A tendinite

Como tratar um tendão inflamado

Como tratar um tendão inflamado

A tendinite é uma condição muito comum em pessoa que realizam trabalhos físicos, movimentos inadequados de forma repentina e inclusivamente em quem caminha mais do que devia com o calçado menos indicado. Estes cenários podem fazer que um ou vários, dos muitos tendões do nosso corpo se inflamem, ocasionando dor e desconforto que, se não for atendida a tempo, podem se converter em lesões mais graves. Por isso em umComo.com.br explicamos-lhe como tratar um tendão inflamado para que consiga recupera o mais depressa possível.

Também lhe pode interessar: Causas de dor no tendão de Aquiles

Passos a seguir:

1

Praticar esportes de impacto com frequência, ter um trabalho que implique esforço físico (por exemplo, pedreiros, pessoal de limpezas, etc), fazer movimentos ou posturas inadequadas durante grande parte do dia, ou caminhar longas distâncias com sapatos que não oferecem um adequado suporte ao pé, são alguns dos cenários que nos podem conduzir a uma inflamação de tendões.

2

A primeira coisa a fazer é detectar os sintomas de um tendão inflamado. A dor e ardor no tendão, desconforto para realizar determinados movimentos, sensibilidade ao tato. Em casos de tendinite mais severas estes sintomas podem aumentar a sua intensidade.

3

Se se trata de uma inflamação considerável, é sempre melhor recorrer a um médico para descartar qualquer tipo de complicação e para receber um tratamento e analgésico adequado. No entanto, a maior parte das medidas para tratar de um tendão inflamado devem ser tomadas em casa.

4

Comece por suprimir qualquer atividade física que tenha impacto no seu tendão. Por exemplo se o desconforto é no joelho ou no tornozelo evite os esportes de impacto, como correr ou caminhar mais rapidamente. É necessário que o tendão "descanse" para que se possa desinflamar. Se a lesão é devido ao seu trabalho é importante que detectar que esforço ou postura estamos assumindo para a corrigir e evitar aumentar o desconforto.

5

Tomar um analgésico anti-inflamatório é parte imprescindível do tratamento, pois ajudará a melhorar a situação. Pode optar por um de venda comercial como o Ibuprofeno, uma pílula a cada 8 horas. Em casos de tendinite severa o seu médico poderá recomendar-lhe um produto mais forte, mas esta é uma decisão que está na sua mente.

6

Durante pelo menos 4 dias deverá aplicar um tratamento frio na zona. Pegue uma compressa gelada e envolva na zona em que se encontra o tendão por 20 minutos, no mínimo duas vezes ao dia, isto ajudará a reduzir a inflamação e aliviar a dor.

7

Em alguns casos também pode ser recomendado, depois de a inflamação reduzir, tratamentos de calor que consistem em mergulhar a zona em que o tendão está inflamado durante 20 minuto em água quente.

