Ervas para ajudar a perder peso

Como usar cúrcuma para emagrecer

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 10 dezembro 2019
Como usar cúrcuma para emagrecer

A cúrcuma é uma planta de cor amarela utilizada na cozinha como especiaria. No entanto, esta raiz, encontrada também como especiaria com o nome de açafrão-da-terra, é ainda usada na medicina natural, graças aos seus inúmeros benefícios para a saúde, sendo considerada um poderoso anti-inflamatório. Entre outras vantagens, a cúrcuma reduz o risco de ter diabetes, diminui em 58% a dor por osteoartrite nos joelhos, tem propriedades antioxidante, antivíricas, antifúngicas e antibacterianas, aliviando os sintomas da artrite e prevenindo o Alzheimer. Por outro lado, esta especiaria também é útil para perder peso. Em umComo vamos explicar a você como usar cúrcuma para emagrecer com dois métodos infalíveis e simples.

Também lhe pode interessar: Alimentos que ajudam a emagrecer

Passos a seguir:

1

Como primeiro método para perder peso, recomendamos adicionar cúrcuma aos seus alimentos antes de o consumir. Esta especiaria é um tempero ideal para todo o tipo de cozidos, dando ao seu prato um sabor inconfundível, picante, amargo e quente, um cheiro parecido ao de gengibre e a cor mostarda característica da planta. Recomendamos que consulte o nosso artigo sobre como emagrecer com gengibre.

Para isso, compre esta especiaria em qualquer supermercado e espalhe na panela enquanto estiver cozinhando as colheres que considerar necessárias. Você também se pode ser guiar com o nosso artigo sobre como usar a cúrcuma na cozinha.

2

Outro método cômodo para emagrecer usando cúrcuma é preparando um chá desta erva. Escolhendo esta opção, deverá tomar entre uma a duas xícaras no máximo por dia, já que em excesso poderia prejudicar a saúde. Por outro lado, a ingestão deste chá melhora o metabolismo.

O procedimento de preparação consiste em esquentar quatro xícaras de água. Quando ferver, retire do fogo e adicione à panela uma colher de chá de cúrcuma moída. Em seguida, espere dez minutos até que esfrie, para depois coar o chá em uma xícara. Por último, adicione um pouco de mel para adoçar de forma natural e, se desejar, algumas gotinhas de limão para potenciar o seu sabor.

Como usar cúrcuma para emagrecer - Passo 2
3

Em relação às propriedades emagrecedoras da cúrcuma, o elemento que provoca este efeito é a curcumina, esse pigmento de cor laranja característico desta planta, que ao ser consumido impede a formação de tecido gorduroso, bloqueando a gordura. Além disso, os chamados polifenóis são compostos desta planta que contribuem para decompor a gordura do organismo, facilitando por tanto a manutenção de um peso ideal.

Segundo diversos estudos, os compostos da cúrcuma provocam uma queda na gordura presente na corrente sanguínea, evitando ganhar peso e aumentando a queima de gordura, também denominada termogênese.

4

Além disso, você pode encontrar em mercados, ervanárias e lojas especializadas, cápsulas à base de cúrcuma, que poderá consumir todos os dias para emagrecer. Certifique-se de tomar a dose recomendada e não tomar em excesso, pois o seu consumo irresponsável pode gerar, entre outros, problemas de mal-estar estomacal.

Como usar cúrcuma para emagrecer - Passo 4
5

Por último, recomenda-se consultar o seu médico se estiver grávida ou amamentando, já que a cúrcuma poderia atuar como estimulante uterino. Por outro lado, o seu uso em pacientes com cálculos ou obstruções biliares, ou com insuficiência cardíaca, deve ser evitado. Se estiver tomando medicamentos com receita, consulte o seu médico para ter a certeza de que não interagem com o consumo desta raiz.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar cúrcuma para emagrecer, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • Complemente o consumo de cúrcuma com uma dieta equilibrada e prática de exercício. Lembre-se que nenhum alimento é milagroso por si só e é a manutenção de uma vida saudável que fará com que consiga perder peso.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Maria Aparecida
Acessei hoje e foi muito interessante.
Sueli maria sodré romeu
Boa tarde !Gostaria de saber de perder peso. como fazer o chá de curcuma e quantas vez tomar .Grato.
Editor umComo.com.br
Oi Sueli! Escolhendo esta opção, você deverá tomar entre uma a duas xícaras no máximo por dia, já que em excesso poderia prejudicar a saúde. Por outro lado, a ingestão deste chá melhora o metabolismo. O procedimento de preparação consiste em esquentar quatro xícaras de água. Quando ferver, retire do fogo e adicione à panela uma colher de chá de cúrcuma moída. Em seguida, espere dez minutos até que esfrie, para depois coar o chá em uma xícara. Por último, adicione um pouco de mel para adoçar de forma natural e, se desejar, algumas gotinhas de limão para potenciar o seu sabor.
A sua avaliação:
Rosalva Lousada
ja estou usando o curcuma
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rosalva! Que bom saber :) Obrigada pelo comentário!
1 de 3
Como usar cúrcuma para emagrecer