Outros Saúde gastrointestinal

Como acabar com a constipação intestinal

Como acabar com a constipação intestinal

A constipação intestinal ocorre quando o movimento do intestino diminui e torna a evacuação das fezes impossível ou muito difícil. Além disso, esta condição pode manifestar-se acompanhada de sintomas como flatulências, dor abdominal, inchaço e falta de apetite. Normalmente a constipação intestinal é consequência de um estilo de vida inadequado pelo que, para a tratar e evitar que se torne em algo frequente, é fundamental modificar alguns hábitos de vida e adotar práticas saudáveis que nos ajudem a melhorar o nosso trânsito intestinal. Preste atenção aos conselhos deste artigo de umComo e descubra como acabar com a constipação intestinal.

Passos a seguir:
1

Uma das principais causas de prisão de ventre é uma dieta escassa em fibra, um nutriente que é imprescindível para estimular o movimento dos intestinos e regular o trânsito intestinal. Por isso, uma das recomendações mais importantes para tratar a constipação intestinal é aumentar o consumo diário de fibra, algo que se deve fazer incluindo na dieta alimentos ricos em fibra como frutas (kiwi, frutos silvestres, laranja, romã, ameixas,...), verduras (vegetais de folha verde, abóbora, aspargos,...), legumes (lentilhas, feijão, grão de bico, soja, favas,...), cereais integrais e frutos secos (amêndoas, avelãs, nozes, amendoins,...).

Descubra com mais detalhes tudo o que deverá incorporar na sua dieta para melhorar o trânsito intestinal lento no artigo Alimentos para a prisão de ventre.

Pelo contrário, deverá evitar o consumo daqueles alimentos que causem a prisão de ventre como por exemplo a banana, o arroz, a cenoura, bolos e as comidas gordurosas.

Como acabar com a constipação intestinal - Passo 1
2

Além de uma alimentação adequada para acabar com a prisão de ventre e prevenir o seu aparecimento, é fundamental que o corpo se encontre perfeitamente hidratado, pois os líquidos são necessários para umectar o intestino, favorecer o trânsito intestinal e a evacuação das fezes. Assim deve procurar beber a quantidade de água diária recomendada (2 litros) e completá-la, além disso, com outros líquidos como caldos ou sucos de frutas e verduras nutritivas. No artigo como fazer sucos para a constipação intestinal poderá encontrar preparados saudáveis que lhe permitirão, ao mesmo tempo, aumentar a dose de fibra na sua dieta e estimular os movimentos intestinais.

Como acabar com a constipação intestinal - Passo 2
3

Manter-se ativo e realizar exercício físico moderado é outra das chaves para acabar com a constipação intestinal. Trinta minutos de atividade física por dia é suficiente para estimular o trato digestivo e evitar que o trânsito intestinal seja lento. Pode sair para caminhar, correr, andar de bicicleta ou se inscrever na academia se preferir para se exercitar e deixar de lado a vida sedentária.

Como acabar com a constipação intestinal - Passo 3
4

Estabelecer um horário fixo para as refeições é uma boa medida para evitar a prisão de ventre, deste modo o corpo poderá criar com mais facilidade um horário específico para ir ao banheiro. Além disso, procure ir ao banheiro mesmo no momento em que sentir vontade de defecar sem chegar a aguentar durante muito tempo, caso contrário poderá originar problemas estomacais de maior gravidade.

Como acabar com a constipação intestinal - Passo 4
5

As massagens abdominais podem ser de muito alívio quando se sofre de constipação intestinal, mas devem ser sempre pressionados determinados pontos começando pela zona direita do abdômen para passar, posteriormente, à parte superior do umbigo e descer até à zona esquerda. Devem ser feitas pressões leves com as mãos seguindo sempre o mesmo sentido. No caso de não ter conhecimentos, o ideal é que seja um profissional a realizar este tipo de massagens.

Como acabar com a constipação intestinal - Passo 5
6

Além de tudo o que já foi mencionado, também é possível recorrer a alguns remédios caseiros para tratar a constipação intestinal e contribuir para a melhoria do trânsito intestinal. Entre eles, destacam-se:

  • Tomar um suco de ameixa em jejum. Esta fruta atua como um poderoso laxante natural facilitando a evacuação.
  • Tomar um suco de laranja e dois kiwis em jejum.
  • Tomar 2 xícaras ao dia de uma infusão de malva, ideal também para reduzir os incômodos estomacais e o inchaço.
  • Esfregar a barriga com um pouco de óleo de rícino.

Dica: Acesse esse artigo e descubra qual o melhor laxante natural: opções saudáveis e seguras!

Como acabar com a constipação intestinal - Passo 6
7

Não se esqueça da importância de consultar o seu médico se a constipação intestinal se converter em uma condição frequente ou se observar a presença de sangue nas fezes, uma vez que isto poderia ser um sintoma de outro tipo de doença ou condição mais grave.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com a constipação intestinal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
JOSÉ
BOM DIA! POR FAVOR ME RESPONDA PARA MEU EMAIL, COMO PREPARAR O CALDO DE CEBOLA COM ACELGA E AZEITE? AGRADEÇO DESDE JÁ! MUITO OBRIGADO.
1 de 7
Como acabar com a constipação intestinal