O enfisema pulmonar

Como tratar um enfisema pulmonar

Como tratar um enfisema pulmonar

O enfisema pulmonar ocorre quando os alvéolos pulmonares, responsáveis por transformar o dióxido de carbono em oxigênio, se destroem progressivamente dando como resultado uma importante dificuldade para respirar e um envio ineficaz de oxigênio à corrente sanguínea. Devido a se tratar de uma condição progressiva, é possível contar com ela sem ter reparado nos sintomas, no entanto quanto mais cedo se detetar melhor será o prognóstico e menor a dificuldade respiratória. Neste artigo de umComo explicamos-lhe como tratar um enfisema pulmonar e tudo o que deve saber sobre esta condição.

Passos a seguir:
1

O enfisema pulmonar pode avançar de forma lenta, aumentando progressivamente o dano com o passar dos anos até que a dificuldade de respirar é tão evidente que o paciente vai a um especialista. No entanto, há sinais claros de que a capacidade respiratória pode estar comprometida, alguns sintomas do enfisema pulmonar são falta de ar, que no começo será leve e talvez em atividades que envolvam esforço, mas irá aumentando até ocorrer inclusive em repouso.

Acompanhada da dificuldade para respirar podemos apresentar também a tosse e cansaço devido à inadequada oxigenação. A falta de ar é um sinal importante que devemos ter em atenção, por isso convém não a relacionar com outras condições como a idade ou a obesidade e ir a um médico de imediato, especialmente se for fumador.

Como tratar um enfisema pulmonar - Passo 1
2

A causa mais comum do enfisema pulmonar é o fumo do tabaco, pelo que se trata de uma condição muito comum em fumadores ativos, embora também possa ocorrer nos passivos. Outros irritantes como a contaminação ambiental ou os gases produzidos pelo carvão podem também originar esta condição.

3

O enfisema pulmonar não tem cura, no entanto é necessário implementar mudanças de hábitos profundas para garantir que a doença não avança até ao ponto de comprometer a saúde total dos pulmões. A primeira coisa que deverá fazer é deixar o cigarro no caso dos fumadores, pois este hábito agravará a condição aumentando gravemente os danos.

Melhorar a alimentação também é fundamental, pelo que é recomendável seguir uma dieta saudável e equilibrada rica em vegetais, frutas, carnes magras e peixes. Reduzir a ingestão de açúcares e alimentos graxos também ajudará a diminuir de peso, o que pode favorecer notavelmente o melhor funcionamento pulmonar.

Como tratar um enfisema pulmonar - Passo 3
4

É imprescindível incluir o exercício na rotina diária, pois a atividade física ajuda a melhorar notavelmente a capacidade pulmonar podendo diminuir os danos originados pelo enfisema pulmonar. Recomendam-se atividades de baixa ou média intensidade, como:

  • Andar de bicicleta ou usar a bicicleta estática.
  • Caminhar pelo menos 30 minutos por dia.
  • Subir as escadas a um ritmo moderado.
  • Nadar.
  • Exercícios para fortalecer os braços e o peito, o que ajudará a ter uma caixa torácica muito mais forte, beneficiando a respiração.

Uma hora de exercício 5 vezes por semana será muito benéfico para o seu bem-estar, no entanto lembre-se que deve evitar as atividades de alta intensidade. Perante qualquer incômodo consulte o seu médico.

