Doenças do sangue

Como tratar a uremia

Como tratar a uremia

A uremia é uma espécie de envenenamento que ocorre nos órgãos internos quando há um excesso de ureia no sangue. Esta acumulação deve-se ao fato dos rins não funcionarem corretamente, motivo pelo qual a ureia não é eliminada e se vai acumulando no sangue. Embora esta seja a causa mais comum, não é a única, pois também pode ocorrer por outras doenças tais como a nefrite, as feridas ou roturas nos ureteres ou na bexiga.

Se lhe foi diagnosticada esta condição, é fundamental que siga as indicações do seu médico. Como complemento ao tratamento farmacológico, pode tomar outras medidas naturais que lhe ajudarão a acelerar o processo de cura. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como tratar a uremia.

Vai precisar de:

  • Camomila ou urtiga
  • Saco de água quente
  • Garrafa ou frasco hermético
Também lhe pode interessar: Como tratar a hemoptise

Passos a seguir:

1

Entre os sintomas mais comuns da uremia encontram-se a urina escassa e espessa. Os pacientes que sofrem desta doença apresentam um odor forte e desagradável devido ao alto conteúdo de ureia. Também podemos encontrar vômitos fortes, convulsões, náuseas, vertigens, ataques epiléticos, febre alta e dores de cabeça súbitas.

Os pacientes que sofrem de uremia costumam precisar de tratamentos de diálise ou hemodiálise para poder assim filtrar o seu sangue e eliminar os resíduos que não podem ser expulsos através dos rins, uma vez que não funcionam bem.

2

Um dos fatores mais importantes será também a sua alimentação, de modo que deverá seguir todas as recomendações do seu médico. À medida que o seu estado de saúde melhorar, deverá incorporar ao tratamento de forma progressiva sucos de frutas, caldos, vegetais e purés de verdura, todos livres de gorduras, até que finalmente consiga seguir uma dieta lacto-vegetariana. Além da proibição de comer queijos fortes, ovos e legumes secos.

3

Para que o doente transpire e elimine pouco a pouco o excesso de ureia, existe a possibilidade de colocar sacos de água quente na cama e tomar infusões quentes de camomila ou urtiga. A dose diária recomendada de infusões é de duas xícaras, uma antes da refeição principal e outra antes de se deitar.

Deve fazer a infusão de urtiga colocando um litro de água fervendo em 40 gr de casca ou ramos de urtiga cortados e deixando repousar durante 15 minutos. Depois terá que coá-lo e passá-lo para uma garrafa ou frasco hermético.

4

Um remédio recomendável para tratar a uremia é tomar todos os dias um banho de vapor de 15 minutos de duração para causar sudoração e, por conseguinte, a eliminação da ureia e outras toxinas. Outra opção muito eficaz é alternar este tipo de banhos com outros quentes e frios.

5

Lembre-se que a dieta é muito importante para tratar a uremia, pelo que deverá reduzir os alimentos que contenham uma elevada porcentagem de sódio. Além disso, é fundamental que siga o tratamento indicado pelo médico e confira se pode tomar ou não os remédios anteriores.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a uremia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Se o doente sofre de hipertensão, o banho vital deverá ser de água morna e não fria.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
OZELIA LORDE
NO EXAME DE UREIA DEU 20,00 POR MG/DL DE SANGUE É CONSIDERADO BAIXA
filipe cardoso
Tudo isto junto dá beber 2 litros de agua por dia ... eu nao tenho nenhum sintoma sinto me muito bem apenas fiz analises ao sangue e na ureia de 10 a 50 tenho 50 mas provavelmente deve ser de beber pouca água nao sou gordo nem nada que se pareça tenho 1.78m 60kg faço desporto. Nunca senti problema nenhum... pode ser falta de agua e comer algo que nao me faça bem
Como tratar a uremia