Problemas nos pés

Como tratar o pé cavo

Como tratar o pé cavo
Imagem: www.cirugiapieytobillo.com.co

O pé cavo é uma anomalia podal que acontece quando o peito do pé é mais elevado e curvado que em um pé normal. As pessoas com este problema têm menor superfície de apoio ao caminhar, por isso costuma gerar uma disfunção na musculatura do pé. Quando se tem pé cavo, um especialista deve determinar o tratamento mais indicado para sua cura, que pode incluir a prática de determinados exercícios e o uso de calçado ortopédico. Neste artigo de umComo mostramos para você como tratar o pé cavo.

Também lhe pode interessar: Dor na sola do pé, o que pode ser?

Passos a seguir:

1

Uma elevação excessiva do arco formado pela planta do pé faz que as pessoas com pé cavo sejam mais instáveis ao caminhar e sofram de encurtamento dos músculos dos dedos do pé, obtendo a longo prazo "dedos em garras". Além disso, elas são mais propensas a torcer o tornozelo ou a ter outros problemas como fascite plantar e inclusive, nos casos mais graves, pode-se desenvolver artrose das articulações do pé. Por tudo isso é conveniente ir a um especialista para tratar o pé cavo quanto antes.

2

O tratamento pode variar em função do tipo de pé cavo e do grau de gravidade do problema. Em alguns casos, a correção pode ser feita unicamente com exercícios e estiramentos musculares específicos que consigam dar flexibilidade ao pé.

3

Costuma-se recomendar ainda um tratamento corretor baseado no uso de calçado ortopédico com palmilhas que aumentam a superfície de contato e proporcionem o apoio e a estabilidade que um pé cavo precisa.

4

Além disso, no calçado ortopédico para o pé cavo costuma incorporar algumas palmilhas ou cunhas para aliviar as áreas do pé que sofrem maior pressão, favorecendo a correção dos dedos em garras.

5

Existem casos que são mais graves e que não respondem aos tratamentos corretores de exercícios musculares e uso de calçado ortopédico. Nesses casos, considera-se um tratamento cirúrgico conhecido como osteotomia, que consiste em retirar parte do osso para corrigir a deformação do pé cavo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o pé cavo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Shirley da Silva
Tenho pes cavos. Ja fiz uma cirurgia ha uns 10 anos atras mas ainda não resolveu. Gostaria de saber informações sobre avaliação e uma indicação para o meu caso. Sou de Juiz de Fora, tenho 46 anos.
Graziele
Gostaria de saber qto aproximadamente custa para fazer essa osteotomia? Meus dois pés são muito cavados, gostaria de usar calçados com salto e meus pés virão muito. E até sem salto sinto mta dor nos calcanhares.
marcia
Oi. eu tive paralisia infantil com 7 anos ,e ja estou com 40 anos meu pes nao desnvolverm ficaram cavos gostaria de saber como funcionaria se cirurgia para eles voltarem normal e qual seria o procedimento
Tiago ribeiro
Pe cavo, pode reprovar em um concurso público ? Fiz o concurso da PMERJ e estou com medo. Cabe recurso em caso de reprovação? Grato
Imagem: www.cirugiapieytobillo.com.co
Como tratar o pé cavo