Como tratar um enfisema pulmonar - Passo 4
5

Além disso, é possível que o seu médico lhe receite alguns medicamentos para tratar o enfisema pulmonar e garantir a sua qualidade de vida, como por exemplo:

  • Broncodilatadores: aliviam a dificuldade para respirar e diminuem a tosse.
  • Medicação para ajudar a deixar o cigarro, ideal para pacientes com dificuldades para abandonar este hábito.
  • Corticoides inalatórios: alivia a inflamação das vias respiratórias, mas devem ser usados sob supervisão médica. Nem todos os pacientes reagem a eles.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar um enfisema pulmonar, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
JOSE MANUEL LEANDRO
Tenho 80 anos e tenho um efizema pulmonar detectado a 19 anos , era um fumador , a 20 anos que não fumo, tomo um pó para inalação brimica genuair, e pulmicort, mas canso-mo muito , o que posso fazer para ter uma qualidade de vida melhor. gostava de receber uma ajuda, muito obrigado se me poderem ajudar.
Sara Miranda
Bom dia. Sou doente enfisematosa, doente "entre aspas", nunca jamais me lembro de me sentir tão bem. Comecei a fumar com 19 anos, detectaram-me enfisema aos 50, muito cedo. Fumava mais de dois paks de cigarrets por dia, nem conseguia dormir com a tosse, estava perto de respirar com oxigénio artificial. Então deixei de fumar, comecei a caminhar, praticar hidro ou natação diáriamente, ir à praia e ao mar e hoje sinto-me bem. 1-Não sinto cansaço; 2- Não sinto falta de ar; 3- não levei com oxigénio artificial...quando eu era um caso perdido Tive um pneumologista que me disse que já nem valia a pena deixar de fumar. A todas as pessoas que têm enfisema, só peço, por favor parar de fumar..um abraço.
Marina
Sara Miranda, obrigada pelo depoimento! estou seguindo seus conselhos. abs
CELSO DUARTE
Bom dia. Hoje, ao receber o resultado de exame de ELETROFORESE DE PROTEINAS percebi que os níveis de ALFA 1 está um pouco a baixo dos valores ideias de referencia. Através de pesquisas, notei que esta condição pode ser uma predisposição para a instalação de Efisema Pulmonar. Sou tabagista a 20 anos, e hoje de por esta descoberta e pelo seu depoimento, Sara Miranda, vou começar minha Batalha para LARGAR este vício do cigarro.
Obrigado por compartilhar seu depoimento.
RUTH SAMPAIO ROCHA
O uso de bombinhas é perigoso? qual o remedio que tomo para parar de fumar?
Maria de lourdes antonio veiga
Gostaria de saber se quem tem começo de enfisema pulmonar pode ir ao salão pintar os cabelos e fazer escova progressiva ?
sara miranda
sim podes amiga, mas deves evitar cheiros de tintas, perfumes e vernizes
ALENILDO
FALTOU A QUANTIDDE ESPECÍFICA DE CADA ERVA PARA CADA INFUSÃO
alenildo jose de lima
Não colocaram ha quantidade das ervas que devemos usar em cada infusão
Rogerio Pereira
Onde encontrar essas raizes para fazer o xarope de malvavisco, eucalipto e tussilago? Grato, Rogério
Denise Paterra
Meu pai tem 76 anos e descobriu efisema ha 10 anos atras. Vem tratando com remedios. Anda sentindo muita falta de ar, dor nas pernas e cansaço. O que pidemos fazer p ele melhorar?
ANA MARA GOMES
Boa tarde, meu pai tem 86 anos faz mais de 10 anos que vem lutando contra esta doença de enfisema, agora a doença está muito avançada, já utiliza oxigênio em casa, se sente cansado demais, com a utilização do oxigênio ele satura 95 a 98, mas fica muito cansado até para dormir. temos uma pneumologista tratando, existe algo para ajudar que possamos fazer?
raimundo andrade santos
passei com um pneumo e foi dito que eu tenho efisema pulmonar vi algumas dicas com ervas e sucos naturais existe renedio sintetizado que possa fazer um efeito satisfatorio?
nadia mariabarrosbarbosa
depois da pneumonia que passei e constatado efisema pulmonar
gabrieli
o q deve beber e comer dotora
amanda
Dra. Como que eu acho essa raiz malvavisco nao tem outro nome???
1 de 4
Como tratar um enfisema pulmonar