As úlceras do estômago

Como tratar uma úlcera no estômago

Como tratar uma úlcera no estômago

As úlceras no estômago ou úlceras gástricas são feridas abertas que ocorrem no revestimento do estômago quando este se rompe e fica desprotegido perante os ácidos gástricos fortes. Estas lesões são originadas na sua maioria por uma infeção bacteriana, embora também contribuam para a sua formação um excesso de ácidos e sucos produzidos pelo estômago, seguir maus hábitos de vida e sofrer de estresse físico ou emocional, pois este último agrava consideravelmente a situação. É necessária a intervenção médica para conseguir que a úlcera se cure por completo, por isso continue lendo este artigo de umComo para saber com detalhes como tratar uma úlcera no estômago e que estilo de vida é o mais apropriado para quem sofre dela.

Também lhe pode interessar: Como tratar a úlcera no estômago

Passos a seguir:

1

A causa mais comum das úlceras no estômago é uma infeção originada pela bactéria chamada de Helicobacter pylori. Embora também se possa referir que nem todos aqueles pacientes que têm esta bactéria no seu estômago desenvolvem úlcera gástrica. Além disso, também pode ser originada por uma formação excessiva de ácido gástrico e por ter maus hábitos de vida.

Os principais sintomas que alertam da sua presença são dor abdominal, náuseas e vômitos (possivelmente com sangue), fezes escuras, perda de peso, sensação de estômago cheio, fadiga, acidez, digestões difíceis, entre outros sinais que pode ver com detalhe no artigo Como identificar os sintomas das úlceras no estômago.

Perante a manifestação dos sintomas anteriores é conveniente consultar o seu médico para se submeter a exames oportunos e iniciar o tratamento adequado no caso de existir uma úlcera no estômago. Lembre-se que em nenhum caso deverá se automedicar, pois poderia agravar seriamente o seu estado de saúde.

Como tratar uma úlcera no estômago - Passo 1
2

Quando a úlcera gástrica é fruto de uma infeção causada pela bactéria Helicobacter pylori, o médico receitará um tratamento destinado a eliminar o micro-organismo através da ingestão de medicamentos antibióticos, os quais deverão ser administrados durante o tempo indicado pelo médico em cada caso. Além disso, é provável que o médico recomende também um inibidor da bomba de protões indicado para impedir a produção de ácidos no estômago.

No caso da úlcera no estômago sem infeção por Helicobacter pylori, serão apenas necessários alguns medicamentos antiácidos, bloqueantes H2 e inibidores da bomba de protões. Estes estão indicados para reduzir a quantidade de ácido que o estômago produz, para o proteger e ajudar a que a úlcera se cure. Deverá tomar apenas aqueles medicamentos que o seu médico lhe receitar, respeitando sempre a dose indicada assim como os períodos de tempo estipulados por ele.

Como tratar uma úlcera no estômago - Passo 2
3

Embora seja raro acontecer, em casos de maior gravidade em que a úlcera no estômago sangra em excesso sem a possibilidade de parar a hemorragia ou quando esta originou uma perfuração, será necessária uma intervenção cirúrgica para poder tratar dela como é necessário.

4

Além destes tratamentos médicos, o paciente com úlcera no estômago deverá modificar alguns hábitos de vida e ter em conta uma série de medidas em seu dia a dia que garantam o seu bem-estar. Uma das mais importantes tem a ver com a alimentação, pois será conveniente seguir uma dieta equilibrada rica em verduras, frutas e baixa em gorduras. Evitando, pelo contrário, o consumo de alimentos picantes, muito condimentados, fritos, doces, bebidas gaseificadas e refrigerantes, assim como todos aqueles ingredientes que provocam azia.

Como tratar uma úlcera no estômago - Passo 4
5

Além disso, deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas, pois estas provocam mais irritação e causam maiores complicações. O mesmo acontece com o tabaco, o qual afeta a mucosa do estômago e não é recomendado para pacientes com úlcera gástrica. Se precisa se livrar deste mau hábito, mas precisa de uma ajuda, não deixe de conferir estes artigos sobre como deixar de fumar e como controlar a ansiedade ao deixar de fumar.

Como tratar uma úlcera no estômago - Passo 5
6

Há determinados medicamentos anti-inflamatórios, como por exemplo a aspirina e o ibuprofeno, que prejudicam o estômago se forem tomados com regularidade. Por isso, se costuma fazer um consumo assíduo deste tipo de medicamentos, será importante que os deixe de consumir e consultar o seu médico para que lhe dê possíveis alternativas que são mais apropriadas para si.

7

Para ajudar a curar uma úlcera no estômago e reduzir as dores que pode originar, também é possível recorrer a alguns tratamentos naturais. Um dos mais destacados é o consumo de duas xícaras diárias de camomila mesmo antes das duas refeições principais do dia, como o almoço e o jantar. Esta planta medicinal é excelente para tratar condições do sistema digestivo, pois protege a mucosa gástrica e ajuda a reparar os danos originados pela úlcera.

