Vírus, sinais e Sintomas

Como tratar o rotavírus

Como tratar o rotavírus
Imagem: saludcronica.com

O rotavírus é um vírus muito comum durante os primeiros 5 anos de vida, ainda que todos possam sofrer dessa doença, as crianças são as mais propensas a sofrer devido à sua forma de contágio. Trata-se de uma infecção que afeta o intestino delgado fazendo com que o corpo deixe de receber os nutrientes necessários. Além disso, o rotavírus é o principal causador de gastroenterite e diarreia severa nos pequenos, levando a uma rápida desidratação se não se tomarem as medidas necessárias.

Por isso, em umComo.com.br, explicamos-lhe como tratar o rotavírus de forma eficiente para reduzir os sintomas e melhorar a saúde do doente.

Também lhe pode interessar: Como tratar uma virose

Passos a seguir:

1

Uma vez que surjam os sintomas do rotavírus e que um especialista confirme o diagnóstico, é muito importante iniciar o tratamento o quanto antes, especialmente para frear os sintomas mais perigosos: a diarreia e o vômito que podem ocasionar uma desidratação severa, sobretudo se se tratar de uma criança pequena.

2

Dependendo do caso e da severidade, para o tratamento do rotavírus o médico poderá recomendar a ingestão de antibióticos, que ajudarão a controlar a infecção e melhorar a saúde do paciente. Recomenda-se seguir o tratamento até ao fim para prevenir recaídas.

3

Durante as primeiras horas é fundamental repor todos os líquidos perdidos, de fato em muitos casos este é o único tratamento recomendado para curar o rotavírus. O paciente deve recuperar os sais minerais e líquidos perdidos através dos vômitos, diarreia e febre ocasionados por este vírus, por isso se recomenda:

  • Dar pequenos goles de água com frequência.
  • Administrar bebidas isotônicas devido a seu conteúdo de minerais, ideais para a recuperação do paciente.
  • Os sucos são também uma grande opção graças ao seu teor de açúcar. Evite as frutas ácidas, pois o estômago encontra-se muito sensível.
  • O soro é também outra excelente opção, especialmente o de consumo oral que é vendido em farmácias, ideal para as crianças.
4

Em muitas ocasiões para curar o rotavírus administram-se também medicamentos para controlar os vômitos. É bastante importante que o paciente se alimente para repor energias, mas deve ser administrada uma dieta líquida ou de alimentos leves, desta forma o estômago sensível poderá processá-los melhor sem correr o risco de sofrer novos episódios de vômitos.

A sopa de frango, os caldos e cremes de vegetais, as papinhas, gelatinas, o arroz branco e as carnes magras e leves como o frango e o peru são excelentes alternativas. É importante que, ainda que normalmente o paciente com rotavírus não queira comer, insista-se para que coma pelo menos em pequenas quantidades, pois isto ajudará em sua recuperação.

5

É importante lembrar que como toda a doença que afeta o estômago, deve-se cuidar especialmente para não administrar alimentos muito gordurosos, pesados ou condimentados. Deve-se manter uma dieta leve até que o paciente com rotavírus se sinta melhor.

6

Em casa toda a família deve reforçar as medidas de higiene para evitar um possível contágio. As mãos sempre devem ser lavadas antes e após comer, depois de ir ao banheiro e também depois do contato com a pessoa doente, já que este vírus se propaga com facilidade especialmente pelo contato com objetos que tenham a saliva da pessoa infectada.

7

Normalmente os quadros de rotavírus apresentam uma boa melhora em poucos dias se estas recomendações e as instruções do médico forem seguidas. No entanto, se apesar do tratamento continuarem os vômitos frequentes, diarreia, febre alta e convulsões, é importante levar o doente com emergência ao hospital para uma revisão exaustiva e, se necessário, a hospitalização para que se estabilize.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o rotavírus, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
regina dos anjos
por favor me responda se crianca de 6 anos com rotavirus pode comer banana e marmelada
Edinaldo Pereira Barros
Estou com o rotavírus,já fazem 9 dias. Fui ao médico e ne disse para eu tomar muito líquido e alimentar. Mas não sara.
Imagem: saludcronica.com
Como tratar o rotavírus