Protuberâncias da pele

Como tratar um molusco

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar um molusco

O molusco contagioso é uma doença da pele caracterizada por protuberâncias carnosas, em forma de cúpula na pele, mais normalmente nas dobras da pele como as axilas ou na região da virilha. O molusco é causado por um vírus similar ao vírus da varicela, por isso é altamente contagioso. Nos adultos, pode ser transmitido por contato sexual ou por qualquer contato com a superfície da pele infectada ou ao compartilhar objetos tais como toalhas. Apesar de o molusco não causar problemas graves de saúde, a maioria das pessoas quer tratar para não correr o risco de infectar outras pessoas.

Também lhe pode interessar: Como tratar um eczema nas pálpebras

Passos a seguir:

1

Consulte seu médico para confirmar o diagnóstico de um molusco. Há outras condições da pele, incluindo as verrugas genitais, que podem parecer um molusco. O diagnóstico pode ser feito clinicamente ou o seu médico pode recolher uma amostra das lesões de pele e observá-la no microscópio para verificar o diagnóstico.

2

Fale com seu médico se deve ou não tratar o molusco contagioso. As lesões do molusco contagioso normalmente desaparecem dentro de seis meses, ainda que possam demorar até vários anos para curar. Alguns médicos recomendam o tratamento pelo risco de infectar as restantes pessoas.

3

Fale sobre as opções de tratamento para o molusco com seu médico. Os tratamentos comuns incluem o congelamento da lesão com nitrogênio líquido, raspagem com um instrumento afiado, ou terapia a laser. Também há produtos químicos especiais e cremes de uso tópico que podem tratar o molusco contagioso, mas nem sempre são eficazes. Discuta os prós e contras de cada tratamento.

4

Se decidir não tratar o molusco, tape as lesões da pele com uma faixa de gaze. Mude a faixa todos os dias ou imediatamente após a molhar. Não permita que ninguém toque nas faixas após ter tocado sua pele.

5

Observe se há sinais de infecção secundária como vermelhidão, dor ou secreção na área onde estão as lesões cutâneas. Se se desenvolver, chame seu médico imediatamente.

6

Aconselhe-se com o seu médico e siga as suas recomendações para tratar o molusco.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar um molusco, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Lave as mãos frequentemente para evitar a propagação da infecção.
  • Se você tem um sistema de imunidade fraco, diga ao seu médico. O molusco pode ser mais grave neste caso.
  • Considere o tratamento de lesões por molusco se estiverem na região genital.
  • Não use remédios alternativos que não tenham sido pesquisados já que alguns podem ser prejudiciais.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como tratar um molusco