Insuficiência renal

Como tratar cálculos renais

Como tratar cálculos renais
Imagem: urologyhealth.or

Os cálculos renais são a presença de pedras nos rins. Estes cálculos estão formados por concentrações de ácido úrico, ácido oxálico ou xântico, seja sozinhos ou em combinação com sais alcalinos ou terrosos, como pode ser magnésio, soda ou amoníaco. Portanto, a cor dos cálculos depende da sua composição; razão pela qual podem ser muito diferentes.

Às vezes existem cálculos e a pessoa não apresenta nenhum sintoma, mas a maioria das vezes o cálculo, ao aumentar de volume, sai pelo ureter com grande dificuldade e arranhando-o, o que dá lugar à cólica nefrética, com diminuição da quantidade de urina que desce à bexiga. Os ureteres inflamam-se devido aos arranhões e há dor mais ou menos permanente, podendo algumas vezes haver pus ou sangue na urina. A dor apresenta-se geralmente de forma repentina, irradiando-se dos rins até a bexiga urinária e as zonas genitais, até as coxas. Durante o ataque, o doente apresenta suor frio, febre, vômitos, tonturas e vertigens com perda de consciência. O ataque pode durar minutos ou várias horas. De seguida, mostramos-lhe como tratar cálculos renais.

Vai precisar de:
  • Compressas.
  • Água.
  • Vegetais
  • Verduras.
  • Frutas frescas.
Também lhe pode interessar: Como saber se tenho cálculos renais
Passos a seguir:
1

Quando a pessoa sofre de ataques pela presença de cálculos, devem ser aplicadas compressas na zona renal. As compressas devem estar a aproximadamente 20º C de temperatura e devem ser renovadas quando esfriarem.

2

Após o ataque deve-se seguir um regime muito estrito à base de alimentos saudáveis. A dieta deve ser vegetariana com abundância de cenouras cruas e suco de limão, porque ambos são bons dissolventes dos cálculos.

3

Devem ser evitados todos os excitantes, especialmente o sal. Porque podem irritar os rins e o aparelho geniturinário em geral.

4

É muito importante hidratar-se e beber muita água pura e um pouco fria.

5

Você deve tomar banhos de assento de 10 minutos de duração com a água a uma temperatura morna.

Sugestão: saiba mais sobre a litíase renal - tratamento e sintomas, lendo esse artigo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar cálculos renais, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Antonio Carlos Gama
Tenho um cálculo renal de 7mm, queria saber um remédio para expelir esta pedra, pois não pretendo fazer cirurgia.
Vitor Jorge Rodrigues Santos
Quando tenho dores abdominais só me passa quando insisto com água bem quente sobre a zona renal, bebo uns bons litro de água fresca, passados uns dois ou três dias sinto as areias a deslizarem na artéria, dificilmente consigo apanhar as areias.
Solange Oliveira
Uma vez por ano sinto dores abdominais que só passa quando eu consigo expelir os cálculos que são uma massa grande, e alguns farelos. As vezes tenho que ir para a emergência porque a dor é insuportável. Gostaria de saber se existe cura para isto, porque o meu urologista só diz para eu evitar certos tipo de alimentos. Obrigada(o). Desculpa os erros, não sei escrever direito.
Imagem: urologyhealth.or
Como tratar cálculos renais