Outros Saúde gastrointestinal

Como tratar os vermes intestinais

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar os vermes intestinais

Denomina-se normalmente de vermes intestinais uma infecção do intestino originada por parasitas brancos e finos que, ficam alojados no intestino grosso e que, posteriormente, depositam seus ovos ao redor do ânus dando lugar a sintomas como coceira intensa nessa zona, irritação e vermelhidão. Qualquer um pode sofrer de oxiuríase, que é como se chama medicamente, mas ocorre com muito mais frequência em crianças entre os 5 e os 14 anos de idade, já que neste período o contágio da infecção ocorre com mais facilidade. É importante ir ao médico para iniciar o tratamento adequado e, além disso, ter em conta algumas medidas essenciais de higiene e cuidado; continue lendo este artigo de umComo para saber com precisão como tratar os vermes intestinais.

Também lhe pode interessar: Quais os sintomas de vermes no intestino

Passos a seguir:

1

A infecção por vermes intestinais adquire-se quando uma pessoa de forma totalmente involuntária ingere os ovos microscópicos destes parasitas, os quais podem ser encontrados nas mãos dos afetados, especialmente na zona das unhas, ou naqueles objetos que tenham utilizado ou tocado. Uma vez ingeridos, os ovos chegam até ao intestino delgado, onde se convertem em larvas, as quais se deslocam para o intestino grosso que é onde crescem e se tornam adultas, adotando a forma e o tamanho que têm estes vermes brancos e finos quando podem ser vistos na área perianal ou nas fezes.

Passados uns dois meses dessa infecção, os parasitas fêmeas reproduzem-se e depositam seus ovos, mais concretamente, nas margens do ânus e é quando se podem ter sintomas como os seguintes:

  • Coceira na zona anal, que costuma ser mais intensa durante a noite.
  • Irritabilidade, nervosismo e dificuldade para dormir relaxadamente.
  • Pele irritada e avermelhada devido ao contínuo coçar com as unhas.
  • Se a infecção se deslocar para a zona vaginal, as meninas ou mulheres podem apresentar coceira e irritação nos seus genitais.
  • Só em casos muito graves, o afetado pode sofrer perda de apetite e perda de peso.
2

Caso apresente alguns dos sintomas anteriores ou suspeite que seu filho possa ter vermes intestinais, é fundamental que vá ao médico o mais cedo possível. O especialista explorará a zona perianal em busca destes pequenos vermes para confirmar o diagnóstico, mas é provável que estes não sejam visíveis nesse momento, já que se costumam observar durante a noite, momento em que deixam seus ovos ao redor do ânus. Por este motivo, pode ser que o médico peça a você que realize um autoexame em casa, no qual terá que colocar um pedaço de fita adesiva sobre a pele que há ao redor do ânus e retirar posteriormente. É conveniente que o faça pela manhã mesmo antes de ir ao banheiro ou tomar banho, uma vez que após estas ações é muito provável que os ovos já não estejam lá. Depois, o especialista examinará a fita em um microscópio para encontrar os ovos dos vermes.

Se, pelo contrário, acha que seu filho pode estar sofrendo de oxiuríase, então aconselhamos que espere que ele vá dormir à noite e, quando o fizer, verifique sua zona perianal com cuidado. Separe suas nádegas e utilizando uma lanterna, ilumine as margens do ânus e observe se este tipo de parasitas estão presentes. Além disso, outra forma é observar a aparência das suas fezes, pois muitas vezes são visíveis uma espécie de filamentos esbranquiçados.

Como tratar os vermes intestinais - Passo 2
3

Para tratar os vermes intestinais, o médico ou pediatra possivelmente receitará tomar algum tipo de fármaco oral antiparasitário, que serve para acabar com os parasitas adultos geralmente em uma dose única. No entanto, é normal que também se recomende uma segunda dose do medicamento umas 2 semanas depois para eliminar todos aqueles ovos que surgiram a partir do primeiro tratamento. É fundamental respeitar a todo o momento as indicações médicas quanto à dosagem e à duração do tratamento para que seja eficaz.

Além disso, ao ser de fácil contágio, é provável que outros membros da família estejam infectados, por isso também deverão realizar o tratamento adequado.

Como tratar os vermes intestinais - Passo 3
4

Além da medicação oportuna, é muito importante ter em conta uma série de cuidados e medidas de higiene tanto para aliviar os sintomas como para prevenir que outras pessoas ao redor se contagiem e sofram de vermes intestinais:

  • A pessoa com vermes intestinais deve evitar coçar a zona perineal para não causar irritação ou infecção na pele. Pode se encontrar alívio realizando banhos de assento com água morna durante pelo menos uns 20 minutos. Também deve lavar a zona retal e seus genitais uma vez por dia com água e um sabão de pH neutro.
  • É preferível que a pessoa com oxiuríase durma com um pijama fechado, assim evitará coçar e os ovos não passarão para os lençóis ou outras superfícies.
  • Manter as unhas curtas para evitar danos durante a coceira.
  • Tanto o afetado como os restantes membros da família devem lavar as mãos de forma frequente, especialmente após ir ao banheiro, antes de comer, após trocar uma fralda, etc.
  • Lavar muito bem a roupa, a roupa íntima e a roupa da cama que o afetado tenha estado utilizando antes de finalizar o tratamento. Suas peças devem ser separadas das restantes pessoas e com água quente.
  • Desinfetar muito bem o vaso sanitário.
Como tratar os vermes intestinais - Passo 4
5

Por último, como suplemento de tudo o que foi dito anteriormente, pode recorrer a alguns remédios naturais para combater este tipo de parasitas e favorecer o seu bem-estar digestivo. Entre as opções mais eficazes encontram-se tomar uma infusão de hydrastis ou absinto e o consumo de sementes de abóbora, mamão, alho ou extrato de toranja.

Saiba qual o melhor remédio para vermes entrando no nosso artigo.

Como tratar os vermes intestinais - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar os vermes intestinais, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como tratar os vermes intestinais