Úlceras na pele

Como tratar as úlceras da pele

Como tratar as úlceras da pele

As úlceras podem aparecer por diferentes motivos e podem derivar em crônicas se não se tratarem da forma que for necessário. Dependendo do grau em que estiverem, o paciente precisará de um ou outro tratamento para tratar as úlceras e poder diminuir a dor que estas provocam. Em umComo contamos-lhe de seguida como tratar as úlceras da pele indicando-lhe os usos mais comuns que costumam se levar a cabo assim como os remédios naturais que podem ajudar a eliminar a dor.

Também lhe pode interessar: Como tratar furúnculos na pele
Passos a seguir:
1

Dependendo do grau da úlcera que estivermos falando, o tratamento para as curar será um ou outro, por isso é fundamental consultar um especialista para que este determine que tipo de úlcera de pele estamos enfrentando. Se falamos do grau 1 em que a pele está intata e apenas ocorre a alteração de uma forma superficial, a forma de a tratar será bem mais preventiva:

  • Mudar a postura do paciente para que a úlcera não piore.
  • Colocar almofadas ou proteção na zona infetada para que se cure sozinha.
  • Aplicar um creme cicatrizante recomendado por um especialista.

Com estes conselhos, conseguiremos que a úlcera de grau 1 melhore e, pouco a pouco, desapareça.

2

Quando a úlcera da pele se converter em uma bolha ou mostrar uma erosão superficial, estamos falando de uma úlcera de grau 2 e, além de aplicar o tratamento que referimos no ponto anterior, temos que aumentar a higiene da zona para tê-la limpa e impedir que a ferida se infete ainda mais.

Com a ajuda de um soro fisiológico temos que limpar a úlcera da pele assim como proceder à sucção da bolha, isto deverá ser feito por um médico para poder controlar a quantidade que se extrai do paciente e procurar assim que a recuperação da lesão seja a mais adequada.

3

Se a úlcera mostrar uma lesão profunda, estamos falando do grau 3 ou 4, algo que deve ser tratado e supervisionado por um profissional porque o tratamento é muito mais completo. O médico deverá limpar a ferida com soro mas terá que tentar que a unidade mecânica não lesione novamente o tecido, por isso, terá que ir pouco a pouco eliminando as margens da ferida.

Quando uma úlcera de pele está há mais de 6 horas contaminada pelas bactérias, considera-se que esta lesão já não é estéril, pelo que deverá ser controlada de forma exaustiva através de cultivos e, dependendo dos resultados que estes derem, deverá utilizar-se um antibiótico ou outro. Uma vez que se tenha seguido o tratamento médico, pode-se tentar cicatrizar a ferida, para isso, o médico deverá eliminar o tecido morto que ficou seja através do uso de pomadas ou com o bisturi.

Como tratar as úlceras da pele - Passo 3
4

Além destes procedimentos médicos, existem alguns remédios naturais para as úlceras da pele que podem ajudar a que a ferida melhore e a cicatrizar de forma mais rápida. No entanto, sempre que falamos deste tratamento natural, deveremos fazê-lo nos graus mais baixos das úlceras, uma vez que o grau 3 e 4 devem ser supervisionados por um médico.

  • Gel de aloe vera: aplicar na úlcera este gel durante 30 minutos consegue que as substâncias curativas da planta reduzam a inflamação e o ardor. O aloe vera consegue acalmar e nutrir a pele acelerando a cicatrização.
  • Açafrão em pó e azeite de oliva: aplique esta mistura uma vez por dia na úlcera da pele e deixe atuar durante 30 minutos. Os componentes COX2 e LOX conseguirão reduzir a inflamação e prevenir que se infete. O azeite é um grande antioxidante que conseguirá que a pele se recupere mais cedo.
  • O óleo de árvore de chá também serve para curar as úlceras porque funciona como um antibiótico natural. Contém um ingrediente ativo que evita infeções, reduz a inflamação, diminui a coceira e a vermelhidão da pele. Aplique na úlcera um pouco deste óleo e deixe atuar durante toda a noite, pela manhã enxague a zona com água em abundância e verá como terá melhorado.
  • As flores de camomila também ajudam a diminuir a inflamação, a diminuir a dor e a eliminar a vermelhidão da pele. Deverá liquefazer flores de camomila em uma xícara de leite e aplicar esta mistura sobre a zona a tratar, deixe atuar durante 30 minutos e repita o procedimento todos os dias até ver melhoras.

Neste artigo de umComo contamos-lhe como tratar as úlceras de forma natural onde encontrará mais ideais e conselhos para esta cura.

Como tratar as úlceras da pele - Passo 4

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar as úlceras da pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Alexandre santos
Quero receber orientações pq tenho um paciente com essa inflamação na pele. E quero sim.receber orientação.
Mestry Badahra
É aplausível, esta mega opção que nos informa, com sugestões positivas , e viáveis, permitindo simples assim , que possamos utilizar as opções.
Solange
Boa tarde minha vó tem 98 anos e ela tem uma ferida grande na perna agora estou a cuidar dela levaram ela no médico e está usando uma pomada e um óleo mas está com muito mal cheiro estou preocupada pois fica acúmulo de pomada na ferida e ela não aguenta de dor quando vou limpar e fazer curativo. Por favor me ajuda o devo fazer ela está sofrendo muito. Obrigada
Mestry Badahra
Solange ! EU (minha opinião pessoal e passional ) com respeito a todos
Não me consulto com 1 só profissional da saude, vou no minimo em 3 , Nos casos de problemas Graves e doloridos etc. Procure pois verificar , o que causa esta Afecção, se é oriunda de Varizes (ulcera varicos) ou se é alguma chaga oriunda do mosquito palha ( leishmaniose) Ou se é causada por uma inflamação de origem ignorada, picada de inseto, ferimento em algo contaminado e outros. Dai após o Diagnostico, faça a comparação, e procure a melhor opção,para a aplicação de um medicamento , que possa aliviar e tambem curar o Problema da Vozinha OK? Boa sorte e Melhoras.
Maria Mateus
apareceu me na perna direita uma mancha escura, com inflamaçao em volta .dizem que e o principio de uma ulsera varicosa.Como tratar ja de principio?
1 de 3
Como tratar as úlceras da pele