Dor articular

Derrame articular - Causas, sintomas e tratamento

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Derrame articular - Causas, sintomas e tratamento

Embora o derrame articular possa ocorrer em diferentes partes do corpo, o mais comum é que o problema afete o joelho, quando ocorre a popularmente chamada “água no joelho”. Para saber mais sobre o derrame articular, as suas causas, sintomas e tratamento confira as informações que o umComo.com.br separou sobre o assunto e saiba ainda como prevenir esse quadro.

Também lhe pode interessar: Causas e sintomas de água no joelho

Causas e sintomas do derrame articular

O derrame articular acontece quando existe um acúmulo de líquido na articulação, o que pode acometer diversas partes do corpo, como o quadril, ombro e tornozelo. No entanto, o mais comum é que afete a articulação do joelho, uma vez que ele é bastante requisitado no dia a dia, tanto para caminhar, quanto para correr. O problema é provocado por traumatismos em geral, como quedas, pancadas, torções, etc, quando são afetados ainda os meniscos e as cartilagens.

Por isso, as pessoas que têm maiores chances de desenvolver o quadro são os atletas, sejam eles profissionais ou amadores. Porém, o problema também pode ocorrer devido a doenças articulares crônicas, como por exemplo a artrose, artrite reumatoide, sinovite e da gota. Além disso, infecções, como as intestinais e a no sistema geniturinário, como a gonorreia, são outras razões do derrame articular. Quando uma dessas situações ocorre pode se acumular líquido sinovial com ou sem sangue, sendo que essa substância normalmente fica nas cavidades articulares e bainhas dos tendões.

Entre os principais sintomas é possível destacar o inchaço e a dor da articulação afetada, bem como dificuldade em movimentá-la. O local machucado pode sofrer ainda com vermelhidão e ardor. Quando o derrame ataca o joelho o paciente tem dificuldade ainda em dobrá-lo. Além disso, o problema pode aparecer de forma lenta ou mesmo de repente. Conforme a gravidade pode ser impossível caminhar e até mesmo manter-se de pé.

Derrame articular - Causas, sintomas e tratamento - Causas e sintomas do derrame articular

Tratamento e prevenção do derrame articular

Quando a pessoa afetada com o derrame articular busca tratamento é possível encontrar a cura, sendo que para tanto é preciso facilitar a absorção do líquido que se acumulou na articulação. A forma mais comum de tratar é por meio de fisioterapia, quando são feitos exercícios localizados para movimentar adequadamente a articulação problemática. Esses exercícios têm o objetivo de fortalecer a articulação e melhorar a sua circulação sanguínea.

Em casa, para ajudar no tratamento, o paciente pode fazer compressas frias por 15 minutos no local atingido, sendo que isso vai ajudar ainda a diminuir o seu inchaço. Outros tratamentos consistem na prescrição de anti-inflamatórios que diminuem a inflamação e a dor. O chá de sucupira pode ser feito em casa para complementar, uma vez que conta com propriedades anti-inflamatórias, bem como analgésicas e antirreumáticas. Se os tratamentos tradicionais não forem o suficiente para drenar o excesso de líquido na articulação é necessário realizar a aspiração do líquido, tanto no consultório mesmo ou no hospital. No procedimento, faz-se o uso de uma agulha para remover a substância. Durante o tratamento, recomenda-se ao paciente evitar tarefas que exigem esforço, como carregar peso.

Já para prevenir o derrame articular o melhor é sempre alongar-se bem antes de iniciar as atividades físicas e mesmo antes de realizar tarefas que exigem mais que o habitual do corpo.

Derrame articular - Causas, sintomas e tratamento - Tratamento e prevenção do derrame articular

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Derrame articular - Causas, sintomas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Viviane maria da conceicao
O q significa derrame muscular no ombro esquerdo
1 de 3
Derrame articular - Causas, sintomas e tratamento