Tratamentos de infeções de bexiga

Como tratar os cálculos na bexiga

Como tratar os cálculos na bexiga

Os cálculos na bexiga, mais conhecidos como pedras na bexiga, são formações sólidas de minerais que se encontram na urina e que acabam por se cristalizar devido a não serem expulsos corretamente. Muitas vezes são o resultado de cálculos renais ou de outras condições como o aumento do tamanho da próstata, a uretra estreita, infeções urinárias, esvaziamento incompleto da bexiga, ou consequência da introdução de corpos estranhos na bexiga. Seja qual for a sua causa, é sempre necessário um diagnóstico médico prematuro para evitar que a saúde do paciente fique comprometida e ocorram complicações. No seguinte artigo de umComo vamos dar-lhe toda a informação que precisa para saber como tratar os cálculos na bexiga.

Passos a seguir:

1

Os cálculos na bexiga são sintomáticos quando provocam irritação no revestimento da bexiga e acabam por obstruir a passagem da urina que provém desta. É então quando o paciente pode ter diferentes sintomas, entre os quais se destacam: dor ou pressão na parte baixa do abdômen, dor ou incômodos ao urinar, necessidade frequente de urinar, dificuldade ou incapacidade para urinar, urina de cor escura, presença de sangue na urina e incômodos no pênis.

Como tratar os cálculos na bexiga - Passo 1
2

Perante a suspeita de sofrer de cálculos na bexiga ou a manifestação de qualquer um dos sintomas anteriores, é fundamental ir a um médico com urgência, pois esta condição deve ser tratada o quanto antes uma vez que, caso contrário, poderia originar infeções constantes nas vias urinárias ou danificar gravemente tanto a bexiga como os rins.

3

Deve saber que não se costumam receitar medicamentos específicos para tratar os cálculos na bexiga, e que a maioria das pedras que apresentam um tamanho reduzido são expulsas por si só através da urina. Esta é uma avaliação para ser feita pelo médico e, é provável que lhe recomende aumentar o consumo de água e líquidos (tomando entre 6 e 8 copos de água por dia) com o objetivo de diluir a concentração de minerais na bexiga e aumentar a micção.

Como tratar os cálculos na bexiga - Passo 3
4

No entanto, aqueles cálculos biliares que não saírem sozinhos, precisarão da intervenção médica para serem eliminados por completo. Neste caso, costuma-se levar a cabo um processo que se denomina cystolitholapaxy, que consiste em visualizar o cálculo através de um pequeno tubo com uma câmera (cistoscópio) que se introduz na uretra e chega até à bexiga. Quando a pedra tiver sido localizada, desintegra-se usando o laser, de ultrassom ou de outra ferramenta mecânica.

Também existem casos em que as pedras formadas na bexiga são demasiado grandes, e que a única opção é extrai-las fazendo uma cirurgia aberta, na qual se leva a cabo uma pequena incisão na parede inferior do abdômen.

5

Como vê, para tratar os cálculos na bexiga é fundamental a intervenção médica oportuna, além disso deve-se corrigir e tratar a causa que os originou para evitar que voltem a aparecer.

Embora seja praticamente impossível evitar a formação de pedras na bexiga, há algumas recomendações que podem reduzir o risco de sofrer delas:

