O Déficit de Atenção em crianças

Como tratar o Déficit de Atenção

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como tratar o Déficit de Atenção

O Déficit de Atenção é um transtorno bastante frequente durante a infância, e seus efeitos variam em função das características das crianças que sofrem dele. O Déficit de Atenção caracteriza-se por um conjunto de sintomas que incluem dificuldade em se concentrar e prestar atenção, impulsividade, e em alguns casos, hiperatividade. Para fazer o diagnóstico ele tem que ter aparecido antes dos sete anos e sua sintomatologia deve durar pelo menos seis meses. A seguir, em umComo.com.br explicamos-lhe como tratar o Déficit de Atenção.

Também lhe pode interessar: Como detectar o Déficit de Atenção
Passos a seguir:
1

Primeiro consulte um profissional de saúde para um diagnóstico adequado. Em alguns casos, recomendam-se o uso de certos medicamentos. Também é aconselhável a terapia cognitivo-comportamental que visa a modificação do comportamento.

2

Ambiente propício. É importante que, no lar da criança, ela conte com um ambiente adequado que estimule as condutas positivas. Ser pacientes e compreensivos é o segredo para que a criança possa melhorar.

3

Fale com professores e adultos que estejam em contato com a criança. Tente manter uma comunicação com eles para que o mantenham informado sobre os avanços que possam existir no âmbito educativo ou em outras instituições.

4

Acompanhe-a. Dedique um tempo do dia para ajudá-la a realizar as tarefas da escola e para compartilhar seus interesses. É importante que se sinta querida e acompanhada.

5

Estabeleça uma rotina estável. Determine horários fixos de refeições, de tarefas e de descanso.

6

Regras e normas. Tente transmitir a importância de cumprir com as normas sociais. Quando gritar ou correr em lugares inadequados, chame sua atenção. Quando pelo contrário, sua conduta for adequada à situação, dê a ela algum prêmio, diga que percebeu sua mudança.

7

Atividades recreativas. Favoreça o esporte e as atividades de entretenimento. É importante que a criança possa desfrutar de suas atividades.

8

Veja outros conselhos para ajudar as crianças com Déficit de Atenção.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o Déficit de Atenção, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como tratar o Déficit de Atenção