Tratamento de feridas

Como tratar de escoriações

Como tratar de escoriações
Imagem: colunas.revistaepoca.globo.com

Os arranhões e machucados superficiais são fáceis de aparecem em crianças, mais propensas a eles devido às brincadeiras e distrações. Porém, exigem cuidados simples e o umComo.com.br vai ensinar a como tratar de escoriações e evitar cicatrizes futuras.

Também lhe pode interessar: Como tratar insolação

Passos a seguir:

1

Qualquer pessoa está sujeita a uma escoriação, ao levar um tombo ou bater parte do corpo em um objeto. No entanto, são mais vistos os arranhões nas crianças, inclusive, quando estão brincando. As escoriações são pequenas lesões superficiais na pele e exigem cuidados simples.

2

Essas lesões costumam sangrar pouco, porém, a região fica bastante dolorida e, por isso, nem sempre é fácil tratar arranhões mesmo que simples em crianças. De qualquer forma, o primeiro passo é limpar a área machuca, já que é comum nela conter sujeira devido ao tombo, batida ou atrito.

3

Com um kit de primeiro socorros é possível tratar de escoriações rapidamente. O ideal, portanto, é sempre ter em casa alguns materiais básicos. Entre eles, algodão, gaze, esparadrapo, soro fisiológico, tesoura, termômetro, antisséptico, analgésico e antitérmico.

Como tratar de escoriações - Passo 3
Imagem: lojavirtual.zeusdobrasil.com.br
4

Ao tratar machucado, é preciso iniciar limpando a região arranhada para não infeccionar. O melhor é lavar a ferida com água corrente. A higienização pode ser feita com soro fisiológico também. Antes mesmo, entretanto, não se esqueça de que as mãos de quem for higienizar a zona lesionada devem estar bem limpas também, lavadas com água corrente e sabão neutro.

5

Se a escoriação estiver sangrando mesmo após limpar a área, deixe que o sangue saia por mais alguns minutos, já que essa pequena hemorragia funciona como um mecanismo de limpeza. Em seguida, com uma compressa, pressione o local machucado, a fim de estancar o sangramento.

6

Depois de estancar o sangue, aplique uma pomada antibiótica ou spray antisséptico para evitar eventuais infecções. Já se a região da escoriação estiver inchada, antes, aplique gelo envolto em um pano (para não queimar a pele) a fim de reduzir o inchaço. Sacos reutilizáveis de gel que se congelam também servem.

7

Não use substâncias desinfetantes em excesso, o que pode prejudicar a cicatrização da escoriação. Álcool e iodo não devem ser aplicados em feridas abertas, já que podem irritar o ferimento e agravar a inflamação. É importante que o machucado se mantenha limpo.

8

Ao final, use um curativo adesivo (band-aid) para pequenos ferimentos. Escoriações maiores podem ser protegidas com gaze e esparadrapo, sendo que o local deve respirar. Assim, o curativo não deve ficar muito apertado sobre a pele. Porém, é importante proteger a região dos agentes microbianos.

Como tratar de escoriações - Passo 8
Imagem: xalingo.com.br
9

Evite usar materiais que grudem no machucado se a lesão for úmida. Não use fita adesiva diretamente na escoriação. No caso de utilizar gaze e esparadrapo certifique-se de que a parte com adesivo esteja onde a pele não foi lesionada.

10

A qualquer sinal de infecção, todavia, a pessoa machucada deve se encaminhar para um posto de saúde e buscar ajuda médica, mesmo que em princípio parecesse apenas uma pequena ferida. Calor na região machucada, bem como vermelhidão intensa ou formação de pus são sinais de que o local merece mais atenção.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar de escoriações, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
YURE
escoriacoes sao coisas serias mas devem ter muityo cuidado com a aassepsia
Imagem: colunas.revistaepoca.globo.com
Imagem: lojavirtual.zeusdobrasil.com.br
Imagem: xalingo.com.br
1 de 3
Como tratar de escoriações