Se quiser descobrir mais tratamentos como este, terá apenas que consultar o artigo Como curar as úlceras de forma natural.

Como tratar uma úlcera no estômago - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar uma úlcera no estômago, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
NAIR GONÇALVES
O QUE CAUSA A ULCERA DO ESTÔMAGO E QUAIS SÃO OS ANTIBIÓTICOS ADEQUADO?
dougla camilo
Oi olha eu tenho ulcera mais de 5 anos so que ha uns meses atraz cai de mal Jeito e afetei minha coluna com pescoço e estou sofrendo dores insuportaveis so que nao posso tomar os remedios mais indicados pra esse problema devido a ulcera que sinto gostaria de saber se tem algum medicamento pro tratamento da coluna indicado para esse meu caso
Rosana Schiavinatto
Olá já tive úlcera no estomago,e com medicamentos farmacêuticos não consegui curar.Aprendi uma receite e tomei todos os dias ai minha úlcera sarou..Tomei de manhã um copo de leite de preferência de saquinho que é o menos pior,uma folha de couve e 2 gostas de própolis,bata tudo no liquidificador e sem coar beba,depois que melhorar sua úlcera ..de manhã tome meio limão com água antes de comer para regularizar o ph estomacal...espero que te ajude tbm.
ESTER VARGAS
BETA TRINTA - EU ESTAVA COM DORES HORRIVEIS DE COLUNA, ARTROSE HERNIA DE DISCO, E UMA ENFERMEIRA ME FALOU ESTE REMEDIO. SÃO 3 INJEÇÕES. VC TOMA 1 ESPERA 3 DIAS, TOMA ASEGUNDA EESPERA MAIS 3 DIAS E TOMA A TERCEIRA. JA TEM DOIS MESES E NÃO SINTO NADA.
Tamires
Oi meu nome e tamires tenho20anos e sa um ano vi sentindo muita do no estomago e nao aguentava nem andaa e nem come fiquei na cama duas semanas e dila pra ca fis endeoscopia a um quaze 7meses e deu pangastrite enatematoza moderada e eu sinto muito do so que eu nao consigui trata porq comi varias besteira e bebia muito e hf sinto dores no toxi e no estomago e tudo q como eu vumito porq me da enjoo e wu acho q to com ulcera mas eu bebe e eu precisoo q vcs me fala que cga natural e bom pra diminui o acidoo do estomago
João Nunes
Bom dia , eu tenho uma úlcera no estomago já tirei uma endoscopia e acusa úlcera e gastrite. Gostaria de saber como tratá-la com remédio caseiro chá ou outros. Agradeço a vossa atenção. Com os melhores cumprimentos, João Nunes
ESTER VARGAS
ESPINHEIRA SANTA. EI TINHA UMA GASTRITE HORRIVEL, INCLUSIVE COM ABATERIA H PYLORI, TRATEI COM ANTIBIOTICO A BACTERIA, MATEI A BACTERIA, E EU DEVERIA CONTINUAR O TRATAMENTO SO QUE PAREI. MAIS TARDE VOLTOU O MAL ESTAR, ENTAÃO VI NO YOUTUBE O DR LAIR RIBERIO DIZENDO QUE AESPINHEIRA SANTA CURAVA, EXPERIMENTEI E SOLUCIONEI O PROBLEMA. ESPINHEIRA SANTA EM JEJUM ANTES DA ALIMENTAÇÕA MATUTINA, ANTES DO ALMOÇO E ANTES DA JANTA; TOMEI 3 MESES CUREI.
marcia regina formonte de carvalho
Ja tive uma ulcera hemorrágica duodeno, fiquei 2 dias inernada isso a 4 anos por tomar direto antiflamatorio pra dor coluna.e depois 4anos que tive voltei a ter onyem um estufamento estomago e uma dor cabeça horrível estou direto com estomago embrulhado ansia. Tenho muito medo pois por pouco não morri. So que como é pelo SUS e tudo muito demorado. Estava depois de um tempo gastrite cronica,sera que pode ser ulcera denovo?
JOSOÉ ARAUJO
ONTEM EU DESCOBRI QUE TENHO ÚLCERA NO ESTOMAGO E QUERIA UM ORIENTAÇÃO DETALHADA PARA QUE ELA NÃO VIRE UM CÂNCER.
Naelson pinto da silva
Eu fiz uma endoscopia e descobri que estou com uma úlcera por favor como posso me curar com ervas medicinas
luzia felintro dos santos
quais são os alimentos que eu posso comer e beber
Nélia Oliveira
Olá Paula, obrigada pelo comentário :)
Paula
Muito explicativo. Grata.
1 de 6
Como tratar uma úlcera no estômago