  • Beber água em abundância durante o dia, o que favorece que a concentração de minerais se dilua, que é o que no final acaba por originar a formação de pedras.
  • Reduzir na dieta o consumo de bebidas com muita frutose, de bebidas com cafeína e de alimentos enlatados.
  • Seguir uma dieta baixa em sódio e moderar o consumo de proteínas de origem animal e de outros produtos como os lácteos.
  • Existem alguns remédios naturais que se consideraram eficientes para prevenir infeções urinárias e a formação de cálculos renais e na bexiga. E um dos mais destacados é tomar diariamente um suco de mirtilos.
Como tratar os cálculos na bexiga - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar os cálculos na bexiga, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
15 comentários
afonso celso bueno do prado
como devo tratar pedra na bexinga com rêmedios naturais
Diogo barreto
bom dia eu estoucom uma pedra na beixiga medindo 2,50 por 1 ,13cm qual procedimentoou melhor qual remedio que possa desmanchar ea mesma
Janaina Lima
Estou com calculo de 2 cm e 1 mm aguardando cirurgia ha mais de um ano pelo SUS, não suporto mais a dor oque posso fazer para melhorar ou amenizar meu sofrimento até que a cirurgia venha a ser marcada????
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Janaina! Beber água em abundância durante o dia, o que favorece que a concentração de minerais se dilua, que é o que no final acaba por originar a formação de pedras. Reduzir na dieta o consumo de bebidas com muita frutose, de bebidas com cafeína e de alimentos enlatados. Seguir uma dieta baixa em sódio e moderar o consumo de proteínas de origem animal e de outros produtos como os lácteos. Existem alguns remédios naturais que se consideraram eficientes para prevenir infeções urinárias e a formação de cálculos renais e na bexiga. E um dos mais destacados é tomar diariamente um suco de mirtilos. Rápidas melhoras!
Deusdedit Bezerra Chaves
Estou com um calculo na bexiga de aproximadamente 2,2cm,há possibilidade de ela ser eliminada aos poucos,com remedios hemeopaticos??
A sua avaliação:
Ludgero Rodrigues de Moraes Filho
Bom dia Srs. estou pra fazer uma cirurgia de retirada de cálculo na bexiga de 3 centímetros a mais de um ano, pois não tenho plano de saúde, já fiz todos os exames pedido pelo Urologista, repetindo=os já por quatro vezes. E à rede Pública através do SUS, ainda não liberou. estou desesperado e com fortes dores, Pergunto:[ Os Srs. tem como me ajudarem pra eu poder fazer esse procedimento. pois já estou pensando entrar na justiça . Sou aposentado, trabalhei mais de 30 anos, e na hora que preciso do iNSS, é um problema que ninguém resolve. já estive em todos os hospitais do Rio. e até agora nada. só passam antibióticos pra evitar infecção. No aguardo de um retorno.
IVETE RODRIGUES DA CRUZ
TODOS NÓS PAGAMOS ESTE TAL DE INSS, PORÉM NA HORA DE PRECISARMOS, SOMOS MAL ATENDIDOS E MUITAS VEZES, NÃO AGUENTAM A ESPERAR. PORTANTO AMIGO LUDGERO E OUTROS QUE ESTÃO NA MESMA SITUAÇÃO. PRIMEIRAMENTE CLAME POR DEUS E PEÇA A SUA DIREÇÃO E "ENTRE NA JUSTIÇA MESMO" SÓ QUE SERÁ JUSTIÇA FEDERAL. AGORA FAÇA AS COISAS QUE ESTA PESSOAS LHES SUGERIU. COMO TOMAR BASTANTE AGUA, E DEIXAR DE COMER CERTOS ALIMENTOS. AGORA PODE TER A CERTEZA QUE D E U S TUDO PODE. INFELIZMENTE SÓ TEMOS GOVERNOS, PARA NOS LIMPAR OS BOLSOS, PORÉM O DELES ESTÁPRONTINHOS. DEUS NUNCA FALHA. FAÇA SEUS EXAMES, PORÉM SEMPRE COM DEUS NA SUA FRENTE. DEUS O ABENÇÔE A VC E A TODOS QUE ESTÃO PRECISANDO DAQUELE QUE NUNCA F A L H A. AMÉM. IVETE
A sua avaliação:
Liane Santos Pompeu
como fazer o tratamento natural
Alex José
Estou com uma pedra na bexiga de 0,6 cm. Tirei a ultra som. Tem um médico a que muito bom mais ele só esta na terça feira. E estou muito ansioso, e gostaria de ajuda estou tomando muita água. Obrigado
maria paula
como faço para quebrar cauculos de 5 cm na bexiga existe algum remedio
Selma Gonçalves Miranda
Estou com uma pedra na bexiga de 10,7 mm.....sera que com chas ela sai? Esta horrivel pra fazer xixi....estou medicada e tentando matcar cirurgia...mas prefiro que esta pedra cai sem cirurgia. .tem como?
Ludgero Rodrigues de Moraes Filho
Tenho um calculo na bexiga de aproximadamente 2,5 cm.O Urologista informou que só pode extrair através de cirurgia aberta devido ao tamanho,e se possível à laser insistidas vezes. Tem causado infecção urinária, mas, controlada através de antibióticos. Pergunta existe algum tratamento natural como ervas caseira para eliminação deste cálculo sem ser necessário procedimento cirúrgico? Fico muito grato se me informarem.
JOSE FERREIRA
O MEU MARIDO SENTE DESCONFORTO A URINAR, E INTERRUPEÇÃO REPENTINA DA URINA, DEOIS DE URINAR TEM UMA DOR LIGEIRA, SERÁ DE FACTO PEDRA NA BEXIGA?
Elisabete
Sinto dores na altura dos rins vindo em direçao da bexiga, nao sonto for ao urinar, mas sensaçao de bexiga pesada, com sangue na urina
edelcio
Esta infeccionado procure seu medico
Michel
Um cálculo de 3 mm pode passar pela uretra do penis? Meu médico me receitou um remédio pra expiir ela, mas estou com medo que a mesma se aloja na bexiga e não saía mas!
George
Sai sim, pus uma para fora do mesmo tamanho, saiu so com pressao na horade urinar.
valdeque j. c. filho
eu to com um calculo na bexiga medindo 1.0 cm, localizado na junção uretero vesical direita. LITÍASE NA JUNÇÃO URETERO VESICAL DIREITA. tem como destruir esse calculo sem precisar se submeter a cirurgia ?
jose roberio
achei muito bom pois to com esse poblemas nao consigo nem trabalhar nem sai de casa
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jose, que bom que a informação foi útil para você. Obrigada pelo seu comentário e espero que você fique bem logo!
clediana maria
Clediana maria olá quero saber se pedra na bichiga arde muito ,se queimação, umas pontadas fina puxando e quando está perto de menstruar aumenta as dores?pós é o q eu sinto,estou sofrendo muito com isso.
1 de 4
Como tratar os cálculos na bexiga