Tratar as fraturas do osso

Como tratar de uma costela quebrada

Como tratar de uma costela quebrada

Depois de uma queda, acidente ou golpe é possível que as nossas costas acabem por sofrer uma lesão, uma fissura e até mesmo, no pior dos casos uma fratura. Uma costela quebrada requer cuidados especiais para evitar possíveis problemas respiratórios, no entanto não existe uma forma de acelerar a união das partes quebradas pelo que o repouso e a atenção serão fundamentais. Em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os sintomas de uma costela quebrada e como cuidar dela de forma adequada.

Também lhe pode interessar: Como saber se quebrei a costela

Passos a seguir:

1

Embora possa parecer muito grave, a verdade é que uma fratura de uma costela é uma lesão menor que não representa problemas maiores a menos que a nossa capacidade respiratória seja afetada. Quando se trata de lesões graves ou lesões que envolvem mais de três costelas quebradas, então é provável que precise de hospitalização e observação médica para garantir que esta condição não possa colocar em perigo o bem-estar de outros órgãos.

2

Muitas vezes as pessoas demoram a detectar que têm uma pequena lesão torácica. Os sintomas de costelas partidas ou fissuradas são:

  • Dor ou desconforto ao respirar profundamente, a mesma coisa quando se move o tronco, tocar na área ou agachar-se.
  • Ao deitar-se sobre o lado lesionado também é provável que sinta desconforto.

Se sofreu um grande golpe ou um acidente e se suspeita que tem uma ou mais costelas quebradas, deverá ir imediatamente a um hospital para fazer uma análise oportuna e confirmar o diagnóstico, pois será necessária a opinião médica para confirmar se a fratura coloque em perigo os pulmões ou qualquer outro órgão.

3

Dependendo da gravidade da fratura terá de ficar sob observação médica para garantir que os seus pulmões e coração não estão em perigo. As complicações neste tipo de casos residem fundamentalmente na dificuldade para respirar que alguns pacientes podem ter, se não é o seu caso então poderá ser-lhe dada alta e continuar com os cuidados em casa.

4

Não existe um tratamento mágico, com gesso, para curar as costelas quebradas. A primeira recomendação é descansar e evitar todas aquelas atividades que impliquem movimentos bruscos na área, o repouso é fundamental para se curar.

Deverá evitar fazer esportes, dançar, correr, levantar-se de forma violenta, rodar o tronco e realizar qualquer outra atividade que lhe gere dor e que possa aumentar os incômodos.

Como tratar de uma costela quebrada - Passo 4
5

Os médicos prescrevem um tratamento para a dor à base de analgésicos que devem ser tomados segundo as suas indicações. Outra boa ideia é aplicar, várias vezes ao dia, compressas de gelo para diminuir o inchaço e a dor, esta solução é muito eficaz sobretudo quando há lesões nessa zona.

É provável que a zona se encontre muito inchada devido ao traumatismo que originou a dor, o que também aumenta os incômodos, para os diminuir convidamos você a consultar as alternativas que lhe oferecemos no nosso artigo os melhores anti-inflamatórios naturais musculares, com opções que irão favorecer a diminuição do inchaço e o bem-estar.

Como tratar de uma costela quebrada - Passo 5
6

Se tiver uma costela partida não se esqueça de seguir as indicações do seu médico para recuperar rapidamente e voltar o quanto antes para as suas atividades diárias. Em umComo também pode ver como tratar uma fratura do esterno.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar de uma costela quebrada, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
Joe vargas
Como espirrar se uma costela está quebrada?
vera franco
Sofri uma queda, á 60 dias.fui ao ortopedista, fratura de costela 7 e 8.. tomei as medicações (arflex, diocil sl, tandrilax, mioflex A,paracetamol e naproxeno...Continuo sentindo desconforto e mal estar. ñ sei oq fazer....fiz varios rx . e o ortopedista disse q não comprometeu órgãos internos. mas não melhoro.
thiago moura
estou na msm situação!
A sua avaliação:
lucas cesar
ola,eu sofri um soco na costela do lado direito,e ela dói ja fui hospital,mas acho que tiraram raio x da costela do lado esquerdo,a dor permanece mas to tomando antiflamatorio,oque devo fazer?
A sua avaliação:
welington
estou com 2 costela quebrada e doi para respirar. tem como imobilizar pq ate pra levantar da cama doi, andar doi, tudo doi
Mouri
Eu sou o Mouridejesus tenho uma costela quebrada gostaria de saber o nome de um antibiótico que eu possa fazer uso adorei essa explicação
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Mouri! Os antibióticos devem ser prescritos pelo seu médico, por isso sugiro que consulte primeiro o seu médico. Obrigada pelo seu comentário!
Gaida pontes
Quanto tempo ocorre a consolidaçao ossea da costela que teve a fratura??
Sílvia Barbosa
Nossa maravilhoso.me tirou uma pulga de trás da orelha.estou com muita dor e desconforto.estou usando uma cinta . faço certo ou melhor não? ??
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Silvia, se essa cinta tiver sido indicada pelo seu médico, faz bem sim.
Luciano
Esse artigo me foi muito útil, pois estou com 3 costelas quebradas e a recuperação dessas fraturas e muito demorada e dolorosa , com o artigo pode entender um pouco mais sobre... Obrigado
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Luciano, ainda bem! Espero que recupere logo :)
Diná Miranda
Ola, quebrei há costela em um acidente de moto fazendo trilha senti muita dor na hora do tombo mas achei que era por causa que cai e bati há costela em uma pedra grande no momento do tombo senti muita dor no peito e pra respira. Depois de alguns dias ás dores pioraram, apareceram marca roxa no local mas só apareceram depois de três dias, mas só procurei um médico depois de uma semana e ele gostadou que tinha quebrado só que como estava perto das provas seguir normal minha vida mas só seguindo o que o médico mandou há noite. Mas agora ás dores pioraram, ando tendo febre altíssima e sinto muita dores pra respira o que devo fazer e o que pode ser? Deste já muito obrigado pro sua atenção!!!!
Rita de Cássia Yamaguti
O artigo sobre costela fissurada me foi muito útil, estou com duas fissuradas, estou tomando medicamento e usando uma cinta elástica. Espero melhorar logo, pois, o desconforto e a dor são horríveis!
edso
Obgd gostei muito e estou sastiveito com o que aprendi ei cai de um barco e machuquei a costela estou bem melhor mais sinto dores ainda
Jose Domingos da Paixão
Bom dia, o meu nome é Jose Domingos e gostaria de tirar uma dúvida, sábado (14) passado eu foi subir na cadeira e a mesma tombou com migo, eu acabei batendo as costela do lado direito na quina da cadeira. de lá pra cá, eu venho sentindo forte dor ao respirar profundo e ao deitar de lado, ou apoia a mão direita no chão e ao mim expre-guisa como proceder!..
maria lucia da conceição
gostei muito,eu achei muito esclarecedor.valeu.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Maria, ainda bem que foi útil para você ;) Obrigada por comentar e continue a acompanhar-nos! ;)
1 de 3
Como tratar de uma costela quebrada