Aliviar a dor de pescoço

Como tratar uma contratura cervical

Como tratar uma contratura cervical

A contratura cervical acontece quando os músculos à volta das vértebras cervicais ficam rígidos devido a múltiplos fatores, gerando uma dor que afeta a vida normal de quem a sofre. Pode chegar a produzir também enjoos, dores de cabeça ou zumbidos. Se esta contratura cervical persistir, o pescoço pode perder sua curvatura normal e ficar reto, o que é conhecido como retificação cervical. Em umComo.com.br veremos como tratar uma contratura cervical.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, quando notar dores no pescoço, o que deve fazer é colocar calor seco na área. Pode ser um cobertor elétrico a meia potência e em períodos curtos de tempo, de 5 a 10 minutos, várias vezes por dia. Também existem alternativas como os sacos de água quente, que vão perdendo o calor pouco a pouco.

Este tratamento é o mais eficiente já que o calor relaxa os músculos, evitando assim a causa da dor.

2

Tomar anti-inflamatórios ou relaxantes musculares é uma opção, mas não é muito recomendável porque estes medicamentos filtram-se no fígado, podendo gerar tensões musculares quando alterado.

3

Também deve evitar as causas da contratura cervical. Estas podem ser muito diversas, como tensões emocionais, estresse inadequado, falta de exercício regular, má alimentação, dormir em más posturas ou com travesseiros inadequados, o frio também pode favorecer seu aparecimento, entre outras.

4

Se a contratura for prolongada ou a dor for muito intensa, o mais recomendável é ir a um fisioterapeuta. Com massagens e calor localizado produzido por infravermelhos, a resolução do problema será bem mais rápida. Além disso, ele poderá dar uma lista de exercícios para realizar diariamente, mesmos sem sentir dor, para fortalecer a musculatura. Mas lembre-se sempre que deve aquecer os músculos primeiro antes de fazer os alongamentos feitos no final.

5

Fazer exercício diário, principalmente atividades como yoga epilates, reduz significativamente o aparecimento de problemas musculoesqueléticos. Além disso, ensinam a manter posturas saudáveis no nosso dia a dia.

Como tratar uma contratura cervical - Passo 5
Imagem: boa-yoga.com
6

Praticar exercícios de relaxamento, principalmente ao acordar e antes de dormir, pode ajudar muito a canalizar as tensões emocionais que foram se acumulando ao longo do dia. Fazer descansos curtos com frequência durante nossas tarefas diárias, ter pensamentos positivos e controlar a respiração são métodos para estarmos relaxados.

7

Outra opção são os remédios naturais. Existem plantas com propriedades anti-inflamatórias como o gengibre ou a urtiga que em infusões podem nos ajudar a combater as contraturas cervicais.

Como tratar uma contratura cervical - Passo 7
Imagem: vegetarian.about.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar uma contratura cervical, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Silvia Mendes Gomes
Tenho dor cervical,devido a ma postura,mas desde fevereiro,estou fazendo pilates,trabalho fora,e as vezes não aguento a dor,mas faço meditação,relaxamento corpo,e alivia.Valeu as dicas!!!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Silvia, obrigada nós pela sua visita e comentário! Até uma próxima ;)
Imagem: boa-yoga.com
Imagem: vegetarian.about.com
1 de 3
Como tratar uma contratura cervical