As verrugas

Como tratar as verrugas

Como tratar as verrugas

As verrugas são formações ou crescimentos na pele originados pelo denominado vírus do papiloma humano (HPV) e que, embora se localizem com mais frequência nas mãos, pés e pescoço, podem aparecer em outras zonas do corpo como a área genital. Segundo a sua aparência e localização, as verrugas precisam de tratamentos diferentes para se curarem e, especialmente para impedir a sua propagação. Se quer saber mais sobre estas lesões cutâneas, preste atenção ao seguinte artigo de umComo no qual lhe explicamos como tratar as verrugas passo a passo.

Também lhe pode interessar: Como tirar as verrugas do rosto
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é preciso saber que as verrugas em função da parte do corpo na qual se encontrem precisam de um tratamento ou outro. As verrugas genitais (transmitidas por via sexual), por exemplo, em nenhum caso devem ser tratadas com remédios naturais ou medicamentos de venda livre, assim como também não é aconselhável tratar por conta própria aquelas verrugas que aparecem no rosto.

Por isso, independente da localização das verrugas, o melhor que tem a fazer é consultar um médico para que seja ele a examinar esses crescimentos na pele e possa determinar qual é o tratamento indicado para o seu caso.

2

Por outro lado, quando se trata de verrugas comuns, que são as que normalmente aparecem nas mãos, ou de verrugas plantares, as que se localizam nas plantas dos pés, existem diferentes tratamentos de venda livre que podem ser uma excelente alternativa para curar de forma rápida estas formações cutâneas. Estes costumam se valer de princípios ativos como o ácido salicílico e o ácido tricloroacético que são muito eficazes para eliminar as verrugas em pouco tempo e de forma eficaz, uma vez que destroem a pele oleosa que esta lesão forma e permite que os tecidos danificados se recuperem facilmente.

Como tratar as verrugas - Passo 2
3

Este tipo de tratamentos pode ser adquirido em farmácias e ser aplicado em casa de forma cômoda, mas é fundamental que siga as indicações da embalagem para que a cura das verrugas seja eficaz. Muitos deles atuam através da terapia de congelamento, ou seja, congelam a verruga até ao centro para que esta caia e, posteriormente, se forme uma pele saudável uma vez finalizado o tratamento. Depois da aplicação, é aconselhável cobrir a zona com um pequeno curativo para a proteger e evitar a propagação da verruga para outras áreas.

4

No caso deste tipo de tratamentos não funcionar e as verrugas não desaparecerem, deverá consultar o seu médico de novo, uma vez que é possível que seja necessária uma medicação mais forte ou inclusive curar as verrugas submetendo-as a técnicas como a crioterapia, laser ou eletrocauterização. Todas elas serão recomendadas pelo seu médico, pelo que deverá se lembrar da importância de seguir sempre as suas indicações.

5

Apesar da sua eficácia ainda não estar comprovada, muitos pacientes encontram em alguns produtos naturais uma boa ajuda para acelerar a cura das verrugas e recuperar o estado original da pele. Entre estes, encontramos como mais eficazes, o vinagre de maçã, o alho, o aloe vera, o limão e a vitamina E. Recomendamos que consulte o artigo Remédios caseiros para as verrugas para saber de que forma pode aplicar cada um deles.

Como tratar as verrugas - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar as verrugas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Edisônia dos Santos Chaves
Orientações relevantes para profissionais da área da saúde e também outras.Parabéns!
Maria
quero saber sobre pes com grossos
1 de 3
Como tratar as verrugas