Distúrbios digestivos

Como tratar uma infecção por clostridium difficile

Ana Marques
Por Ana Marques. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar uma infecção por clostridium difficile
Imagem: bionews-tx.com

A Clostridium Difficile é uma bactéria do trato intestinal, que se encontra naturalmente presente no organismo. No entanto, devido a reações com antibióticos, pode ser reproduzir desenfreadamente, originando uma infecção intestinal.

Neste artigo de umComo.com.br vamos explicar como tratar uma infecção por Clostridium Difficile.

Também lhe pode interessar: Como comer se tiver colite
Passos a seguir:
1

Esta é uma bactéria que já se encontra presente no intestino. Normalmente é uma das bactérias boas, que ajuda na regulação intestinal, não sendo causadora de problemas. Normalmente estão dormentes e não interferem na vida intestinal. O problema acontece quando adquirimos outras infecções e necessitamos de tomar antibióticos.

A infecção por Clostridium Difficile acontece normalmente em ambientes hospitalares, e em condições seguras. Portanto é muito raro tornar-se num caso sério. No entanto é muito normal acontecer. Sendo internado no hospital, o mais certo é a algum momento ter de receber tratamento para esta bactéria.

Como sintomas pode ter diarreia ligueira/severa, fezes com sangue, febre e cãibras no estômago.

Usualmente os sintomas são causados por colites, que provocam inflamações nas paredes do intestino grosso. Em casos raros pode haver infecção nas paredes do abdômen, septicemia e perfuração do cólon.

Normalmente os sintomas são sentidos enquanto se tomam os antibióticos, no entanto podem se manisfestar até 10 semanas após ter terminado o tratamento.

2

Caso você tenha sintomas como os mencionados acima, deve contactar o seu médico.

A forma mais rápida de travar os sintomas é parar com o antibiótico que esta a usar. Desta forma a sua fauna intestinal naturalmente irá voltar ao normal.

No entanto pode dar-se o caso de este procedimento não ser suficiente. Neste caso deve alterar a sua medicação e tomar um antibiótico para matar a Clostridium Difficile, tendo de posteriormente tomar algo para a reposição dos probióticos (bactérias boas) e encorajar o crescimento das bactérias naturais.

Como tratar uma infecção por clostridium difficile - Passo 2
Imagem: janelangille.com
3

A Clostridium Difficile trata-se de uma bactéria de contágio muito fácil e rápido. E a sua prevenção é difícil. Contudo pode tomar precauções para diminuir o risco de infecção.

Quando visitar alguém nos cuidados de saúde, lave sempre as mãos ao entrar e ao sair, e siga as instruções dos enfermeiros e médicos.

O gel antibacteriano é uma ótima maneira de se proteger destas e de outras bactérias. Portanto tenha sempre um frasquinho consigo.

Agora já sabe como tratar uma infecção por Clostridium Difficile, pode também consultar este artigo de umComo sobre Quais são os sintomas da colite.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar uma infecção por clostridium difficile, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
eliane miranda
receber informações da saúde.
Editor umComo.com.br
Oi Eliane! Que outras informações você deseja receber?
Imagem: bionews-tx.com
Imagem: janelangille.com
1 de 2
Como tratar uma infecção por clostridium difficile