Indisposição gástrica

Como tratar o vômito com sangue

Como tratar o vômito com sangue

O vômito com sangue, denominado medicamente como hematêmese, faz referência à expulsão do conteúdo do estômago ou do trato digestivo que contém sangue. Trata-se de uma condição que pode indicar algum problema de saúde grave e que, portanto, deve ser tratado com alguma urgência, e que além disso se ocorrer de forma contínua poderá provocar uma desidratação severa no paciente. São muitas as doenças e condições que podem causar a regurgitação de importantes quantidades de sangue, e para que possa saber quais são as mais comuns e ter conhecimentos sobre como tratar o vômito com sangue, convidamos você a continuar lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como tratar fezes com sangue

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, é importante referir que o sangue que se vomita pode proceder de qualquer lugar do trato gastrointestinal superior, este inclui a boca, a faringe, o esófago, o estômago e o duodeno, que é a primeira parte do intestino delgado. E que pode apresentar uma cor vermelha brilhante e inclusive uma mais escura e ligeiramente escurecida. Além disso, não se deve confundir esta condição de vomitar grandes quantidades de sangue, denominada medicamente como hematêmese, com a hemoptise, que faz referência a manchas leves de sangue no vômito que podem ocorrer devido a uma hemorragia nasal ou a uma tosse muito forte.

Como tratar o vômito com sangue - Passo 1
2

Como referimos, o vômito com sangue ou hematêmese envolve o trato gastrointestinal e são muitos os problemas e condições que o podem causar. Algumas das causas mais comuns são: úlceras pépticas, problemas no esófago como varizes esofágicas ou esofagite, gastrite, vasos sanguíneos do tubo digestivo danificados, problemas de coagulação do sangue, tumores que afetam a boca, a garganta, o estômago ou o esófago, entre outras.

3

Uma vez que saiba isto, tenha em conta que o vômito com sangue pode encobrir uma doença muito grave que coloque em risco a sua saúde, pelo que será imprescindível que consulte um médico o quanto antes e se submeta a exames médicos oportunos. Além disso, um paciente que regurgita importantes quantidades de sangue e de forma frequente deve receber de imediato atenção médica para que o sangramento excessivo seja parado e se possa detetar a origem da hemorragia.

4

Além disso, o tratamento do vômito com sangue dependerá em cada caso do fator que esteja causando essa condição e do estado em que se encontre cada paciente. Por exemplo, se se dever a varizes esofágicas costuma ser preciso um tratamento de ligadura, que consiste em fechar aqueles vasos que sangram através de uma cinta elástica. Ou uma escleroterapia que consiste em injetar uma substância esclerosante no interior da variz para parar a hemorragia.

Naqueles casos em que ocorreu uma perda abundante de sangue, é provável que o paciente se deva submeter a um tratamento de urgência consistente em alguma ou algumas das seguintes intervenções médicas:

  • Colocação de uma via venosa para a administração de fármacos e conseguir compensar todos os líquidos e minerais perdidos com o vômito com sangue.
  • Transfusão de sangue ou de concentrados de glóbulos vermelhos.
  • Administração de oxigênio.
  • Possível intervenção cirúrgica no caso do sangramento persistir e não se possa parar através dos tratamentos que indicamos anteriormente.
Como tratar o vômito com sangue - Passo 4
5

Agora que já sabe de que forma se deve tratar o vômito com sangue, lembre-se da importância de solicitar ajuda médica de imediato uma vez que pode ser consequência direta de algum problema de saúde muito grave. Também é fundamental que quando sentir náuseas, se sente em um lugar cômodo e trate de se tranquilizar, uma vez que se mexer em excesso ou ficar nervoso poderiam aumentar os vômitos. Evite, pelo contrário, deitar-se de barriga para cima em qualquer superfície, ingerir qualquer tipo de alimento ou bebida nesse momento, assim como tomar qualquer medicamento que não foi prescrito pelo seu médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o vômito com sangue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
raquel santos
Tontura vômitos com sangue vermelho brilhante com guspi o q seria?
Anderson
oi boa tarde. aconteceu um fato estranho ontem quando acordei e me assustei muito! acordei com meu travesseiro lavado de sangue um bem vermelho com bastante coágulos, não sentia dor, muito pelo contrário não tenho dor. porém na parte da tarde comecei a sentir febre e ainda tenho um pouco, a dor no corpo começou, deduzo que seja por causa da febre. Obrigada Anderson
1 de 3
Como tratar o vômito com sangue