O magnésio

Contraindicações do magnésio

Contraindicações do magnésio

O magnésio ou cloreto de magnésio é um mineral bastante importante para o organismo pois entre as suas funções se encontra a propriedade de regular a absorção do cálcio e fixá-lo nos ossos. São muitos os benefícios do magnésio, razão pela qual muitos especialistas recomendam o seu consumo sem nenhum tipo de restrição.

No entanto, foi comprovado que o consumo deste mineral em excesso pode trazer consequências negativas ao organismo, por isso é melhor prevenir do que remediar. Quer conhecer quais são as contraindicações do magnésio? Neste artigo de umComo contamos para você.

Passos a seguir:

1

O magnésio é um mineral que ajuda a diminuir as dores musculares, atua no funcionamento normal do sistema nervoso central, combate o estresse e melhora o estado de humor. Também ajuda a regular os níveis elevados de açúcar e colesterol no sangue ao mesmo tempo que regula a temperatura corporal.

É o quinto mineral mais abundante no nosso organismo e pode ser encontrado em alimentos ricos em magnésio como a melancia, amêndoas, brócolis e cacau, porém algumas pessoas preferem obter os seus benefícios através de suplementos de magnésio. Apesar de serem muitas as propriedades positivas deste mineral, é necessário lembrar que existem certas contraindicações.

Contraindicações do magnésio - Passo 1
2

Entre as contraindicações do magnésio encontramos o seu efeito laxante. Esta propriedade do magnésio não afeta necessariamente todas as pessoas, no entanto é recomendável que quem tenha mal-estar estomacal frequente, intestino irritável, gastrite ou qualquer outra patologia digestiva, lembre-se que o efeito laxante do magnésio pode piorar a sua condição.

Contraindicações do magnésio - Passo 2
3

Devido à sua ação de absorver o cálcio, o seu consumo excessivo não é recomendável para quem sofre de algum tipo de doença renal. A estimulação da absorção do cálcio pode causar dano no correto funcionamento dos rins em pessoas com cálculos renais.

Contraindicações do magnésio - Passo 3
4

Além disso, outra contraindicação do magnésio é que, devido à sua capacidade para produzir diarreia, o seu consumo pode gerar uma colite ulcerosa, comprometendo a saúde do sistema gastrointestinal e causando episódios de dor abdominal. Da mesma forma, não se aconselha acompanhar o consumo de magnésio com diuréticos, pois pode ocorrer um aumento considerável na produção de urina.

5

O consumo de magnésio é contraindicado quando a pessoa está sendo tratada com antibióticos. Acontece que este mineral tem a capacidade de diminuir o efeito de alguns remédios para tratar infecções, assim como de medicamentos que são indicados no tratamento da osteoporose. Nestes casos, recomenda-se não consumir magnésio quatro horas antes da hora do medicamento receitado pelo médico. No entanto, como sempre, a melhor opção é consultar o seu especialista.

6

Entre as contraindicações do magnésio também se encontra o seu consumo em pessoas que estão medicadas para tratar a hipertensão. É que o magnésio tem a propriedade de baixar a pressão arterial, algo que junto ao efeito dos remédios para a hipertensão pode causar uma importante queda na pressão. De preferência, antes de consumir magnésio junto com qualquer outro fármaco é recomendável que consulte o seu médico.

Contraindicações do magnésio - Passo 6
7

Se quiser saber de que forma deve consumir este mineral para não colocar em risco a sua saúde, aconselhamos que consulte o artigo Como tomar magnésio.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Contraindicações do magnésio, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Maria Lidia
Tomo tamoxiferno e remédio para diabetes e pressão alta. posso tomar magnaliv?
A sua avaliação:
Ana Maria
Li em um artigo já algum tempo que o CM é contra indicado para quem faz reposição do hormonio da tiroide. Isso procede?
Vania Lucia dos Santos
Pensei em tomar, porém pelo artigo vi que pessoas com problemas renais não é recomendável. Tenho nefropatia parenquimatosa crônica, deduzo que não, certo?
KARA
CONSULTE UM ESPECIALISTA RENAL E PERGUNTE !
Cláudio cristiano attya
Quero tirar uma dúvida....um amigo medisse que quem já teve câncer não pode tomar....isso procede? Diz que se existe predestinação a ter câncer pode acelerar o processo ..
Jarina
Bom diaaa ! Comecei a tomar cloreto de magnésio em cápsulas à u.a semana e comecei a sentir palpitações porque esse sintoma? Devo parar?
Roberto bispo dos santos
qual e periodo que uma pessoa pode ficar tomando magnesio. estou com pessoa com depresao aguda buscando o altosterminio.(suicidio posso da pra ela cloreto de magnesio)
A sua avaliação:
veronica sokolowski
excelente artigo
Editor umComo.com.br
Oi Veronica! Que bom que você gostou do artigo. Continue nos acompanhando :)
Elaine Fidelis de Oliveira
Bom dia, Gostaria de saber se o cloreto de magnésio tira o paladar. Att.Elaine Fidelis
Claudia Claves
Achei super util essas dicas. Eu consumo CM mas achei por bem fazer um vídeo no meu canal do YouTube dando essas dicas de vocês, mas só faltam me matar, apaguei cariad mensagens me insultando, pq não é isso que o médico super bem conceituado que eu também admiro é claro, fala. O tema do vídeo é Quem não pode tomar cloreto de magnésio. To quase tirando o vídeo do ar. Mas só achei por bem falta sobre isso. Obrigada por esse post.
filipe
Outros saites dizem que o magnesio destroi as pedras dos rins eu Tomo-o para destruir as pedras estou a fazer mal. Tambem dizem que e bom para a curar o peironie Obrigados pelas informaçoes
1 de 5
Contraindicações do magnésio