Combater o estresse

Como tratar o estresse pós-traumático

Como tratar o estresse pós-traumático

O estresse pós-traumático é uma condição que aparece depois de ter vivido uma situação assustadora e paralisante, e que gerou sentimentos de intenso medo, impotência e ansiedade. Estas situações podem relacionar-se com desastres naturais, como terramotos e furacões até àquelas situações cotidianas, como doenças, roubos, acidentes e incêndios. Passar por estresse pós-traumático é bastante comum, embora poucas pessoas sejam conscientes disso. Quem passa por esta condição costuma ter medo de que o acontecimento volte a acontecer, ter pesadelos, pensamentos aterrorizantes que não consegue controlar, irritabilidade e dificuldade em se concentrar. Todos estes sintomas são normais sob esta condição e podem-se reverter com um tratamento adequado e o apoio de quem mais gostam.

Também lhe pode interessar: Quais são os tipos de alexitimia

Passos a seguir:

1

Peça ajuda. É importante consultar um médico para um diagnóstico adequado. Será ele quem lhe indicará o tratamento médico apropriado a seguir para tratar o estresse pós-traumático, e no caso de ser necessário medicação, qual é o medicamento indicado para si.

2

Apoio e acompanhamento. As pessoas que sofrem de estresse pós-traumático precisam do apoio dos seus familiares e seres queridos para poder suportar a situação. É importante poder falar com eles e sentir-se apoiado. Fale com eles sobre como se sente e como vive esta situação.

3

Relaxamento. Trate de aprender técnicas de relaxamento e respiração. Isto ajudará a acalmar a ansiedade e a diminuir o intenso estado de alerta. O ioga e o Tai Chi são técnicas bastante recomendadas para estes casos.

4

Evite o estresse. Durante estes períodos trate de evitar situações estressantes, deve tratar de manter a maior tranquilidade possível. Trate de realizar todas as atividades com moderação, inclusive o trabalho. É importante descansar quando sentir que está alcançando um ponto de estresse.

5

Hábitos saudáveis. Tem que implementar hábitos que contribuam para uma melhor qualidade de vida. Uma boa alimentação, a realização de atividades criativas, o exercício e um bom descanso, são a chave para vencer esta situação. Recomenda-se que se realize diariamente exercício, durante pelo menos 30 minutos.

6

Pense positivo. Este é apenas um momento da sua vida que passará. Deve manter as forças e tratar de enfrentar da melhor forma possível esta situação. Lembre-se que o estresse pós-traumático pode-se superar, precisa apenas de ter um pensamento positivo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o estresse pós-traumático, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos

  • Para tratar o estresse pós-traumático consulte um médico.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
luís miguel
ajudou-me razoávelmente, tenho de pressão cronica, luís. tenho vivido momentos muito dificeis nesta minha vida... também tenho epilepsia, em que a neurologista não sabe a causa. também tive poc, perturbação obssesiva compulsiva, na qual sofri muito e gastei muito dinheiro com as obssesões... alguem com o mesmo problema que pe meu e que queira conversar eu dou o meu número de telemovél: ##########. tenho 39 anos e já sofro desde a infancia, tomo farmacos e, não consigo me livrar dele. os sentimentos que tenho desta doença são horriveis. quando vou ao psiquiatra noto na cara dele que, tratasse de uma doença crónica e que não tem cura e, receita medicamentos. tive e tetou farto de viver este mundo e, ando ainda cá por causa de Deus meu pai Jeová, que sinto que me ajuda muito a viver o dia a dia... vai-se vivendo um dia de cada vez, uns bons outros com mais dificuldade... a poc já ultrapassei, mas tenho outros transtornos que não consigo ultrapassar, é muita ansiedade... até a minha propria sexualidade me perturba, não consigo aceitar e, já penso que ela é outra doença... tive uma genetica, o que vem da minha mãe e antepassados; uma genética que me tramou nesta vida... mas sinto que em breve tudo isto vai terminar... Jeová Deus vai por fim a este mundo podre e, irá terminar com tanta dor...
JOAO PAULO
boa tarde

Luis Miguel tudo bem? Hoje eu também sofro de estresse pós traumatico e depressão com grau moderado pois tive alguns problemas sérios este ano, eu era uma pessoa extremamente dinamica e muito produtiva onde as pessoas tinham admiração por mim hoje eles sentem pena de mim pelo que eu estou sofrendo ( familia) .Desenvolvi isso apos várias dificuldades de minha vida e a pandemia me trouxe muito estresse e logo apos isso veio vários baques onde me pegou com a guarda baixa piscicologicamente .Muitas vezes não acredito no que hoje estou passando com a seguinte pergunta COMO EU UMA PESSOA TÃO FORTE POSSA ESTAR PASSANDO POR ISSO HOJE?????? e realmente este doença veio e me pegou de tal forma que fica muito difícil ter qualidade de vida como antes, tenho saudades do velhos tempos quando não sofria disso , e os sintomas são fortissimos e eu tenho que suportalos e conviver com eles , tenho crises de ansiedades fortes me deixando mais vunerável a resolver problemas mas não podemos perder as esperanças pois se nos curvarmos a esta doença iremos viver assim para sempre, hoje tenho comigo que já fiz várias evoluções na minha saúde mental, dia apos dia terei que suportar issso, sempre achava que depressão era coisa de pessoas fracas mas hoje tenho certeza que não é. Muito pelo contrario a pessoa que convive com isso o que nos temos são pessoas extremamente forte pois posso te afirmar isso com tada convicção pois ja fui 100% de saude um dia .Luis não desanime pois tudo nessa vida é passageiro e nos somos passageiro também hoje dou graças a Deus de existir a morte para que possamos ir para outra vida e descansar deste sofrimento interno . Temos que ter como objetivos de vida a nossa cura e melhora do resto , pois nada mais importa somente a nossa saúde , saiba que vc não sofre sózinho nesta terra tem 300 milhos e pessoas que tem depressão é muita gente 10% da população brasileira tem depressão. Fica tranquilo meu amigo o problema não é só seu é de muita gente tbm, é a doença do século não somos diferentes de nada te desejo do fundo do coração melhoras a cada dias , sempre fique otimista pois dia apos dia vc tem vitorias pequenas e mais vitórias pequenas até que possamos um dia a ter a cura ou pelo menos estabilizar isso. um grade abraço
Como tratar o estresse pós-traumático