Doenças do cólon

Como tratar pólipos no intestino

Como tratar pólipos no intestino

Os pólipos são tumores benignos que podem aparecer em diferentes pontos do aparelho digestivo mas que, no entanto se costumam localizar com frequência no cólon, mais concretamente na mucosa que cobre o interior do intestino. Esta condição é bastante comum e pode se detetar e inclusive tratar com uma colonoscopia, no entanto também é recomendável adotar algumas mudanças saudáveis na rotina e deita para garantir um melhor resultado. Em umComo vamos lhe explicar com detalhes como tratar os pólipos no intestino assim como alguns dados interessantes desta condição.

Também lhe pode interessar: Sintomas de pólipos intestinais

Passos a seguir:

1

Não se sabe exatamente o que causa os pólipos no intestino, no entanto alguns fatores poderão aumentar o risco de sofrer deles, entre eles destacam-se:

  • Ter mais de 60 anos.
  • Ter antecedentes familiares de pólipos no intestino.
  • Quem tem familiares diretos com câncer de cólon também tem maiores chances de os desenvolver.
  • As pessoas com uma dieta pouco equilibrada, alta em gordura e baixa em fibra.
2

É pouco comum que os pólipos no intestino apresentem algum tipo de sintoma, por isso a suspeita da sua presença costuma ser detetada em exames como a radiografia de cólon ou a colonoscopia. No caso de apresentar sinais, os sintomas mais comuns são:

  • Sangue nas fezes.
  • Mucosidade durante as evacuações.
  • Mudanças na consistência das fezes ou no funcionamento do cólon.

As pessoas com antecedentes familiares desta condição deverão se submeter a avaliações de rotina para descartar a sua presença segunda a frequência e recomendação que um especialista considere oportuno.

3

Embora no geral os pólipos no intestino sejam benignos, eles devem ser eliminados para nos certificarmos que não se converterão em malignos. Por esta razão, a forma de tratar os pólipos no intestino é removendo-os através de uma colonoscopia, na qual estes se podem cortar ou queimar. O procedimento é ambulatório e completamente indolor para o paciente, uma vez que a zona intestinal não apresenta nenhum tipo de sensibilidade.

No caso de pólipos maiores é possível que seja necessária uma intervenção cirúrgica, que poderá ser sugerida por um especialista.

Como tratar pólipos no intestino - Passo 3
4

Após a eliminação dos pólipos será conveniente seguir de perto as instruções do médico no que diz respeito à frequência com a qual devemos realizar os exames de rotina, que variará dependendo da quantidade e do tamanho dos pólipos encontrados.

Em paralelo, é importante corrigir alguns aspetos fundamentais da dieta e estilo de vida para melhorar a nossa saúde em geral e evitar o aparecimento de novos pólipos, por isso recomenda-se:

  • Seguir uma dieta saudável baixa em gordura.
  • Consumir alimentos ricos em fibra como frutas e verduras frescas e cereais integrais.
  • Evitar hábitos nocivos como fumar e beber álcool em excesso.
  • Realizar atividade física de forma frequente e tentar manter um peso adequado.
  • Favorecer a limpeza do cólon ingerindo água morna com limão em jejum.
Como tratar pólipos no intestino - Passo 4

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar pólipos no intestino, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
MAGALI ROSANA MORELLI
Eu fiz a cirurgia de ileoretoanastomose, e formam muitos pólipos intestinais, e as vezes, passam de 20 por noite.Como eu fiquei diarreica, pois foi retirado 1,20m do íleo terminal, não posso ingerir fibras. En tão, o que devo fazer,por favor? Grata. Magali Rosana Morelli.SP
A sua avaliação:
regina correa
simples,explicativo e direto. Bom.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Regina! Que bom saber que as informações foram úteis para você. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
JOAO RUBENS MULLER
Fiz exame com COLOSCOPIA e tem a presença de pólipos no areto sigmóide. Foi encaminhado para biópsia. Como tratar. É grave? Há condições de me informar a respeito?
1 de 3
Como tratar pólipos no intestino