parar de tossir?me responda rapidamente por favor?????????????????
may carvalho
O suco da laranja morno, adoçado levimente com mel.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá May, obrigada pelo comentário :)
Usuário anônimo
Gostaria de ajudar meu marido que já esta medicado e sua tosse não passa .Por tanto esta bem fragilizado para tratar com cebola e outras coisas e nenhum deles foram eficaz..mas grata pela atenção
1 de 7
Como tratar a tosse com remédios caseiros