A trombose venosa profunda

Como tratar uma trombose venosa profunda

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 dezembro 2019
Como tratar uma trombose venosa profunda

A trombose venosa profunda implica a formação de um coágulo de sangue em uma veia profunda do corpo, especialmente da parte inferior da coxa e da perna. Quando um coágulo se desprende, viaja pela corrente sanguínea e pode chegar a causar obstruções muito graves no cérebro, pulmões, e coração.

Os fatores de risco são diversos, mas se alguma vez passar por esta situação, precisamos tomar medidas para prevenir e tratar a trombose. Em umComo.com.br dizemos-lhe como se trata uma trombose venosa profunda.

Também lhe pode interessar: Como tratar a flebite

Índice

  1. Tratamento com anticoagulantes
  2. Tratamento com anticoagulantes orais
  3. Como prevenir uma futura trombose

Tratamento com anticoagulantes

Depois de padecer de uma trombose venosa profunda, o tratamento é direcionado a dissolver o coágulo com medicamentos anticoagulantes, para impedir que se formem mais êmbolos ou que os existentes cresçam.

A heparina é o primeiro medicamento e pode ser administrado de forma intravenosa no hospital ou inclusive há outros medicamentos injetáveis de heparina que podem ser aplicados em casa com a quantidade e periodicidade que indicar seu médico vascular e hematologista e em formato subcutâneo.

Tratamento com anticoagulantes orais

Depois de umas semanas de tratamento com heparina, deve começar o tratamento com fármacos dicumarínicas como o Sintrom. É um anticoagulante de administração oral e seu hematologista será o responsável por determinar a duração e a dose diária que deverá tomar.

Pode ser um tratamento por alguns meses ou por toda vida segundo seu caso específico, e a dose será definida segundo os controles semanais ou mensais do INR que farão em você em seu centro de saúde. Segundo o nível de coagulação que tiver, se ajustará a dose adequada. Se o INR for alto, significa que o sangue está muito coagulado e terá risco de hemorragias, e se o INR for baixo, quer dizer que o sangue tem um nível normal de coagulação.

Como prevenir uma futura trombose

Para tratar e ainda prevenir uma futura trombose, recomenda-se repouso total nas primeiras semanas, e ainda a perna onde se formou o coágulo deve estar elevada acima do quadril.

Também deverá usar meias de compressão que se fazem sob medida para cada caso, pois ajudam a melhorar a circulação e reduzem o risco de sofrer complicações. E deve levá-la sempre posta até que seu especialista vascular indique o contrário.

Por outro lado, deve evitar os fatores de risco associados com a trombose venosa: dieta hipocalórica se padece de sobrepeso, deixar de fumar, realizar exercício moderado diariamente e evitar ficar sentado durante muito tempo como, por exemplo, durante uma viagem de avião longa ou depois de uma convalescênça por alguma operação. Nestes casos, recomendam-se doses profiláticas de heparina para prevenir a formação de coágulos.

E enquanto continuar com o Sintrom, deve ter muito cuidado para não esquecer nenhuma dose, e antes de mais nada, deve estar atento a certas indicações da dieta, como por exemplo, não pode consumir verduras de folha verde, por seu alto teor em vitamina K.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar uma trombose venosa profunda, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como tratar uma trombose venosa profunda