Outros Saúde gastrointestinal

Como tratar o intestino preso

Como tratar o intestino preso
Imagem: nutricaoexercicio.com

O intestino preso, conhecido também como prisão de ventre ou constipação intestinal, é um distúrbio comum que se carateriza pela dificuldade persistente para evacuar. Este é um dos distúrbios mais frequentes que afeta principalmente mulheres e idosos. É importante lembrar que não existe um número de vezes específico em que devemos evacuar, pois é algo que pode variar entre 3 a 12 vezes por semana. Considera-se assim intestino preso, quando ocorrem menos de duas evacuações por semana e quando o esforço para isso é muito. Este distúrbio pode ocorrer em situações em que saia da rotina, como por exemplo quando viajamos, ou simplesmente por um consumo insuficiente de fibras. Se também você sofre deste problema, continue lendo este artigo de umComo e saiba como tratar o intestino preso.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a prisão de ventre
Passos a seguir:
1

Como já foi referido, uma das causas do intestino preso podem ser ambientes fora do normal, situações em que se quebre a rotina, como por exemplo quando viajamos ou vamos de férias. Para além disso, uma dieta com um consumo insuficiente em fibras, uma insuficiente ingestão de líquidos, a falta de exercício físico e os alimentos industrializados são outras das causas mais comuns para o aparecimento da constipação intestinal.

2

Como o intestino preso não é uma doença, mas sim um sintoma, deve se tratar de corrigir as causas deste distúrbio. Sendo assim, para algumas pessoas é suficiente uma mudança na dieta e no estilo de vida. Deve consumir alimentos ricos em fibras, com propriedades laxativas, como é o caso da ameixa ou o mamão e beber bastante líquido, o recomendável é beber dois litros por dia. Para além disso, a atividade física favorece o bom funcionamento dos intestinos, nem que seja apenas meia hora de caminhada por dia.

Como tratar o intestino preso - Passo 2
Imagem: alimentossaudaveis.net
3

Mas, se este distúrbio já o atingiu ou se, para além destes cuidados, continua sofrendo de intestino preso, saiba de alguns remédios caseiros que poderão ser a solução. Um dos remédios caseiros para o intestino preso é tomar um chá morno pela manhã em jejum. Você deve optar por um chá suave, como o de camomila ou de cidreira, e não por um que tenha um efeito estimulante. Beba todos os dias um chá de uma destas plantas ao acordar e em jejum, até que este incômodo desapareça.

Como tratar o intestino preso - Passo 3
4

Outro remédio caseiro para o intestino preso é o suco de laranja com mamão. Para isso, você vai precisar de 2 laranjas, 1 mamão médio, 1 colher de sopa de linhaça e outra de açúcar. Comece por fazer o suco de laranja, usando um espremedor. De seguida, tire a casca e as sementes do mamão, corte ao meio e coloque no liquidificador juntamente com o suco de laranja, a linhaça e o açúcar. Bata tudo até ter um suco um pouco espesso. Você pode beber este suco 2 vezes ao dia, mas o ideal é beber antes de deitar, sempre à mesma hora todos os dias.

Como tratar o intestino preso - Passo 4
Imagem: fatimabuffet.com.br
5

Para aliviar o intestino preso, você também pode fazer uma massagem abdominal. Para isso, deve fechar a mão e utilizar os nós dos dedos. Deve começar a fazer a massagem logo abaixo do umbigo, fazendo um movimento de ligeira pressão para a esquerda. Quando chegar junto do osso do quadril do lado esquerdo, deve ir para baixo em direção à virilha, como se estivesse empurrando as fezes. Pode fazer esta massagem a si próprio, deitado ou sentado.

Como tratar o intestino preso - Passo 5
Imagem: dailymotion.com
6

O intestino preso na gravidez, também é um sintoma bastante comum durante os nove meses. Isto acontece devido ao aumento da progesterona e, ao crescimento do bebê no útero, que exerce pressão sobre o reto, provocando prisão de ventre. Se está grávida e tem sido afetada por este distúrbio, em umComo damos-lhe algumas dicas para que saiba como aliviar a prisão de ventre na gravidez.

Como tratar o intestino preso - Passo 6
Imagem: revistacrescer.globo.com
7

Você sabe que seu bebê sofre de intestino preso quando as suas fezes são duras e ressecadas e quando o bebê demora mais de 3 dias para evacuar e tem dificuldade para isso. Nestes casos, o mais recomendável é consultar o pediatra e seguir as suas recomendações. No entanto, até lá pode aplicar o tratamento do chá morno e da massagem abdominal. O suco de laranja com mamão não é recomendável, uma vez que bebês com menos de um ano de idade podem não conseguir ingerir todo o tipo de frutas cruas.

Como tratar o intestino preso - Passo 7
Imagem: babycentre.co.uk
8

Para evitar o intestino preso cuide da sua alimentação e pratique exercício físico. Diminua o estresse e a ansiedade, que podem provocar problemas gastrointestinais, como a prisão de ventre ou a diarreia. Eduque o seu intestino, estabeleça uma hora para evacuar. Sente-se no banheiro, mesmo que não tenha vontade, e permaneça aí por 10-15 minutos. Nos primeiros dias pode não resultar, mas passado algum tempo você verá que seu intestino se habituará a essa hora. E deixe de ter vergonha de ir ao banheiro, se der vontade vá. Ficar segurando só vai piorar o intestino preso.

Veja também: Como usar um supositório

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o intestino preso, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Maria Aparecida Pires Brunelli
Preciso de informação mesmo, em 09 meses fui operada 03 vezes da hemorroida por ter este problema e teve um erro medico
ivone
eu tinha , agora avacuo todos dias, tomo um copo de agua com limonada em jejum, depois como salada de frutas......almoço : pedaços de abóbora , farinha de mandioca,na feijoada vegana com bastante caldo, saladas de tomates e cia...e adeus prisão de ventre ...as vezes tomo cha de camomila.....
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Ivone, muito obrigada pelo seu comentário e pelas dicas :) Continue a acompanhar-nos ;)
Imagem: nutricaoexercicio.com
Imagem: alimentossaudaveis.net
Imagem: fatimabuffet.com.br
Imagem: dailymotion.com
Imagem: revistacrescer.globo.com
Imagem: babycentre.co.uk
1 de 7
Como tratar o intestino preso