Úlceras na boca

Como tratar as úlceras bucais

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 junho 2020
Como tratar as úlceras bucais

As úlceras bucais apresentam-se de forma mais comum como aftas ou feridas, que são pequenas lesões esbranquiçadas ou amareladas que aparecem nos tecidos mucosos que cobrem a parte interna da boca. Costumam provocar incômodos, coceiras intensas e outros sintomas menos frequentes como febre, gânglios inflamados ou mal-estar generalizado. Além de conhecer os sintomas desta condição, também é adequado ter conhecimento de alguns cuidados que nos ajudem a acelerar sua cura. Preste atenção no seguinte artigo de umComo no qual explicamos a você como tratar as úlceras bucais.

Também lhe pode interessar: Quais são as causas do mau hálito
Passos a seguir:
1

Em geral, as úlceras bucais desaparecem por si só após alguns dias, mas a cura também pode ser acelerada por meio da aplicação de um tratamento local. Caso a úlcera bucal permaneça após uns 15 dias, será conveniente procurar seu médico para determinar qual é o fator causador, bem como descartar que existam problemas de saúde de maior gravidade. Você também deverá consultar um especialista o quanto antes se as úlceras forem acompanhadas de outros sintomas como febre, lesões na pele, dificuldade de engolir, baba ou outros sinais alarmantes.

2

Durante os dias em que estas lesões estiverem presentes em sua boca, você pode realizar uma série de cuidados e medidas que ajudarão você a aliviar os incômodos que elas originam. Uma das mais eficientes é adquirir um enxague bucal na farmácia ou um anestésico local, caso as úlceras bucais sejam muito dolorosas.

3

Um enxague bucal caseiro muito suave, que proporcionará a você um alívio imediato, é o que se elabora com um pouco de água e sal. Você só precisa acrescentar uma colher pequena de sal em um copo de água morna e enxaguar a boca com a mistura, incidindo especialmente na parte afetada pela ferida.

4

Do mesmo modo, a sálvia também pode servir de ajuda na tarefa de tratar as úlceras bucais de forma natural. Esta planta tem propriedades desinfetantes, acalma as dores e favorece a cura dos tecidos danificados. Prepare uma solução caseira, acrescentando 2 ou 3 colheres de sopa de folhas de sálvia em um litro de água quente, deixe ferver durante 15 minutos e coe o líquido resultante. Quando estiver morno, use-o em modo de enxague bucal seguindo o procedimento indicado no passo anterior.

5

Preste muita atenção na sua higiene oral diária enquanto a úlcera persistir, já que isto favorecerá sua cura. Sobretudo, escove os dentes após cada refeição para evitar a formação de placa bacteriana, use fio dental para uma limpeza mais eficiente e, por último, um enxague bucal suave ou que contenha componentes antissépticos para combater as bactérias existentes na cavidade bucal.

6

Quanto à dieta, durante os dias nos quais as úlceras bucais estiverem presentes, aconselha-se evitar o consumo de alimentos quentes demais, picantes, ácidos ou muito condimentados.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar as úlceras bucais, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como tratar as úlceras bucais