Doenças renais

Como tratar uma infeção urinária

Como tratar uma infeção urinária
Imagem: gamec.com.br

A infeção urinária é uma doença mais comum nas mulheres, onde os vírus e bactérias se alojam na vagina e na vulva da mulher. No entanto é uma condição que afeta ambos os sexos e pode ser muito penosa. Saber como detectar uma infeção urinária e conhecer os seus sintomas é extremamente útil e é o ponto de partida para começar um tratamento. Neste artigo de umComo.com.br dizemos-lhe quais são os sintomas mais comuns e damos-lhe alguns conselhos sobre como tratar uma infeção urinária.

Vai precisar de:
  • Chá de urtiga
  • Chá de barbas de milho
  • Antibióticos (prescritos pelo médico)
  • Roupa íntima de algodão
  • Água
  • Suco de Arando
Também lhe pode interessar: Como tratar uma infecção nos rins
Passos a seguir:
1

Porque acontece? Em primeiro lugar devemos perceber porque acontece a infeção urinária, na grande maioria dos casos a infeção urinária é provocada por uma bactéria chamada Escherichia coli, esta bactéria é inofensiva na flora intestinal, no entanto quando esta bactéria invade as vias urinárias pode existe uma grande possibilidade de se produzir uma infeção urinária. Se tivermos em conta a fisionomia feminina percebemos então as suas fragilidades perante esta condição, a proximidade do ânus com o aparelho urinário é um dos fatores chave para o aparecimento das infeções urinárias nas mulheres. Ainda assim, os homens também podem ter infeções urinárias, a estatística diz-nos que para cada homem com uma infeção urinária existem 20 mulheres com essa mesma infeção. São várias as causas das infeções urinárias, no entanto devemos ainda destacar a cistite, também conhecida como infeção urinária baixa, que quando é mal tratada pode evoluir para uma pielonefrite que é muito mais grave uma vez que ataca os rins.

2

Quais os sintomas? Os principais sintomas da infeção urinária são ardor na hora de urinar, ir ao banheiro várias vezes ao dia e urinar apenas umas gotas. Estes são os dois principais sintomas da infeção urinária. Existem dois métodos para detectar uma infeção urinária o primeiro é um teste de urina, que fica pronto no mesmo dia, e o outro é a urocultura em que é detectada a bactéria que provoca a infeção e quais os medicamentos indicados para a tratar.

3

Tratamentos. A primeira coisa a fazer caso desconfie que tem uma infeção urinária é ir ao médico, a infeção urinária deve ser tratada com antibióticos e o médico é a pessoa indicada para resolver este problema. No entanto, pode complementar ou iniciar o seu tratamento com alguns tratamentos caseiros que lhe explicamos em seguida.

4

A primeira coisa a fazer parece óbvia, mas por vezes o seu esquecimento é também um dos motivos e catalisadores das infeções urinárias. Deve beber muita água, um copo de água por hora, para manter o seu sistema urinário em bom funcionamento, está é uma regra que se aplica ao dia a dia, mas principalmente quando temos uma infeção urinária.

Deve beber suco de arando. O arando tem propriedades que impedem as bactérias de se alojarem nas paredes da bexiga, este suco deve ser tomado preventivamente mas também durante a infeção, é um excelente aliado para tratar as infeções urinárias.

O chá de urtiga e o chá de barbas de milho são provavelmente os seus melhores aliados contra a infeção urinária. O chá de urtiga tem um efeito diurético e elimina as bactérias, sendo um dos truques mais antigos para combater as infeções urinárias. O chá de barbas de milho tem igualmente excelentes propriedades para combater as dores e inflamações na bexiga. Assim sendo, deve fazer este chá e tomar várias vezes ao dia para complementar o seu tratamento com antibióticos.

5

O que não deve fazer. Evite todo o tipo de alimentos e bebidas que contenham cafeína, ácido cítrico, álcool e pimentas. Esses alimentos provocam desidratação e irritam as vias urinárias o que pode prolongar a infeção urinária.

6

Outros conselhos. Durante o tratamento da infeção urinária use roupa íntimas arejadas e de algodão, a roupa íntima deve absorver a umidade e não retê-la na pele, o que acontece com tecidos sintéticos. Mantenha uma boa higiene íntima, depois de evacuar limpe-se de frente para trás, desse modo não arrasta as bactérias do ânus para região genital. Evite o uso de roupa justa, o atrito juntamente com o suor são dois fatores propícios para a acumulação de bactérias. Vários ginecologistas aconselham as mulheres a urinarem antes e depois das relações sexuais. Durante a infeção urinária evite banhos de banheira, piscinas e praia, o Ph da água desses locais é desaconselhável.

Leia também: Infecção urinária dá febre? - Sintomas moderados e GRAVES

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar uma infeção urinária, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se desconfia que tem uma infeção urinária visite o seu médico.
  • Siga o tratamento indicado pelo médico até ao final, tome as dosagens conforme o médico indicar.
  • Existe o mito de que as infeções urinárias são provocadas pela má higiene íntima, no entanto, isso não é de todo verdade, as infeções urinárias podem ter várias causas, a higiene íntima, como toda a higiene do corpo, é uma medida preventiva que diminui as hipóteses de sofrer uma infeção urinária, no entanto não é a causa das infeções urinárias.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Rosenice
boa noite muito bom este artigo, gostaria de receber novidades pelo meu email. Obrigada
Nelson Ferreira (Editor/a de umCOMO)
Oi Rosenice, que bom saber! Para receber as nossas novidades por e-mail, basta acessar à página inicial do nosso site e subscrever a newsletter, em "Siga-nos de perto", clicando no ícone de um envelope.
Imagem: gamec.com.br
Como tratar uma infeção urinária