Outros Saúde gastrointestinal

Como tratar o refluxo

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como tratar o refluxo
Imagem: suacidade.com

Sabe aquela sensação de quando sobe um líquido ácido em direção à boca, parece que queima, muito amargo e que nos deixa com azia? Isso é chamado de refluxo gastroesofágico e acontece quando o ácido do estômago sobe pelo esófago. Apesar de milhões de brasileiros sofrerem de refluxo, não significa que esta condição seja uma coisa normal, até pelo contrário. Para que saiba como tratar o refluxo, nós em umComo.com.br preparámos este artigo. Continue lendo e resolva esse desconforto!

Também lhe pode interessar: Como tratar do refluxo biliar

Passos a seguir:

1

Evite tomar uma refeição e, em seguida, se deitar, pois o fato de estar fazendo a digestão enquanto se encontra deitado potencia o refluxo. Por esta razão evite também comer muito ao jantar e ir dormir logo em seguida, é preferível que coma pouco e aguarde entre 2h a 3h antes de se deitar.

2

Por outro lado, também não é aconselhado que, após a refeição, se exercite muito, saltando ou se curvando com intensidade, pois esses movimentos não permitem uma digestão tranquila e levam à acidez estomacal. O ideal mesmo é que descanse sentado ou, estando em pé, que não se movimente muito.

Como tratar o refluxo - Passo 2
Imagem: juv.com.br
3

Se você tende a sofrer de refluxo com muita frequência, isso pode se dever ao tipo e quantidade de vezes que ingere certos alimentos. O café, o chá preto, as bebidas gasosas, as bebidas alcoólicas, molhos de tomate, alimentos ácidos e o chocolate são alguns exemplos a evitar consumir com tanta frequência.

4

Ainda relacionado com o ponto anterior, uma forma de tratar e reduzir o refluxo é levar uma vida mais saudável. Adotar uma dieta equilibrada sem muitos molhos nem bebidas com gás fará toda a diferença a longo prazo, e deverá ser complementada com a prática de exercício físico.

Como tratar o refluxo - Passo 4
Imagem: atlantidanetwork.com.br
5

Também fará a diferença se deixar de fumar. Sabemos que fumar não é um hábito benéfico para o nosso corpo e, no que se refere ao fluxo, também contribui para que ele se torne mais constante. Dessa forma siga nossos conselhos para deixar de fumar e se reduza o desconforto do refluxo!

6

Consulte o artigo "Remédios Caseiros para o refluxo gástrico" e surpreende-se com o fato de ingredientes tão simples como o limão, o bicarbonato de sódio, o vinagre de maçã, o aloe vera e o gengibre o poderem ajudar a tratar o refluxo e a sensação de mau estar.

Como tratar o refluxo - Passo 6
Imagem: dsconto.com
7

Procure na farmácia alguns medicamentos antiácidos ou indicados para o tratamento da azia. Eles são vendidos sem receita e proporcionam uma sensação de bem estar a curto prazo, devendo ser tomados após refeições.

8

Se nenhuma das dicas acima resultar, e se você já sofre de refluxo há demasiado tempo ou com uma frequência anormal, é aconselhado que consulte um médico e fale com ele sobre a possibilidade de realizar uma cirurgia que resolva esse seu problema.

Como tratar o refluxo - Passo 8
Imagem: lifestyles.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o refluxo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
LEONILDO BORGES
Bom dia, gostei muito das informaçoes, tem uma linguagem de fácil entendimento e bem objetiva, realmente voces estao de parabéns, gostaria de saber como fazer pra parar de RONCAR, muito obrigado.
Sara Silva
Olá Leonildo, agradecemos seu comentário e opinião! Existem alguns artigos em umComo.com.br acerca de como parar de roncar, aconselhamos que dê uma olhada neste: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-deixar-de-roncar-2932.html
Imagem: suacidade.com
Imagem: juv.com.br
Imagem: atlantidanetwork.com.br
Imagem: dsconto.com
Imagem: lifestyles.com.br
1 de 5
Como tratar o refluxo