Como tratar prostatite

A prostatite é uma doença relacionada com a inflamação da glândula prostática, nos homens. Esta inflamação comprime a uretra, motivo pelo qual é difícil urinar, ainda que o homem tenha com frequência vontade de urinar, dores e retenção de urina. Trata-se de uma condição que é normalmente aguda, mas, se for mal curada, pode converter-se em crônica. As causas podem dever-se a infeções, prisão de ventre, ingestão de alimentos fortes e tóxicos, falta de exercício, abuso no consumo de tabaco e álcool, entre outras. Para melhorar os sintomas e reduzir os incômodos que esta condição gera, neste artigo de umComo contamos-lhe como tratar prostatite.

Também lhe pode interessar: Como tratar a próstata alargada
Whatsapp 3 Twitter 1 Google +
Instruções
  1. Os pacientes que sofrem de prostatite costumam notar um peso na parte baixa do abdômen que costuma estar acompanhando de incômodos ao urinar, sendo estes alguns dos sintomas mais comuns. Além disso, também é comum que sintam uma vontade repentina e incontrolável de urinar tanto de dia como de noite, mas por sua vez também pode ocorrer retenção aguda de urina devido à dor.

    Deste modo, será fundamental consultar o urologista ou médico logo no aparecimento das primeiras dores ou possíveis evidências de sofrer de prostatite ou alguma outra condição do sistema excretor e/ou reprodutor.

  2. Do mesmo modo, devemos referir que existem diferentes tipos de prostatite, segundo a sua causa ou gravidade:

    • Prostatite bacteriana ou aguda: como o seu nome indica, é provocada por agentes patogêneos, que podem ser os causadores de uma infeção urinário ou de determinadas doenças de transmissão sexual (DST) como a clamídia ou a gonorreia.
    • Prostatite crônica ou síndrome de dor pélvica crônico: também é possível que esta doença se torne crônica e existem determinados fatores que podem aumentar a probabilidade disso como a prostatite aguda mal curada, lesões perineais, o consumo de álcool ou determinadas práticas sexuais. No nosso artigo pode ver como cuidar da prostatite crônica.
  3. Tal como acontece com outras doenças, trata-se de uma prostatite causada por bactérias e, o seu tratamento passará por medicamentos antibióticos que ajudarão a combater os agentes causadores.

    Deste modo, será necessário que o médico especialista avalie o seu caso, efetuando os exames necessários para realizar o diagnóstico adequado e poder assim prescrever o tratamento farmacológico mais adequado ao seu caso.

  4. Por outro lado, também existem cuidados e hábitos saudáveis que devemos incorporar à nossa vida diária para tratar a prostatite. Isto implica uma dieta equilibrada e rica em fibra, que dispense de alimentos que irritem a próstata e o trato urinário no geral, assim deverá evitar o consumo de álcool, cafeína, cítricos, comida picante ou condimentada.

  5. Por sua vez, é fundamental que beba muita água, assim como outros líquidos e bebidas não gaseificadas para ajudar a eliminar as possíveis bactérias da bexiga e as toxinas que o corpo não precisa. A não ser que o médico indique o contrário, recomenda-se ingerir no mínimo dois litros de água e/ou outros líquidos por dia.

  6. Do mesmo modo, os banhos com água quente também o podem ajudar a reduzir os incômodos e dores causadas pela prostatite. No entanto, deverá se certificar antes de que a água não está demasiado quente para evitar queimaduras na zona genital, cuja pele é mais sensível que a de outras zonas do corpo.

  7. No caso de complicações ou prostatite demasiado frequente, será fundamental que consulte de novo o seu médico para que este avalie as causas e a gravidade da situação. Alguns homens devem recorrer a uma intervenção cirurgia para curar completamente a prostatite.

  8. Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a como tratar prostatite, recomendamos que entre na nossa categoria de A saúde no Homem.

Whatsapp 3 Twitter 1 Google +

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como tratar prostatite:


4 comentários


09-04-2015 disse:
Bom dia caros amigos tenho tido serios problemas com esta tal prostatite nao consigo dormir urinando de 30 em 30 min muita dor mesmo quando nao urino irritabilidade depressao esquecimento e vontande ate de morrer atrapalhando vida profissional sentimental etc podem me ajudar .
20-04-2015 disse:
Agora caro amigo Alexandre sem Deus nada somos, apesar dos problemas que enfrentamos nos dias maus fica nas mãos do amado Jesus médicos dos médicos, tomo algum remédio tomo? mas vontade de morrer por causa de doença fica de lado ainda precisamos ajudar muitos com nossas orações e com intercessão para os sem fé, porque sem fé si torna impossível agradar a Deus.
05-03-2015 disse:
Prostatite nem sempre é doença da prostata, pode ser problemas do assoalho pélvico, músculos da bacia, ou dos nervos que envolvem-na. Comecei a sofrer de dor pélvica quando fiz uma cirurgia nos testículos com o Dr. Wilton Bezerra CRM ****, em Olinda. Ele ocultou os riscos da cirurgia, para lucrar com o procedimento. Desde então fui diagnósticado com uma série de doenças pélvicas masculinas, dentre elas, a prostatite.
30-08-2014 disse:
Fuei muito satisfeito, com, estes conselhos, do tratamentos, explicacoes ect.querendo,mais informcoes sobre, da prostate.
01-07-2014 disse:
Muito bom
04-07-2014 disse:
Olá Luiz, muito obrigada pelo seu comentário :)