A serotonina

Como tratar serotonina baixa

Como tratar serotonina baixa

A serotonina é uma substância química chamada de neurotransmissor que é essencial para o funcionamento normal do cérebro dos mamíferos. Os seres humanos metabolizam a serotonina de um aminoácido ou proteína incompleta, chamado triptofano. Pesquisas indicam que a serotonina tem um efeito significativo sobre o estado emocional, para uma classe recente de medicamentos antidepressivos chamados de "inibidores da recaptação da serotonina". Estes medicamentos incluem medicamentos receitados comuns como o Zoloft, Prozac e Paxil. Um dos efeitos destes medicamentos é aumentar os níveis de serotonina no sangue ou a quantidade de serotonina que circula no sangue. Pode ou não ser verdade que as pessoas felizes tenham uma maior concentração de serotonina no sangue do que as pessoas tristes.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da testosterona baixa
Passos a seguir:
1

Faça uma dieta rica em carboidratos para aumentar os níveis de serotonina. Os carboidratos são açúcares complexos e alimentos ricos em hidratos de carbono, incluindo o pão, massa e arroz. Algumas autoridades médicas afirmam que a insulina que o nosso corpo produz quando comemos carboidratos aumenta os níveis de triptofano no cérebro, e isto traduz-se numa maior concentração dos níveis de serotonina.

2

Coma alimentos que contêm proteínas. Nem todos os alimentos contêm algum tipo de proteína tal como o aminoácido triptófano. Carne, peixe, leite, queijo e soja contêm triptofano.

3

Algumas pesquisas realizadas sobre monges budistas e freiras franciscanas indicam que a meditação e a oração podem aumentar os níveis de serotonina.

4

Algumas pesquisas dizem que uma substância chamada melatonina reduz os níveis de serotonina e que a luz do sol diminui a quantidade de melatonina no sangue.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar serotonina baixa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
William
Boa tarde a todos! Estou preocupado e já a algum tempo venho tendo problemas para regular os níveis de serotonina no meu organismo e não venho obtendo êxito. Meu caso parece ser algo mais complexo pois meus exames de sangue não apontam apenas uma baixa de serotonina mas sim a ausência total do neurotransmissor. Estou a 3 meses tomando L-Triptofano (1000 mg por dia) e o meu nível de serotonina encontra-se zerado. Venho sentindo todas as mazelas comuns da ausência do neurotransmissor como baixa auto estima, dificuldade imensa de concentração, desanimo e se eu puder, deito na minha cama na sexta a noite e só levanto na segunda para ir trabalhar (normalmente chateadíssimo pois não tenho vontade de sair de casa e cada manhã, ao despertar o meu despertador, é um leão que tenho que domar rindo ou chorando. (na maior parte das vezes, chorando). Estou com depressão porem meu psiquiatra disse que meu problema não é psiquiátrico e sim orgânico. Alguém ja viu caso parecido e sabe se existe algum medicamento que "reponha" a serotonina que o meu organismo não está sendo capaz de fabricar?
João Paulo Gonçalves
Como aumentar a Serotonina baixa?
A sua avaliação:
Vanda Gaspar Mota
Quais são os cuidados c pessoa que está com deficiência de serotonina e o que pode ocorrer se recusa ao tratamento Pode me responder
A sua avaliação:
eugenia
queria saber uma coisa porque tem pessoas que tomam remedios e nao fazem o efeito?
A sua avaliação:
leticia
estou com a serotonina muito baixa ,nao aguento mais tanta tristeza,preciso de um remedio urgente.
Jerônimo Teixeira
queria o nome de um remédio para aumentar a serotonina,que não seja SERTRALINA e que não tenha problemas para comprá-lo,pois estou precisando muito.
Roselena da silva coimbra
Legal demais esse tratamento.como tratar a serotonina baixa se a vitamina D tambem esta baixa?
mara
Tenho intestino preso e pouca disposição. A serotonina está baixa neste caso?!
eugenia
a minha e muito baixa tenho muita tristeza
ANAYRA BITTENCOURT RICART
MINHA SEROTONINA ESTÁ MUITO BAIXA, ENTRETANTO NÃO GOSTARIA DE TRATAR-ME COM ANTIDEPRESSIVOS - GOSTARIA DE TRATA-LA COM TRATAMENTOS ALTERNATIVOS EFICIENTES- NEM SEI POR ONDE COMEÇAR - POR FAVOR ME DÊEM ALGUMA INFORMAÇÃO.
Ercilia Adelino Ramos
Sou terapeuta em Angola e gostaria de ter mais dicas sobre este assunto
Como tratar serotonina baixa