8

Enquanto estiver lesionado é muito importante evitar movimentos que possam causar danos ou piorar o seu quadro clínico. Também é necessário seguir o tratamento à letra para que a inflamação reduza. Não se esqueça que a supervisão médica é muito importante, sobretudo em casos de tendinite grave.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar um tendão inflamado, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
52 comentários
A sua avaliação:
ARTHUR ALEXANDRE
FOCO HIPERINTENSO DE PERMEIO A INSERÇÃO DO TENDÃO ADUTOR LONGO NO PUBIS A ESQUERDA MEDINDO 0.8CM POR TENDINOPATIA/LESÃO PARCIAL.
hipersinal nas partes moles entre o trocânter femoral maior e o trato iliotibial bilateralmente podendo corresponder á atrito . heterogenidade de sinal dos tenddõpes glúteos mínimos por tendinopatia com hipersinal no entorno indicando peritendinite
A sua avaliação:
Waldilea Harrys
estou com muita dor no ombro direito oq posso fazer para aliviar um pouco a dor.
A sua avaliação:
Maria Angélica alves santos
Meu pé tá com uma inflamação em cima do pé a quatro meses e não sei mas o que fazer.
Stela dalva denicolo
Qual i oprocedimento para inflamacao de tendinite na mao, o que posso fazer para aliviar a dor. Trabalho na cozinha em escola
Maria Antônia
Tenho problemas de burcite e esporão calcaneo como tratar
Maria Rocha
tenho dores horriveis nas pernas já fui a um ortopedista fui medicada já acabei a medicação e as dores continuam. fiz rx acusou ernes tendões inflamados , só que as dores continuam imenso nem cosigo andar à quase 2 meses
djair vieira da silva cruz
estou com o tendão da perna inflamdo, porém eu sou praticante de capoeira, mais interrompir por tempo determinado minhas atividades por motivos de dores. como faço para cuidar
José Paulo Medina
Minha Mulher esta com borsite e Tendão inflamado no quadris oque fazer para melhorar a dor esse diagnostico deu no ultra som (A dor segunda ela é terrível não consegue dormir de lado nem um .
ROBERTO
Sofri um puxão no dedo, que esta inchado e sinto dor há três meses, tomei anti-inflamatório e nada, será que é tendão inflamado?
TEREZINHA NEVES VALVA
como tratar um tenão inflamado
Editor umComo.com.br
Oi Terezinha! Por favor, leia as indicações do artigo.
DIOGO
MACHUQUEI O TENDAO DE TRAS DA PANTURRILHA OQ FACO
Editor umComo.com.br
Oi Diogo! Recomendamos que você consulte um médico para que ele possa examinar sua panturrilha.
hercilia
meu marido corre mas agora seu joelho esta mal o que fazer caseiro sem medico
Editor umComo.com.br
Florisvaldo Neves
Quero agradecê-los pela boa informação que obtive sobre a dor no tendão de Aquiles, pois estava muito preocupado, visto que não consigo mais fazer minhas caminhadas e nem exercícios físicos. Agora vou tomar as precauções necessárias, caso não conseguir resultados, então procurarei um especialista no assunto. Por tudo, meu muito obrigado, Florisvaldo Neves
Editor umComo.com.br
Oi Florisvaldo! Que bom saber isso! Muito obrigado pelo seu comentário e continue acompanhando nossas dicas :)
A sua avaliação:
carlos
ha varios anos eu sinto muito dor quando corro por mais de 30 minutos ou jogo futebol por de 30 minutos.
Essa dor é uma fisgada que da entre a panturrilha e o calcanhar, na direita ou na esquerda alternadamente, nunca nas duas juntas, fico meses sem fazer nada de exercicio quando volta a correr essa dor ( fisgada ) volta a dor
A sua avaliação:
jorge mario da silva
qual o medicamento para o tendao inflamado já fiz varias seções de fisioterapia mas a dor continua.
A sua avaliação:
rosires de oliveira carvalho
fiz ultrassonografia do tornozelo direito e deu tendinopatia do tendão do calcãneo e menos pronunciada nos tendões fibulares,fascite plantar. sinto dores, e as vezes fica inchado , qual especialista que devo procurar?
A sua avaliação:
Renato
estou a quase um ano tratando o ombro que tem bursite, tomei remédios, fiz fisioterapia, porem a dor sempre retorna
A sua avaliação:
Carlos Alberto Ferreira De Barros
Bom Dia. fiz um ressonancia magnetica de tornozelo e ficou constatou que eu tinha TENDIONOPATIA DO FIBULAR LONGO E DO TENDAO DE AQUILES. MODERADA TENOSSINOVITE DO FLEXOR LONGO DO HALUX. ELEVACAO DO SINAL DO TENDAO FIBULAR CURTO, COM RUPTURA LONGITUDINAL. JA FIZ 30 SESSÃO DE FISIOTERAPIA E ESTOU FAZENDO ACUPUNTURA E NAO ESTA ADIANTANDO NADA. EU BEBO REMEDIO MELHORA . MAIS DEPOIS VOLTA.
A sua avaliação:
Rivaldo Luiz de Sá
como tratar um tendao do joelho inflamado?
A sua avaliação:
Aralívargas@hotmail.com
tenho platina na perna seis parafusos, minha perna esta doendo muito bem no inicio ou final da cirurgia, e provavel que a platina ou o parafuso tenha machucado o tendao durante alguma atividade fisica?
Como tratar um tendão inflamado